EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"

Participe do fórum, é rápido e fácil

EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"
EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Se Deus é vida e amor, por que CRIOU a morte?

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

deus criou o mal - Se Deus é vida e amor, por que CRIOU a morte? - Página 2 Empty Re: Se Deus é vida e amor, por que CRIOU a morte?

Mensagem por MariaL Dom maio 27 2012, 17:47

calimera escreveu:Se em tempos, ficava aliviada por achar que tinha a resposta para o fim do sofrimento de todas as formas de vida, ou esperança para este planeta maravilhoso, que a maioria das pessoas tem dado provas de não o merecer; neste momento deparo-me com a falta de esperança em relação a tudo isto. Quanto mais sofrimento é necessário para provar que os humanos são incompetentes? A resposta que a Biblia dá não é suficiente nem satisfatória para que Deus permita tanta crueldade!

Ainda sou crente, mas esta questão para a qual não encontro resposta, começa a deixar-me na corda bamba Sad , e acreditem que não me sinto nada feliz. Sinto-me livre, sem dúvida que sim; mas por vezes penso que a "ignorância" em determinados assuntos, pelo menos neste que se está a falar, deixa-nos mais felizes.

Calimera,

Queria dizer-te que gostei de ler este teu desabafo, com o qual me identifico.
Esta questão do sofrimento e do mal é realmente esmagadora.
A morte não tanto, pois hoje acredito que a morte é simplesmente o fim. Quem parte acaba e vai em paz, os que ficam é que podem sofrer terrivelmente com essa ausência. E se quem passa por alguns anos ou décadas por este planeta consegiu viver bem, viver momentos de felicidade e fazer outros felizes à sua volta, então valeu a pena, pois é para isso que cá estamos. Acredito que livre da influência da Torre conseguirei fazê-lo.

Calimera,
Curiosamente o sentimento de angústia que eu tinha relativamente às questões que referiste, desapareceu, agora que estou fora. Se por um lado sentimos necessidade de acreditar em algo poderoso e em coisas boas, talvez o melhor seja aceitar as coisas como são, sem criar grandes espectativas, que podem sempre ruir e viver um dia de cada vez.

Quanto à questão do tópico,
A leitura que eu faço de Gênisis, é que foi o Deus da Biblía que criou a morte para punir os dissidentes. Mas em vez de executar a sentença imediatamente, decidiu ausentar-se durante uns tempos e deixá-los sofrer um bocado antes do golpe final.
MariaL
MariaL
Membros
Membros

Mensagens : 988
Likes : 79
Data de inscrição : 12/05/2012
Idade : 50
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

deus criou o mal - Se Deus é vida e amor, por que CRIOU a morte? - Página 2 Empty Re: Se Deus é vida e amor, por que CRIOU a morte?

Mensagem por Paulo Neto Dom maio 27 2012, 18:28

MariaL escreveu:
calimera escreveu:Se em tempos, ficava aliviada por achar que tinha a resposta para o fim do sofrimento de todas as formas de vida, ou esperança para este planeta maravilhoso, que a maioria das pessoas tem dado provas de não o merecer; neste momento deparo-me com a falta de esperança em relação a tudo isto.


Calimera,

Queria dizer-te que gostei de ler este teu desabafo, com o qual me identifico.
Esta questão do sofrimento e do mal é realmente esmagadora.
A morte não tanto, pois hoje acredito que a morte é simplesmente o fim. Quem parte acaba e vai em paz, os que ficam é que podem sofrer terrivelmente com essa ausência. E se quem passa por alguns anos ou décadas por este planeta consegiu viver bem, viver momentos de felicidade e fazer outros felizes à sua volta, então valeu a pena, pois é para isso que cá estamos. Acredito que livre da influência da Torre conseguirei fazê-lo.

Amigas, sei pelo sentimento que vocês estão a passar. É de fato um sentimento que nos dá um vazio. Isto acontece porque antes esse vazio estava preenchido com uma esperança, só que não sabíamos que esse preenchimento era oco.Todavia vossas vida ainda vão passar por vários estágios e estou confiante que esse vazio vai dar lugar a algo que seja confortador.
Paulo Neto
Paulo Neto
Admin
Admin

Mensagens : 8135
Likes : 279
Data de inscrição : 20/09/2011
Idade : 50
Localização : Vila de Cucujães

http://escravodaverdade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

deus criou o mal - Se Deus é vida e amor, por que CRIOU a morte? - Página 2 Empty Re: Se Deus é vida e amor, por que CRIOU a morte?

Mensagem por liberto Seg maio 28 2012, 00:55

ellipsis escreveu:
MariaL escreveu:
calimera escreveu:Se em tempos, ficava aliviada por achar que tinha a resposta para o fim do sofrimento de todas as formas de vida, ou esperança para este planeta maravilhoso, que a maioria das pessoas tem dado provas de não o merecer; neste momento deparo-me com a falta de esperança em relação a tudo isto.


Calimera,

Queria dizer-te que gostei de ler este teu desabafo, com o qual me identifico.
Esta questão do sofrimento e do mal é realmente esmagadora.
A morte não tanto, pois hoje acredito que a morte é simplesmente o fim. Quem parte acaba e vai em paz, os que ficam é que podem sofrer terrivelmente com essa ausência. E se quem passa por alguns anos ou décadas por este planeta consegiu viver bem, viver momentos de felicidade e fazer outros felizes à sua volta, então valeu a pena, pois é para isso que cá estamos. Acredito que livre da influência da Torre conseguirei fazê-lo.


Amigas, sei pelo sentimento que vocês estão a passar. É de fato um sentimento que nos dá um vazio. Isto acontece porque antes esse vazio estava preenchido com uma esperança, só que não sabíamos que esse preenchimento era oco.Todavia vossas vida ainda vão passar por vários estágios e estou confiante que esse vazio vai dar lugar a algo que seja confortador.

Eu ja nao sinto vazio porque nao me preocupo com o meu futuro (vida apos a morte), vivo o presente com intensidade, procurando o que ha de melhor para se viver hoje!! O amanha a Deus pertence.. nao sei para onde vou e se vou depois de morrer, mas tambem se foi só uma breve experiencia neste mundo, tive o privilegio de poder ser humano e de sentir!!
O humano passa toda sua vida preocupado com o que lhe vai acontecer depois de sua morte, e acaba esquecendo de viver a sua propria vida, o presente!! por isso alegro me de ver ex tjs que sairam da organizaçao a tornarem se pessoas corajosas, determinadas em seguir seus sonhos, em viver a vida como ela se apresenta e a usarem o seu tempo para construir um livro de lembranças e memorias que valem a pena recordar!!

liberto
liberto
Membros
Membros

Mensagens : 1032
Likes : 43
Data de inscrição : 28/12/2011
Idade : 36
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

deus criou o mal - Se Deus é vida e amor, por que CRIOU a morte? - Página 2 Empty Re: Se Deus é vida e amor, por que CRIOU a morte?

Mensagem por Paulo Neto Seg maio 28 2012, 17:01

liberto escreveu:

Eu ja nao sinto vazio porque nao me preocupo com o meu futuro (vida apos a morte), vivo o presente com intensidade, procurando o que ha de melhor para se viver hoje!! O amanha a Deus pertence.. nao sei para onde vou e se vou depois de morrer, mas tambem se foi só uma breve experiencia neste mundo, tive o privilegio de poder ser humano e de sentir!!
O humano passa toda sua vida preocupado com o que lhe vai acontecer depois de sua morte, e acaba esquecendo de viver a sua propria vida, o presente!! por isso alegro me de ver ex tjs que sairam da organizaçao a tornarem se pessoas corajosas, determinadas em seguir seus sonhos, em viver a vida como ela se apresenta e a usarem o seu tempo para construir um livro de lembranças e memorias que valem a pena recordar!!


Liberto o teu comentário fez-me lembrar à tempos uma imagem do meu facebook que apareceu por lá e que eu deu bastante atenção vê abaixo.

deus criou o mal - Se Deus é vida e amor, por que CRIOU a morte? - Página 2 40351910

Estas tribos têm um mundo bastante espiritual, e apesar de viverem em "mundos" totalmente diferente dos nossos faz algum sentido.
Quando ele diz: vamos para casa! não sei ao que ele se refere, mas talvez seja uma esperança que eles tenham...
Paulo Neto
Paulo Neto
Admin
Admin

Mensagens : 8135
Likes : 279
Data de inscrição : 20/09/2011
Idade : 50
Localização : Vila de Cucujães

http://escravodaverdade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

deus criou o mal - Se Deus é vida e amor, por que CRIOU a morte? - Página 2 Empty Re: Se Deus é vida e amor, por que CRIOU a morte?

Mensagem por Staufenberg Dom Ago 12 2012, 20:37

No texto bíblico o primeiro a citar a morte como conceito e punição foi Deus.

Ele é o Criador de todas as coisas. Percebam, TODAS as coisas.

Portanto ele criou a morte, ele também criou o mal. Se não diretamente, mas indiretamente. As pessoas vivem dentro de determinadas leis que transcedem nossa capacidade de escolha. Podemos escolher não beber, mas depois que bebemos não conseguimos escolher não estar sob os efeitos do alcool. Portanto o nosso livre arbítrio não é absoluto. Ai vem a questão: Se Deus impôs certas leis que impedem o exercício pleno do livre arbítrio, por que ele não fez a mesma coisa com o mal? Por que nossa liberdade de escolha não ficou condicionada apenas a escolher coisas boas? Não seria isso que esperaríamos de um Criador BOM, PERFEITO, SANTO, em que não há vestigio de maldade?

o há dúvidas que ele foi o criador do mal, ou pelo menos criou condições para que o mal vicejasse. No caso da morte, me parece que essa foi uma criação direta Dele.

Por que ele fez isso? Não sei.
Staufenberg
Staufenberg
Membros
Membros

Mensagens : 64
Likes : 11
Data de inscrição : 31/07/2012
Idade : 34
Localização : Santa Catarina

Ir para o topo Ir para baixo

deus criou o mal - Se Deus é vida e amor, por que CRIOU a morte? - Página 2 Empty Re: Se Deus é vida e amor, por que CRIOU a morte?

Mensagem por liberto Dom Ago 12 2012, 20:56

Staufenberg escreveu:No texto bíblico o primeiro a citar a morte como conceito e punição foi Deus.

Ele é o Criador de todas as coisas. Percebam, TODAS as coisas.

Portanto ele criou a morte, ele também criou o mal. Se não diretamente, mas indiretamente. As pessoas vivem dentro de determinadas leis que transcedem nossa capacidade de escolha. Podemos escolher não beber, mas depois que bebemos não conseguimos escolher não estar sob os efeitos do alcool. Portanto o nosso livre arbítrio não é absoluto. Ai vem a questão: Se Deus impôs certas leis que impedem o exercício pleno do livre arbítrio, por que ele não fez a mesma coisa com o mal? Por que nossa liberdade de escolha não ficou condicionada apenas a escolher coisas boas? Não seria isso que esperaríamos de um Criador BOM, PERFEITO, SANTO, em que não há vestigio de maldade?

o há dúvidas que ele foi o criador do mal, ou pelo menos criou condições para que o mal vicejasse. No caso da morte, me parece que essa foi uma criação direta Dele.

Por que ele fez isso? Não sei.

muito boa sua explanaçao!! concordo absolutamente!! A historia encantada do CG em relaçao à origem da morte e do malo convence mesmo! Deus criou a definiçao do mal, e santanás po la em prática, será que Deus usou suas criaturas como cobaias??
liberto
liberto
Membros
Membros

Mensagens : 1032
Likes : 43
Data de inscrição : 28/12/2011
Idade : 36
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

deus criou o mal - Se Deus é vida e amor, por que CRIOU a morte? - Página 2 Empty Re: Se Deus é vida e amor, por que CRIOU a morte?

Mensagem por António Madaleno Dom Ago 12 2012, 21:27

Staufenberg escreveu:No texto bíblico o primeiro a citar a morte como conceito e punição foi Deus.

Ele é o Criador de todas as coisas. Percebam, TODAS as coisas.

Portanto ele criou a morte, ele também criou o mal. Se não diretamente, mas indiretamente. As pessoas vivem dentro de determinadas leis que transcedem nossa capacidade de escolha. Podemos escolher não beber, mas depois que bebemos não conseguimos escolher não estar sob os efeitos do alcool. Portanto o nosso livre arbítrio não é absoluto. Ai vem a questão: Se Deus impôs certas leis que impedem o exercício pleno do livre arbítrio, por que ele não fez a mesma coisa com o mal? Por que nossa liberdade de escolha não ficou condicionada apenas a escolher coisas boas? Não seria isso que esperaríamos de um Criador BOM, PERFEITO, SANTO, em que não há vestigio de maldade?

o há dúvidas que ele foi o criador do mal, ou pelo menos criou condições para que o mal vicejasse. No caso da morte, me parece que essa foi uma criação direta Dele.

Por que ele fez isso? Não sei.

Staufenberg, em primeiro lugar obrigado pela sua participação. Como é hábito, seria bom que fizesse sua apresentação na secção das Apresentações, de forma a ficarmos a conhecer melhor a sua história em relação às TJ.

Com respeito ao seu comentário, concordo que a morte, pelo menos em relação aos humanos foi um ato punitivo da parte de Deus. Mas na realidade, a morte é a ausência da vida, assim como a escuridão é a ausência de luz.

Sendo assim, pode-se dizer que Deuso criou a morte por si mesma, mas sim que a possibilitou, por retirar a capacidade ao ser humano de permanecer vivo pela eternidade. Com respeito ao livre arbítrio, este não existe sem as consequências das escolhas que fazemos. Se como você disse, levantando a pergunta"nossa liberdade de escolha não ficou condicionada apenas a escolher coisas boas? isso levantaria outras objecções.

Se por exemplo, eu tenho livre arbítrio para beber álcool antes de conduzir, tenho-o e penso nessa decisão ponderadamente, porque sei que ela pode acarretar sérias consequências para mim e para outros. Se beber álcool antes de conduzir não produzisse qualquer efeito negativo, eu nem sequer pensaria nisso e por isso a questão do livre-arbítrio nem se poria.

A questão do livre-arbítrio só se coloca, se tivermos perante uma decisão certa ou errada, com consequências positivas ou negativas. É neste contexto que a expressão livre-arbítrio é teologicamente usada, de forma a enquadrar, as decisões que os seres humanos tomam, quer respeitando os mandamentos divinos quer não.


Última edição por TJ Curioso em Qui Set 06 2012, 17:47, editado 1 vez(es)
António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

deus criou o mal - Se Deus é vida e amor, por que CRIOU a morte? - Página 2 Empty Re: Se Deus é vida e amor, por que CRIOU a morte?

Mensagem por INDICETJ Qua Ago 15 2012, 01:07


Para TJCurioso:



INDICETJ escreveu:



deus criou o mal - Se Deus é vida e amor, por que CRIOU a morte? - Página 2 Porque_criou_morte

Se Deus é vida, é amor, por que CRIOU
a morte, a dor, o sofrimento, o medo, o pavor, o assassinato, a carnificina...?


Ainda não encontrei uma resposta a isso. Nem nas publicações da Torre...

INDICETJ
INDICETJ
Membros
Membros

Mensagens : 153
Likes : 4
Data de inscrição : 03/10/2011
Idade : 109
Localização : Do lado de fora da Torre

http://indicetj.com

Ir para o topo Ir para baixo

deus criou o mal - Se Deus é vida e amor, por que CRIOU a morte? - Página 2 Empty Re: Se Deus é vida e amor, por que CRIOU a morte?

Mensagem por pascoalnaib Qua Ago 15 2012, 14:49

As vezes a morte é colocada como algo ruim ou mesmo o final de tudo. Segundo a Bíblia os animais mesmo na perfeição inicial do homem morriam, então a morte (dos animais) fazia parte da vida eterna (Homem) naquele momento.
pascoalnaib
pascoalnaib

Mensagens : 1061
Likes : 38
Data de inscrição : 23/10/2011
Idade : 50
Localização : Fortaleza-CE

http://extestemunhasdejeova.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

deus criou o mal - Se Deus é vida e amor, por que CRIOU a morte? - Página 2 Empty Re: Se Deus é vida e amor, por que CRIOU a morte?

Mensagem por Staufenberg Qui Ago 16 2012, 23:08

TJ Curioso escreveu:
Staufenberg escreveu:No texto bíblico o primeiro a citar a morte como conceito e punição foi Deus.

Ele é o Criador de todas as coisas. Percebam, TODAS as coisas.

Portanto ele criou a morte, ele também criou o mal. Se não diretamente, mas indiretamente. As pessoas vivem dentro de determinadas leis que transcedem nossa capacidade de escolha. Podemos escolher não beber, mas depois que bebemos não conseguimos escolher não estar sob os efeitos do alcool. Portanto o nosso livre arbítrio não é absoluto. Ai vem a questão: Se Deus impôs certas leis que impedem o exercício pleno do livre arbítrio, por que ele não fez a mesma coisa com o mal? Por que nossa liberdade de escolha não ficou condicionada apenas a escolher coisas boas? Não seria isso que esperaríamos de um Criador BOM, PERFEITO, SANTO, em que não há vestigio de maldade?

o há dúvidas que ele foi o criador do mal, ou pelo menos criou condições para que o mal vicejasse. No caso da morte, me parece que essa foi uma criação direta Dele.

Por que ele fez isso? Não sei.

Staufenberg, em primeiro lugar obrigado pela sua participação. Como é hábito, seria bom que fizesse sua apresentação na secção das Apresentações, de forma a ficarmos a conhecer melhor a sua história em relação às TJ.

Com respeito ao seu comentário, concordo que a morte, pelo menos em relação aos humanos foi um ato punitivo da parte de Deus. Mas na realidade, a morte é a ausência da vida, assim como a escuridão é a ausência de luz.

Sendo assim, pode-se dizer que Deuso criou a morte por si mesma, mas sim que a possibilitou, por retirar a capacidade ao ser humano de permanecer vivo pela eternidade. Com respeito ao livre arbítrio, este não existe sem as consequências das escolhas que fazemos. Se como você disse, levantando a pergunta"nossa liberdade de escolha não ficou condicionada apenas a escolher coisas boas? isso levantaria outras objecções.

Se por exemplo, eu tenho livre arbítrio para beber álcool antes de conduzir, tenho-o e penso nessa decisão ponderadamente, porque sei que ela pode acarretar sérias consequências para mim e para outros. Se beber álcool antes de conduzir não produzisse qualquer efeito negativo, eu nem sequer pensaria nisso e por isso a questão do livre-arbítrio nem se poria.

A questão do livre-arbítrio só se coloca, se tivermos perante uma decisão certa ou errada, com consequências positivas ou negativas. É neste contexto que a expressão livre-arbítrio é teologicamente usada, de forma a enquadrar, as decisões que os seres humanos tomam, quer respeitando os mandamentos divinos quer não.

Vou fazer a minha apresentação assim que possivel, ainda não tinha visto essa seção.

Concordo que toda decisão provoca uma reação, que pode ser boa ou má para nós ou para os outros (teoria do caos). Mas esse é o mundo que nós conhecemos e apenas esse. O Criador e Legislador criou esse mundo com essas regras, portanto ele é o responsável por todas as coisas criadas, inclusive a morte. O ponto é que quando olhamos para esse mundo imperfeito e tão complicado, pensamos será que esse mundo, com essas leis, dessa maneira é o melhor que Ele poderia ter feito?

Lancei a questão da consciência para refutar a ideia de que se não tivéssemos o livre-arbitrio seríamos robôs e a vida não teria graça. A explicação dada pelas TJ é que Deus criou o livre arbítrio, consequentemente o mal, para que os seres humanos fossem livres e pudessem escolher servir a Deus. Isso porque Ele não quer robôs O servindo. Isso nem uma explicação é, porque ao contrários do que muitos pensam, nós NÃO temos o livre arbítrio pleno, absoluto.

Staufenberg
Staufenberg
Membros
Membros

Mensagens : 64
Likes : 11
Data de inscrição : 31/07/2012
Idade : 34
Localização : Santa Catarina

Ir para o topo Ir para baixo

deus criou o mal - Se Deus é vida e amor, por que CRIOU a morte? - Página 2 Empty Re: Se Deus é vida e amor, por que CRIOU a morte?

Mensagem por sargento Qui Set 06 2012, 17:55

INDICETJ escreveu:



deus criou o mal - Se Deus é vida e amor, por que CRIOU a morte? - Página 2 Porque_criou_morte

Se Deus é vida, é amor, por que CRIOU
a morte, a dor, o sofrimento, o medo, o pavor, o assassinato, a carnificina...?


Ainda não encontrei uma resposta a isso. Nem nas publicações da Torre...


Bem, entramos um pouco no conhecimento.

Deuso é só amor... é amor para os seus filhos.... mas também é "Fogo destruidor", tem também um "dia da ira", e é "Senhor de Guerra", etc...
Como diz Paulo, o próprio evangelho é cheiro de vida para os que se salvam mas cheiro de morte para os que se perdem.

Porque faz ELE essas coisas? Para atender aos seus próprios desígnios... tudo é perfeito.
Mas só o nascido de novo entende o amor e perfeição de Deus... o homem natural olha à volta e apenas vês morte e miséria... o filho de DeusDeus e os seus intentos.
sargento
sargento

Mensagens : 100
Likes : 0
Data de inscrição : 05/09/2012
Idade : 42
Localização : portugal

http://igrejadoseleitos.com

Ir para o topo Ir para baixo

deus criou o mal - Se Deus é vida e amor, por que CRIOU a morte? - Página 2 Empty Re: Se Deus é vida e amor, por que CRIOU a morte?

Mensagem por Paulo Neto Qui Set 06 2012, 18:04

sargento escreveu:.

Porque faz ELE essas coisas? Para atender aos seus próprios desígnios... tudo é perfeito.

O meu amigo Hocosi na pagina 1 deste tópico disse o seguinte, que responde perfeitamente à afirmação acima

hocosi escreveu:
Tudo que Deus faz é Perfeito. ...!
Um sacerdote estava na sua homilia a dizer: Tudo o que Deus criou é perfeito. Um corcunda no fim da missa dirigiu-se ao sacerdote e disse-lhe que discordava do que ele tinha dito na homilia. O sacerdote respondeu-lhe: Na classe dos corcundas você é um perfeito corcunda.
Morrer a rir

Tudo é muito relativo e depende dos pontos de vista e da crença de cada um.
Paulo Neto
Paulo Neto
Admin
Admin

Mensagens : 8135
Likes : 279
Data de inscrição : 20/09/2011
Idade : 50
Localização : Vila de Cucujães

http://escravodaverdade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

deus criou o mal - Se Deus é vida e amor, por que CRIOU a morte? - Página 2 Empty Re: Se Deus é vida e amor, por que CRIOU a morte?

Mensagem por sargento Qui Set 06 2012, 18:08

o conheço o Hocosi nem sei com que intenção disse isso.
Mas tudo o que Deus faz é perfeito porque cumpre o seu propósito e nada lhe escapa ao controle ou ao completo domínio.

O SENHOR fez todas as coisas para atender aos seus próprios desígnios, até o ímpio para o dia do mal.
Provérbios 16:4

sargento
sargento

Mensagens : 100
Likes : 0
Data de inscrição : 05/09/2012
Idade : 42
Localização : portugal

http://igrejadoseleitos.com

Ir para o topo Ir para baixo

deus criou o mal - Se Deus é vida e amor, por que CRIOU a morte? - Página 2 Empty Re: Se Deus é vida e amor, por que CRIOU a morte?

Mensagem por sargento Qui Set 06 2012, 18:09

O problema é que o homem natural não entende nem pode aceitar isto, por isso o Ateu (incrédulo assumido) chama Deus de mau e o falso Cristão (incrédulo oculto) não aceita que isto esteja escrito e tenta distorcer... mas tanto um como outro não aceitam Deus.
sargento
sargento

Mensagens : 100
Likes : 0
Data de inscrição : 05/09/2012
Idade : 42
Localização : portugal

http://igrejadoseleitos.com

Ir para o topo Ir para baixo

deus criou o mal - Se Deus é vida e amor, por que CRIOU a morte? - Página 2 Empty Re: Se Deus é vida e amor, por que CRIOU a morte?

Mensagem por Paulo Neto Qui Set 06 2012, 18:28

sargento escreveu:o conheço o Hocosi nem sei com que intenção disse isso.


Se não sabe com que intenção é que o meu amigo HOCOSI escreveu, isso significa que não leu o tópico.
Sendo assim como podes entrar num dialogo ou debate se não tens conhecimento o que se falou, sujeitando-se a que as tuas afirmações já tenham sido usadas ou respondidas...
Paulo Neto
Paulo Neto
Admin
Admin

Mensagens : 8135
Likes : 279
Data de inscrição : 20/09/2011
Idade : 50
Localização : Vila de Cucujães

http://escravodaverdade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

deus criou o mal - Se Deus é vida e amor, por que CRIOU a morte? - Página 2 Empty Re: Se Deus é vida e amor, por que CRIOU a morte?

Mensagem por Convidado Qui Set 06 2012, 18:29

sargento escreveu:o conheço o Hocosi nem sei com que intenção disse isso.
Aqui no Fórum ninguém se conhece, salvo raríssimas excepções, mas vai ver que no final estamos todos a falar a mesma linguagem.
A intenção do hocosi ao escrever aquilo foi como referiu o ellipsis o de chamar à atenção o princípio da relatividade humana, essa dimensão de pequenez de entendimento.

IT
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

deus criou o mal - Se Deus é vida e amor, por que CRIOU a morte? - Página 2 Empty Re: Se Deus é vida e amor, por que CRIOU a morte?

Mensagem por sargento Sex Set 07 2012, 09:21

Ok, não li realmente todas as mensagens... li o título do tópico e a primeira mensagem que supostamente inicia o tópico, e respondi conforme isso.

Quanto aquilo que disse mantenho... toda a obra de Deus é realmente perfeita pois nenhuma falhou... mas assim como o filho rebelde não entende por vezes certas proibições ou castigos do Pai, assim também é todo aquele que não nasceu de novo e ainda não entende Deus.

Entendei, ó simples, a prudência; e vós, insensatos, entendei de coração.
Ouvi, porque falarei coisas excelentes; os meus lábios se abrirão para a eqüidade.
Porque a minha boca proferirá a verdade, e os meus lábios abominam a impiedade.
o justas todas as palavras da minha boca: não há nelas nenhuma coisa tortuosa nem pervertida.
Todas elas são retas para aquele que as entende bem, e justas para os que acham o conhecimento
Provérbios 8:5-9

Quanto ao hocosi, parece-me realmente que falou pela relatividade humana (como disse o Investigando), mas a realidade das coisas nãoo em relação ao homem mas a Deus... a própria justiça, e bem ou mal verdadeiros nãoo aqueles que o homem reputa por bem ou mal ou justiça mas os que Deus estabeleceu.

Se Deus disser "não mates", matar é pecado e mau, mas se ELE disser "mata", entãoO matar é que é pecado e mau.
ELE é o centro de tudo e não está sujeito a nenhuma regra ou julgamento dos homens para que possa estar ao nível de injusto sequer.... tudo existe e subsiste por ELE, tudo aquilo que ELE decidir fazer com a sua obra tem pleno direito, e não existe nada que lhe seja alheio ou que lhe tenha dado algo antes para que ELE esteja em dívida, antes tudo está em dívida com ELE.
sargento
sargento

Mensagens : 100
Likes : 0
Data de inscrição : 05/09/2012
Idade : 42
Localização : portugal

http://igrejadoseleitos.com

Ir para o topo Ir para baixo

deus criou o mal - Se Deus é vida e amor, por que CRIOU a morte? - Página 2 Empty Re: Se Deus é vida e amor, por que CRIOU a morte?

Mensagem por António Madaleno Sex Set 07 2012, 11:00

sargento escreveu:Se Deus disser "não mates", matar é pecado e mau, mas se ELE disser "mata", entãoO matar é que é pecado e mau.

Sargento, por essa lógica quando os muçulmanos extremistas levando a peito as ordens dadas no Alcorão com respeito à morte dos infiéis, estão cumprindo o mandamento divino, isso é algo bom, certo?

Ou quando um fanático cristão decide atacar e matar homossexuais e médicos em clínicas de aborto, dizendo que está seguindo as ordens de Deus, isso também é bom, certo?
António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

deus criou o mal - Se Deus é vida e amor, por que CRIOU a morte? - Página 2 Empty Re: Se Deus é vida e amor, por que CRIOU a morte?

Mensagem por sargento Sex Set 07 2012, 11:20

Se os Muçulmanos estivessem realmente cumprindo um mandamento divino acha que era bom ou mau? Se realmente fosse essa a vontade de Deus evidentemente que seria bom, e ai de quem desobedecesse.

Lembra-se de Saúl? Porque o rejeitou Deus?
o foi porque lhe deu ordem para que não tivesse misericórdia e matasse a todos, mas Saul desobedecendo usou de misericórdia com os animais?
O pecado de Saúl foi ter misericórdia e não matar quando Deus disse mata.

Ou quando um fanático cristão decide atacar e matar homossexuais e médicos em clínicas de aborto, dizendo que está seguindo as ordens de Deus, isso também é bom, certo?

TJ, leia tudo com cuidado e não me interprete mal...

Tudo o que vem da iniciativa própria é pecado.
O mandamento é o amor, e a não ser que o próprio Deus aparecesse com ordem contrária estaria em pecado.

O tempo das figuras acabou no AT, agora é tempo de pregar o evangelho e o juízo já não é feito por morte da carne (como figura) mas sim no espírito.
No AT a ordem era olho por olho e dente por dente, na graça a ordem é pregar a todos, quem crer será salvo mas quem não crer já está condenado.
No AT frequentemente Deus mandava matar para simbolizar a verdadeira morte, pois a lei eram figuras da realidade (que é espiritual) e não a realidade em si.

Além disso a justiça pelas próprias mãos é pecado pois ELE diz "a vingança é minha"... e isso está reservado para o último dia.

Agora se o Deus, o criador de tudo pelo qual tudo existe aparecesse e desse tal mandamento para matar, entãoo obedecer seria pecado.
Para o que não crê é evidente que isto é loucura porque nunca aceitaria que Deus exista quanto mais dar essa ordem e... para este isso seria apenas um pretexto ou problema mental de tal pessoa que não seria mais que um fanático.
Mas para o que se diz crente, se não entende isto está sendo hipócrita porque se diz crer em Deus mas não o põe acima de tudo é porque a sua fé é pouco mais que um hobby.

Obedecer a Deus é tão fanatismo como alguém se desviar de um perigo que só ele vê... não é fanatismo, é entendimento e consciência ... ou obedeceremos só no que nos parece bem?? É isso morrer para nós mesmos???
... mas isso só é dado pelo espírito a quem Deus quer e não por conquista ou decisão de alguém.

Entenda amigo, e não me interprete mal por favor.
sargento
sargento

Mensagens : 100
Likes : 0
Data de inscrição : 05/09/2012
Idade : 42
Localização : portugal

http://igrejadoseleitos.com

Ir para o topo Ir para baixo

deus criou o mal - Se Deus é vida e amor, por que CRIOU a morte? - Página 2 Empty Re: Se Deus é vida e amor, por que CRIOU a morte?

Mensagem por sargento Sex Set 07 2012, 12:19

Ok, li o tópico e acho útil comentar os seguintes posts ainda que alguns se enquadrem melhor noutros tópicos que podemos iniciar...se quiserem que comente algum em particular para saberem como penso é só pedir e dentro do possível farei o meu melhor.

TJ Curioso escreveu:ÍndiceTJ todo o sofrimento, morte, etc. nãoo criações de Deus. São o resultado da ausência de Deus.

Da mesma forma que a escuridão é a ausência de luz, a ausência de Deus revela-se em todos estes aspetos negativos.

o, isto está mal TJ.
Tudo vem de Deus... além dELE não há existência.
O malo é sítio ou pontos onde ELE não está ou não domina ou não existe porque ELE é tudo e tudo subsiste por ELE.

Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o SENHOR, faço todas estas coisas. Isaías 45:7

Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face?
Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também.
Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar,
Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá.
Se disser: Decerto que as trevas me encobrirão; então a noite será luz à roda de mim.
Nem ainda as trevas me encobrem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa;

Salmos 139:7-12

Este sim é O DEUS.

Se algo existisse na sua ausência então haveria algo além dELE, mas não há.

Vi também algumas referência à queda de Adão, mas nem Adão teve livre-arbítrio... se o tivesse não seria um plano e Deus desde a fundação do mundo mas teria sido o seu primeiro fracasso ... mas deixarei isso para outro tópico.

Dentro do plano de Deus, TUDO o que ele criou era "muito bom", porque cumpria o propósito para o qual foi criado.
Embora o seu raciocínio que leva a isto não esteja certo esta frase está.

Ahah!

Então está esclarecido - FOI DEUS QUEM CRIOU A MORTE!
Nesta fase, o Diabo ainda não tinha intervido...

Sim Deus criou a morte... e a intervenção do Diabo é sob o plano de Deus....
De quem teve o Diabo de pedir autorização para tocar a Jó? Não foi a Deus?

Eis que eu criei o ferreiro, que assopra as brasas no fogo, e que produz a ferramenta para a sua obra; também criei o assolador, para destruir.
Isaías 54:16

" SE ".... os rebeldes lá no éden tivessem acatado a ordem divina eles estariam hoje mortos?? então a morte entrou no mundo por intermédio de quem, não foi do homem?? então o home Adão trouxe a morte mundo!!! raciocinem!!!

Se "os rebeldes" não tivessem pecado Deus teria falhado.
Se Deuso tivesse punido esse pecado com morte a morte não existiria. Se não fosse Deus a determinar este pecado Adão poderia comer do fruto como de qualquer outro que nada aconteceria... mas foi Deus que o determinou.


Viver para sempre num corpo físico é uma aberração sem sentido, ao estilo "cyborg".
Pois, carne e sangue não herdam o reino de Deus.

Sendo assim, pode-se dizer que Deuso criou a morte por si mesma, mas sim que a possibilitou, por retirar a capacidade ao ser humano de permanecer vivo pela eternidade. Com respeito ao livre arbítrio, este não existe sem as consequências das escolhas que fazemos. Se como você disse, levantando a pergunta"nossa liberdade de escolha não ficou condicionada apenas a escolher coisas boas? isso levantaria outras objecções.

Se por exemplo, eu tenho livre arbítrio para beber álcool antes de conduzir, tenho-o e penso nessa decisão ponderadamente, porque sei que ela pode acarretar sérias consequências para mim e para outros. Se beber álcool antes de conduzir não produzisse qualquer efeito negativo, eu nem sequer pensaria nisso e por isso a questão do livre-arbítrio nem se poria.

A questão do livre-arbítrio só se coloca, se tivermos perante uma decisão certa ou errada, com consequências positivas ou negativas. É neste contexto que a expressão livre-arbítrio é teologicamente usada, de forma a enquadrar, as decisões que os seres humanos tomam, quer respeitando os mandamentos divinos quer não.

Aqui só deixo um comentário que possivelmente originará outro tópico.
Além de Deus ninguém tem ou jamais teve livre-arbítrio... nem os anjos.

As vezes a morte é colocada como algo ruim ou mesmo o final de tudo. Segundo a Bíblia os animais mesmo na perfeição inicial do homem morriam, então a morte (dos animais) fazia parte da vida eterna (Homem) naquele momento.

A morte foi espiritual... a palavra de Deus refere-se ao mundo espiritual que é o fundamento deste.

Lancei a questão da consciência para refutar a ideia de que se não tivéssemos o livre-arbitrio seríamos robôs e a vida não teria graça.
o ter livre-arbítrio não significa não ter consciência, significa que a nossa escolha é limitada e não livre.
A história com o Faraó é um excelente exemplo.

Bem, não vi nada no qual me possa apoiar pois não teria seguindo nenhum dos caminhos que vi nas respostas, mas comentei o que me pareceu importante.... aguardo os vosso comentários.
sargento
sargento

Mensagens : 100
Likes : 0
Data de inscrição : 05/09/2012
Idade : 42
Localização : portugal

http://igrejadoseleitos.com

Ir para o topo Ir para baixo

deus criou o mal - Se Deus é vida e amor, por que CRIOU a morte? - Página 2 Empty Re: Se Deus é vida e amor, por que CRIOU a morte?

Mensagem por António Madaleno Sex Set 07 2012, 14:29

sargento, negar o livre-arbítrio e suas consequências, quanto a mim é colocar Deus como culpado de algo que somente diz respeito àqueles que decidiram errar e provocar a justiça divina.

Se alguém peca ou erra praticando aquilo que é o propósito de Deus, então essa pessoa não pode ser declarada culpada de pecado, mas sim quem a motivou a fazer isso – que segundo a sua perspetiva doutrinal é sempre Deus.

Ora se Deus é, acima de td um Deus de Justiça, Amor, Sabedoria e Poder como pode ele usar esses atributos guiando ou motivando as pessoas a errar… como no caso do primeiro casal humano?

o creio que a Bíblia apresenta no seu todo essa perspetiva de Deus. Muito pelo contrário, a Bíblia mostra que Deus fica magoado e triste com as acções iníquas e se compadece daqueles que sofrem as injustiças motivadas por tais ações.

Logo no caso de Caim, é demonstrado que Deus adverte a este, de forma firme mas amorosa, avisando-o que o caminho que ele estava a trilhar o levaria ao pecado.

Essa preocupação é vista constantemente ao longo da Bíblia (ver o caso de Jonas e Nínive). Sendo assim, embora Deus em determinadas ocasiões tenha "endurecido" os corações dos íniquos para que não voltassem atrás no seu proceder errado (caso de Faraó), isso não deve ser entendido como se Deus fosse o culpado dos sentimentos errados de tais pessoas, mas que ele simplesmente os permitiu e não se esforçou em eliminá-los por meio de avisos e oportunidades adicionais.

Este é o Deus em que eu acredito. Um Deus que se importa, que se preocupa, que adverte com respeito ao caminho em que devemos andar, avisando de antemão as possíveis consequências do erro.

Esta é, para mim, a imagem coerente de um Deus de amor e que se preocupa connosco como filhos.

Se não for assim, seremos apenas simples marionetes nas mãos de um Deus caprichoso, incoerente e manipulador.

o foi esse Deus que o AT revelou, e muito menos o que Jesus nos deu a conhecer.
António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

deus criou o mal - Se Deus é vida e amor, por que CRIOU a morte? - Página 2 Empty Re: Se Deus é vida e amor, por que CRIOU a morte?

Mensagem por sargento Sex Set 07 2012, 15:06

Tj... todo o homem nasce em morto em pecado... que fez voce para isso? De onde vem a sua culpa para essa punição?

Nao.... Deus nao tem CULPA.... isso nao exista nele porque Ele n peca.
sargento
sargento

Mensagens : 100
Likes : 0
Data de inscrição : 05/09/2012
Idade : 42
Localização : portugal

http://igrejadoseleitos.com

Ir para o topo Ir para baixo

deus criou o mal - Se Deus é vida e amor, por que CRIOU a morte? - Página 2 Empty Re: Se Deus é vida e amor, por que CRIOU a morte?

Mensagem por António Madaleno Sex Set 07 2012, 15:29

Você disse:

Tj... todo o homem nasce em morto em pecado... que fez voce para isso? De onde vem a sua culpa para essa punição?

Nao.... Deus nao tem CULPA.... isso nao exista nele porque Ele n peca.

No entanto havia afirmado antes:

Vi também algumas referência à queda de Adão, mas nem Adão teve livre-arbítrio... se o tivesse não seria um plano e Deus desde a fundação do mundo mas teria sido o seu primeiro fracasso ...

Se nós estamos a viver o resultado do pecado Adâmico e se segundo a sua teologia, Deus foi a CAUSA de tal "queda," visto não existir o livre-arbítrio mas fazer tudo parte de um plano de Deus… então segundo a sua interpretação das escrituras, Deus tem culpa!

É claro que considero isso inaceitável (segundo a minha interpretação ehehehhe).
António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

deus criou o mal - Se Deus é vida e amor, por que CRIOU a morte? - Página 2 Empty Re: Se Deus é vida e amor, por que CRIOU a morte?

Mensagem por sargento Sex Set 07 2012, 16:31

o... entenda amigo.

Vou começar a citar ... pensei que não fosse necessário.

No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, até sobre aqueles que não tinham pecado à semelhança da transgressão de Adão, o qual é a figura daquele que havia de vir.
Romanos 5:14

Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa. Porque, se pela ofensa de um morreram muitos, muito mais a graça de Deus, e o dom pela graça, que é de um só homem, Jesus Cristo, abundou sobre muitos.
E não foi assim o dom como a ofensa, por um só que pecou. Porque o juízo (morte) veio de uma só ofensa, na verdade, para condenação, mas o dom gratuito veio de muitas ofensas para justificação.
Porque, se pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo.

Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida.

Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos.

Romanos 5:15-19

Veja o esforço de Paulo ao tentar explicar isto e tente entender TJ...

Fomos feitos pecadores por causa de Adão, e fomos feitos justos por causa de Cristo.
o tivemos culpa no primeiro, nem mérito no segundo... não houve livre-arbítrio no primeiro, nem houve livre-arbítrio no segundo pois a primeira obra foi de Adão e a segunda foi de Cristo, e o efeito das duas veio sobre mim independentemente da minha vontade.
Em nenhuma delas houve participação minha... foi um acordo em que nós somos a moeda não o negociante.... no primeiro fomos vendidos ao pecado, no segundo fomo comprados por Cristo.

Deus foi realmente a causa da queda, mas não culpado como se tivesse feito mal pois todas as suas obras são puras para aquele que as entende (todas as coisas são puras para os puros).
Se entender o propósito de Deus jamais o chamará de culpado seja no que for.

Ou é ELE culpado por criar o mal? É isso culpa?

Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o SENHOR, faço todas estas coisas.
Isaías 45:7

o, trata-se do plano de Deus.

o é o tópico mas vamos lá...
Pense um pouco TJ:

Adão e Eva, criados sem consciência do bem nem do mal ao ponto de não entenderem sequer que estavam nús... o entendimento do bem e do mal estava na árvore, e não neles logo ainda que fossem avisados não entendiam o que era bem nem mal nem tampouco vida ou morte... no enanto para agravar vemos que apesar da ordem de Deus a Eva COBIÇOU o fruto, mostrando assim que já o pecado habitava nela embora ela não o soubesse porque não sabia o que era o bem nem o mal.

Junto Deus deixou bem no meio do jardim uma árvore de fruto atrativo... e junto o mais astuto animal que tinha criado para os tentar.

Agora, junte tudo e veja no que dá!

Das duas uma, ou isto era plano de Deus ou o seu plano original foi frustrado... o que lhe parece?

Amigo, é uma parábola dos 3 tempos.

O primeiro é o da morte em que o pecado já habitava no mundo mas ainda não havia lei para o mostrar (Eva cobiçou).
De Adão a Moisés.

O segundo é o tempo da lei em que foi dada uma lei para que o pecado tivesse o poder de matar e o pecado se tornasse evidente pela sua transgressão (Comeram o fruto).
Ao transgredirem viram a sua nudez (pecado) e tentaram se tapar com a obra das suas mãos (folhas de figueira).
De Moisés a Cristo.

O terceiro é o tempo da graça em que foram cobertos da sua nudez (reputado por toda a Bíblia por pecado - do qual eles não tinham consciência antes de transgredir a lei) pela pele do cordeiro que DEUS LHES DEU em lugar das folhas. (Cristo em vez das obras)
De Cristo até ao fim.

Por isso Cristo dizia:

Para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta, que disse: Abrirei em parábolas a minha boca; Publicarei coisas ocultas desde a fundação do mundo.
Mateus 13:35

Entenda o plano de Deus e como ELE tem anunciado o perdão de Cristo desde o inicio.
sargento
sargento

Mensagens : 100
Likes : 0
Data de inscrição : 05/09/2012
Idade : 42
Localização : portugal

http://igrejadoseleitos.com

Ir para o topo Ir para baixo

deus criou o mal - Se Deus é vida e amor, por que CRIOU a morte? - Página 2 Empty Re: Se Deus é vida e amor, por que CRIOU a morte?

Mensagem por sargento Sex Set 07 2012, 16:32

Veja com calma a história em Génesis e confirme.
sargento
sargento

Mensagens : 100
Likes : 0
Data de inscrição : 05/09/2012
Idade : 42
Localização : portugal

http://igrejadoseleitos.com

Ir para o topo Ir para baixo

deus criou o mal - Se Deus é vida e amor, por que CRIOU a morte? - Página 2 Empty Re: Se Deus é vida e amor, por que CRIOU a morte?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos