EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"

Participe do fórum, é rápido e fácil

EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"
EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Voltar à organização?

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Voltar à organização? - Página 2 Empty Re: Voltar à organização?

Mensagem por TJ esclarecido Sex Nov 20 2015, 00:29

Quem estava na ORGA no final da década de 70 e primeira metade da de 80 deve lembrar-se da debandada
de muitos TJs provavelmente fruto do desalento pelo adiamento da chegada da “nova ordem” e do Armagedom.  

É verdade que o abandono de muitos naquela época foi pouco perceptível em termos estatísticos porque coincidiu
com a chegada de muitos e com um período próspero para a ORGA mas é incontestável que isso se deu, e quem tinha
responsabilidades congregacionais naquela época sabe disso.
Muitos se afastaram, ficaram inactivos e até deixaram de se identificar como TJs. Esses mesmos, com idades de 20, 30 ou
40 anos na época, foram para o “mundo”, aproveitando plenamente aquilo que ele tinha para lhes oferecer (e fizeram muito bem),
mas o curioso é o que vou relatar a seguir.

Há cerca duns 2 a 3 anos para cá, tem-se observado em algumas congregações da minha zona e circuito, podendo acontecer
o mesmo noutras regiões, alguns desses a regressar agora já com 50, 60 ou 70 anos.

Na minha congregação existem alguns casos e no circuito têm sido bastantes. Nas últimas assembleias de circuito,
eu a minha mulher, temos até dado por nós num passatempo de identificação de alguns que tínhamos conhecido no
passado e que após andarem desaparecidos em combate durante muitos anos, voltaram. Repito, isto acontece de há uns 2 ou 3 anos para cá, portanto não tem nada a ver com a brochura lançada no congresso e eu pergunto:

O que faz esta gente voltar? Arrependimento pela vida que levaram? Agora com mais uns anos em cima, começam a pensar
no fim da vida que se aproxima e querem reconciliar-se com Deus?
avatar
TJ esclarecido
Forista desativado

Mensagens : 1977
Likes : 170
Data de inscrição : 13/11/2011
Localização : Centro

Ir para o topo Ir para baixo

Voltar à organização? - Página 2 Empty Re: Voltar à organização?

Mensagem por Índigo Sex Nov 20 2015, 15:40

Conheço muitos que fizeram isso...

Dou um exemplo : um casal da minha juventude após casarem estiveram afastados durante anos.

Para minha surpresa voltei a encontra-los nas reuniões mto devotos. Após uns minutos de conversa percebi que quando estava grávida descobriram um problema no bebé.

Isso mexeu com a consciência deles. A culpa por se afastarem bateu forte e achavam que aquele problema era a falta da bênção de Deus.

Resumindo voltaram com esse sentimento de reconciliação com Deus.

Hoje até enjoa tanto post no Facebook a falarem na Org...
Índigo
Índigo
Colaborador
Colaborador

Mensagens : 3431
Likes : 227
Data de inscrição : 07/05/2012
Idade : 42
Localização : Norte

Ir para o topo Ir para baixo

Voltar à organização? - Página 2 Empty Re: Voltar à organização?

Mensagem por HALDYS Sex Nov 20 2015, 16:19

vi no facebook alguem a dizer que muitos catolicos que tinham ido para igrejas evangelicas, estão a voltar a igreja catolica.Parece que é o mesmo fenomeno que acontece com algumas TJs. Penso que muitos se apercebem que o mundo é cruel, e que na organização sempre se tem um sentimento de reconforto com pessoas que estão aí para ti quando precisares.Não sei se será por amor a Jeová ou por egoismo , porque querem sentir-se bem o que nao sentiram no mundo.
HALDYS
HALDYS
Membros
Membros

Mensagens : 504
Likes : 52
Data de inscrição : 04/09/2014
Idade : 44
Localização : porto

Ir para o topo Ir para baixo

Voltar à organização? - Página 2 Empty Re: Voltar à organização?

Mensagem por Índigo Sex Nov 20 2015, 22:33

Nubia mas aí está uma situação interessante. Quando dizes k no mundo não se sentiram bem, a que te referes?

Ao chegaram ao mundo, que caminhos seguiram? Que decisões tomaram?

Quando deixamos uma religião podemos continuar a procurar preencher a nossa espiritualidade por termos algo que nos ligue ao criador.

No entanto muitos depois de deixarem a religião passam a extremos!
Índigo
Índigo
Colaborador
Colaborador

Mensagens : 3431
Likes : 227
Data de inscrição : 07/05/2012
Idade : 42
Localização : Norte

Ir para o topo Ir para baixo

Voltar à organização? - Página 2 Empty Re: Voltar à organização?

Mensagem por Paulo Neto Sex Nov 20 2015, 23:19

nubia escreveu:vi no facebook alguem a dizer que muitos catolicos que tinham ido para igrejas evangelicas, estão a voltar a igreja catolica.Parece que é o mesmo fenomeno que acontece com algumas TJs. Penso que muitos se apercebem que o mundo é cruel, e que na organização sempre se tem um sentimento de reconforto com pessoas que estão aí para ti quando precisares.Não sei se será por amor a Jeová ou por egoismo , porque querem sentir-se bem o que nao sentiram no mundo.

Nubia esse tipo de sentimento também existe dentro de outras organizações. Mas se continuas a acreditar em Deus e Jesus Cristo, eu te pergunto.
Qual foi a Organização/religião que Jesus disse para seguir?
Ele disse: Eu sou o caminho e a vida... O resto está dentro da espiritualidade que cada um emanar... Flor
Paulo Neto
Paulo Neto
Admin
Admin

Mensagens : 8135
Likes : 279
Data de inscrição : 20/09/2011
Idade : 50
Localização : Vila de Cucujães

http://escravodaverdade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Voltar à organização? - Página 2 Empty Re: Voltar à organização?

Mensagem por luar1972 Sáb Nov 21 2015, 00:58

Está semana a minha mãe também me veio dar a brochura "volte para Jeová" e pediu-me para eu fazer um esforco e a ler. Sinceramente já lhe passei os olhos pelas letras maiores, mas até ver não ha nada que me convença a voltar. Gosto demais da minha "liberdade"
luar1972
luar1972
Membros
Membros

Mensagens : 22
Likes : 2
Data de inscrição : 19/10/2015
Idade : 51
Localização : Palmela

Ir para o topo Ir para baixo

Voltar à organização? - Página 2 Empty Re: Voltar à organização?

Mensagem por Kristy123 Sáb Nov 21 2015, 09:13

Ellipsis, Flor

Gostei muito, o que disseste á Nubia.
Kristy123
Kristy123
Moderador
Moderador

Mensagens : 5223
Likes : 264
Data de inscrição : 15/10/2013
Idade : 105
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Voltar à organização? - Página 2 Empty Re: Voltar à organização?

Mensagem por Índigo Sáb Nov 21 2015, 10:02

Kristy123 escreveu:Ellipsis,  Flor

Gostei muito, o que disseste á Nubia.

Kristy acho que o nosso menino está a encontrar o seu caminho!

Muito bem Ellipsis Smile
Índigo
Índigo
Colaborador
Colaborador

Mensagens : 3431
Likes : 227
Data de inscrição : 07/05/2012
Idade : 42
Localização : Norte

Ir para o topo Ir para baixo

Voltar à organização? - Página 2 Empty Re: Voltar à organização?

Mensagem por Kristy123 Sáb Nov 21 2015, 10:29

Indigo,

Ainda há um LONGO caminho a percorrer....

Queres uma fofoca de Sábado de manhã?
Então não é que ele agora anda a ler
o Alcorão ás escondidas!! affraidaffraid
Morrer a rir
Kristy123
Kristy123
Moderador
Moderador

Mensagens : 5223
Likes : 264
Data de inscrição : 15/10/2013
Idade : 105
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Voltar à organização? - Página 2 Empty Re: Voltar à organização?

Mensagem por HALDYS Sáb Nov 21 2015, 12:52

Elipsis, eu concordo contigo e tambem com a Indigo.Mas respondendo à pergunta do TJE penso que muitos regressam por uma questão de refugio.O mundo não me parece um lugar tão cruel.Eu tenho visto muito amor desinteressado de pessoas do mundo conmigo, sem essas pessoas do mundo, não teria aguentado tanto tempo isolada.
Já agora foristas, consideram-se "pessoas do mundo"? as TJs dão uma conotação negativa à expressão.
HALDYS
HALDYS
Membros
Membros

Mensagens : 504
Likes : 52
Data de inscrição : 04/09/2014
Idade : 44
Localização : porto

Ir para o topo Ir para baixo

Voltar à organização? - Página 2 Empty Re: Voltar à organização?

Mensagem por River raid Sáb Nov 21 2015, 13:12

nubia escreveu:Elipsis, eu concordo contigo e tambem com a Indigo.Mas respondendo à pergunta do TJE penso que muitos regressam por uma questão de refugio.O mundo não me parece um lugar tão cruel.Eu tenho visto muito amor desinteressado de pessoas do mundo conmigo, sem essas pessoas do mundo, não teria aguentado tanto tempo isolada.
Já agora foristas, consideram-se "pessoas do mundo"? as TJs dão uma conotação negativa à expressão.

OLáNúbia

TODOS somos do mundo e porquê? (desta vez "à moda da Torre" faço as perguntas e depois dou as respostas):

- Porque "todos pecámos e ninguém atinge a glória de Deus".

Pessoalmente considero-me igual ao tipo de pessoas que buscam o Bem, mas houve uma altura da minha vida que não foi assim. Quando mais estudava com as TJ´s mais fanático e insensível fiquei. Felizmente, tenho mudado com o tempo. Hoje sou mais tolerante.

E esta situação, cara amiga, é minha nemesis. No What a Face

avatar
River raid
Membros
Membros

Mensagens : 4622
Likes : 180
Data de inscrição : 02/09/2013
Idade : 49
Localização : Maia

Ir para o topo Ir para baixo

Voltar à organização? - Página 2 Empty Re: Voltar à organização?

Mensagem por Kristy123 Sáb Nov 21 2015, 14:07

River,

Fazes bem, andares com a Nemesis. Laughing

http://www.infoescola.com/mitologia-grega/nemesis/
Kristy123
Kristy123
Moderador
Moderador

Mensagens : 5223
Likes : 264
Data de inscrição : 15/10/2013
Idade : 105
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Voltar à organização? - Página 2 Empty Re: Voltar à organização?

Mensagem por Paulo Neto Sáb Nov 21 2015, 15:41

Índigo escreveu:
Kristy123 escreveu:Ellipsis,  Flor

Gostei muito, o que disseste á Nubia.

Kristy acho que o nosso menino está a encontrar o seu caminho!

Muito bem Ellipsis Smile

Atenção que continuo a ser agnóstico. Mas o que não me falta é conhecimento bíblico Embarassed Embarassed Razz . E se ele ser para ajudar outros a encontrar o seu equilíbrio óptimo.
Paulo Neto
Paulo Neto
Admin
Admin

Mensagens : 8135
Likes : 279
Data de inscrição : 20/09/2011
Idade : 50
Localização : Vila de Cucujães

http://escravodaverdade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Voltar à organização? - Página 2 Empty Re: Voltar à organização?

Mensagem por Paulo Neto Sáb Nov 21 2015, 15:49

nubia escreveu:Elipsis, eu concordo contigo e tambem com a Indigo.Mas respondendo à pergunta do TJE penso que muitos regressam por uma questão de refugio.O mundo não me parece um lugar tão cruel.Eu tenho visto muito amor desinteressado de pessoas do mundo conmigo, sem essas pessoas do mundo, não teria aguentado tanto tempo isolada.
Já agora foristas, consideram-se "pessoas do mundo"? as TJs dão uma conotação negativa à expressão.

Nubia para muitos sair da ORGA é muito difícil. Encarar a realidade e a liberdade é mais difícil ainda.

Vou te contar uma História real e que mostra a realidade daquele ambiente. Eu já a contei aqui em algum lado e já contei em outros lados e vou contar novamente. Pode ser que ajude mais alguém.

Na revolução Francesa existia a Bastilha. Era a penitenciária mais conhecida de França. Garantida para aqueles condenados com prisão perpétua.
Ou seja, entrava-se vivo na Bastilha, mas jamais se saía vivo de lá. Quando eles eram lá colocados e presos com algemas ou grilhetas, as chaves eram colocadas fora, pois não iriam ser mais precisas. Para que eram precisas se as fechaduras jamais se abriam. Havia milhares de presos; de que serviria guardar tantas chaves? Se depois de entrarem lá, nas prisões escuras, ficavam lá para sempre!

Pois, mas os revolucionários franceses achavam a melhor coisa era libertar as pessoas da Bastilha. Naquelas celas escuras existiam pessoas que estavam lá à cinquenta ou sessenta anos em tortura, simplesmente porque desobedeceram à lei.

Os revolucionários abriram os protões da Bastilha e carregaram as pessoas para fora. As pessoas ficaram sem saber o que fazer.
É normal, para uma pessoa que esteve presa durante dezenas de anos em celas escuras e agora ver o sol era assustador.
Muitos não queriam sair. Os olhos estavam muito perceptíveis. Quando entraram para a Bastilha tinham vinte e cinco anos e agora têm setenta e tais. Viveu a sua vida lá, por isso para quê sair? A cela escura é o seu lar.

Os revolucionários queriam libertar os presos, mas os presos lutavam, pois não queriam sair.
Lá tinham comida, podiam descansar. E lá fora os amigos talvez não os reconheceriam ou talvez já morreram…
Diziam: Porque nos estão obrigar a sair? Onde é que vamos dormir? Não temos casa, nem família,o nosso mundo todo mudou. Não nos torturem mais, já fomos bastante torturados.

Porém os revolucionários são pessoas teimosas e não ouviam. E o presos foram obrigados a sair da Bastilha, mas na mesma noite a maior parte das pessoas voltaram.

Os revolucionários ficaram chocadíssimos.

Isto mostra que para muitos a liberdade não é uma bênção.

No entanto é compreensível que o homem queira ser livre. Mas o que é que o homem faz com a liberdade?
O que me parece é que a humanidade sabe viver em cativeiro, mas não sabe viver em liberdade.

Estranho… em cativeiro as pessoas vivem, em liberdade as pessoas matam-se umas às outras.
Paulo Neto
Paulo Neto
Admin
Admin

Mensagens : 8135
Likes : 279
Data de inscrição : 20/09/2011
Idade : 50
Localização : Vila de Cucujães

http://escravodaverdade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Voltar à organização? - Página 2 Empty Re: Voltar à organização?

Mensagem por Kristy123 Sáb Nov 21 2015, 15:58

Ellipsis,

Eu creio também ser uma agnóstica. Por isso, sou uma agnóstica crente, á procura de ser sempre optimista.  Very Happy
E mesmo que essa difinição não esteja escrita em nenhum livro, passa a estar  I love you
Já te disse, que o melhor lugar da Biblia poderá ser mesmo na gaveta, e quando precisamos dela,
já sabemos que ela está sempre lá.   Idea
Kristy123
Kristy123
Moderador
Moderador

Mensagens : 5223
Likes : 264
Data de inscrição : 15/10/2013
Idade : 105
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Voltar à organização? - Página 2 Empty Re: Voltar à organização?

Mensagem por Paulo Neto Sáb Nov 21 2015, 16:02

Kristy123 escreveu:Ellipsis,

Eu creio também ser uma agnóstica. Por isso, sou uma agnóstica crente, á procura de ser sempre optimista.  Very Happy
E mesmo que essa difinição não esteja escrita em nenhum livro, passa a estar  I love you
Já te disse, que o melhor lugar da Biblia poderá ser mesmo na gaveta, e quando precisamos dela,
já sabemos que ela está sempre lá.   Idea

Então tu podes provavelmente ser Gnóstica e não Agnóstica que são duas coisas diferentes.
Paulo Neto
Paulo Neto
Admin
Admin

Mensagens : 8135
Likes : 279
Data de inscrição : 20/09/2011
Idade : 50
Localização : Vila de Cucujães

http://escravodaverdade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Voltar à organização? - Página 2 Empty Re: Voltar à organização?

Mensagem por HALDYS Sáb Nov 21 2015, 16:15

Boa historia Elipsis, é tal como o pássaro que cresce na gaiola.Mas na Bastille eram humanos ainda mais real.

Kristyzinha eu acho que és até bem gnostica conhecimento não te falta!
HALDYS
HALDYS
Membros
Membros

Mensagens : 504
Likes : 52
Data de inscrição : 04/09/2014
Idade : 44
Localização : porto

Ir para o topo Ir para baixo

Voltar à organização? - Página 2 Empty Re: Voltar à organização?

Mensagem por Kristy123 Sáb Nov 21 2015, 16:23


Penso não ser gnóstica.
http://www.gotquestions.org/Portugues/Gnosticismo-Cristao.html

Gosto mesmo mais com o A no início.

Sou um pouco exigente....  Morrer a rir  Morrer a rir

E penso que em todas as crenças existem coisas boas e certas, como existem coisas menos boas e erradas.

Nenhuma delas tem 100% a verdade.

E é por isso que eu tanto acredito como não acredito, por achar que não tenho mesmo a certezas de nada,
o que me poderá definir como Agnóstica, mas crente!
E como tal, acredito que não me defino em nada, e que sou mais uma grande salada de frutas
e acredito que só sei, que nada sei e acredito que sou uma Nobody.

E também acredito que costumo dizer as coisas 3 vezes porque sou um grande chata e
gosto de chatear o ellipsis com isso. Morrer a rir Morrer a rir



Kristy123
Kristy123
Moderador
Moderador

Mensagens : 5223
Likes : 264
Data de inscrição : 15/10/2013
Idade : 105
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Voltar à organização? - Página 2 Empty Re: Voltar à organização?

Mensagem por Paulo Neto Sáb Nov 21 2015, 16:56

Kristy123 escreveu:Penso não ser nada gnóstica.

Gosto mesmo mais com o A no início.

Sou um pouco exigente....  Morrer a rir  Morrer a rir

Chiii afinal é mesmo grave. Estás pior do que eu pensava... Coitadinha as melhoras!!!
Paulo Neto
Paulo Neto
Admin
Admin

Mensagens : 8135
Likes : 279
Data de inscrição : 20/09/2011
Idade : 50
Localização : Vila de Cucujães

http://escravodaverdade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Voltar à organização? - Página 2 Empty Re: Voltar à organização?

Mensagem por Convidado Sáb Nov 21 2015, 17:04

ellipsis escreveu:
Kristy123 escreveu:Penso não ser nada gnóstica.

Gosto mesmo mais com o A no início.

Sou um pouco exigente....  Morrer a rir  Morrer a rir

Chiii afinal é mesmo grave. Estás pior do que eu pensava... Coitadinha as melhoras!!!
Ela já esteve internada durante uns tempos, mas não conseguiram aguentá-la lá, saiu com precária e nunca mais voltou! Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir

IT
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Voltar à organização? - Página 2 Empty Re: Voltar à organização?

Mensagem por Kristy123 Sáb Nov 21 2015, 17:38

IT,

Olha, como tu te conseguiste recordar tão bem.....
Isto é sinal, que estás um pouco melhor da tua amnésia.

E como é que querias que eu aguentasse lá muito tempo,
contigo a perseguir-me lá dentro?
E para que saibas: foste tu que me tiraste de lá...
E agora ainda queres levar-me para onde?
Kristy123
Kristy123
Moderador
Moderador

Mensagens : 5223
Likes : 264
Data de inscrição : 15/10/2013
Idade : 105
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Voltar à organização? - Página 2 Empty Re: Voltar à organização?

Mensagem por River raid Sáb Nov 21 2015, 20:02

Kristy123 escreveu:IT,

Olha, como tu te conseguiste recordar tão bem.....
Isto é sinal, que estás um pouco melhor da tua amnésia.

E como é que querias que eu aguentasse lá muito tempo,
contigo a perseguir-me lá dentro?
E para que saibas: foste tu que me tiraste de lá...
E agora ainda queres levar-me para onde?

Estou ansioso pela resposta...

Cool
avatar
River raid
Membros
Membros

Mensagens : 4622
Likes : 180
Data de inscrição : 02/09/2013
Idade : 49
Localização : Maia

Ir para o topo Ir para baixo

Voltar à organização? - Página 2 Empty Re: Voltar à organização?

Mensagem por Convidado Dom Nov 22 2015, 20:53

Muito já foi aqui escrito, mas aquilo que o TJ esclarecido trouxe a lume no dia 20 p.p. fez despertar em mim uma outra reflexão.

Quem como eu que, à data de 1975 tinha por volta de 20, 30 ou até mesmo 40 anos, tendo levado até então uma vida mais "regrada" ou contemplativa, sentindo-se ENGANADO em tudo o que a esta palavra encerra em si mesma de negativo, decidiu fazer uma rotação de 180º e muitos até enveredaram por caminhos inimagináveis até então.

No entanto, de acordo com o adágio popular, nunca existe bela sem senão, de modo que após um período mais ou menos longo de "travessia no deserto" espiritual, uma quantidade significativa daqueles que colocaram como que um ponto final na sua relação com a ORGA, continuaram a ter necessidades de índole espiritual.

Devido a essa necessidade de preenchimento do vazio espiritual, alguns andaram por outros movimentos religiosos na procura de respostas, outros nem tanto!

Mas, conforme todos nós sabemos, não existem pessoas perfeitas, quanto mais organizações ou movimentos religiosos, por maior ou menor implantação que tenham no terreno.

Por outro lado, aquilo que este mundo secular lhes oferece, acaba por não os satisfazer a 100% devido ao vazio espiritual existente.

Assim, entre o mau e o menos mau, preferem voltar ao que já conhecem (menos mau), desculpando as fragilidades da ORGA, uma vez que, agora com 50, 60 ou 70 anos, necessitam mais de companhia e duma certa sensação de "segurança" do que enfrentarem a solidão e a falta de esperança.

De modo que a pergunta que se impõe que se faça a esses que decidem regressar com base nestes pressupostos é "Será que vale mesmo a pena?".

IT
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Voltar à organização? - Página 2 Empty Re: Voltar à organização?

Mensagem por Kristy123 Ter Nov 24 2015, 15:53

Bom dia,

O que o TJ esclarecido escreveu faz muito sentido e também está em conformidade com aquilo que
o IT referiu.

Eu penso que naquela época referida (+/- anos 80) o tratamento dos assuntos era diferente do que é hoje em dia e embora se tenha que dizer que cada caso é um caso, na minha opinião existe uma grande diferença em
(A) alguém ter "abandonado" a organização por razões que basicamente dizem respeito á não conformidade ou não concordância dos ensinamentos da orga, ou seja, por razões teológicas,
ou
(B) em ter "abandonado" a organização por razões que se relacionaram mais com a vontade de querer experienciar novas coisa, em querer levar uma vida mais livre e dita "mundana" ou ter saido da organização por ter feito algo que não estava em conformidade com a conduta exigida pela mesma.

(A)
Porque a meu ver, um pessoa que abandona a orga por perceber, que existem ensinamentos errados, á partida, não deixa de acreditar em Deus e os seus princípios básicos morais continuam iguais.
Podem haver diversos caminhos para essa pessoa que continua a acreditar em Deus.

Necessidade de encontrar uma outra religião, que esteja mais em conformidade com a sua idealogia e aprender
outros ensinamentos, por vezes completamente opostos e por estar habituado em querer continuar a necessitar a pertencer a um grupo com o qual passe igualmente a conviver da mesma forma e por precisar de sentir que continua a ser guiado na sua caminhada, dita espiritual.

E desde que esta situação esteja em conformidade com a sua consciência, essa pessoa consegue provavelmente dizer, que está bem assim e conseguir dizer que a organização donde saiu de forma voluntária foi um grande engano e por isso nunca mais voltará á organização anterior.

Não ter necessidade de procurar outra religião por ter consciência intelectual em conseguir discernir, que não existe nenhuma religião verdadeira e embora perceba que talvez algumas delas ensinarem algumas meias-verdades, decidir que não deverá pertencer nunca mais a nenhuma delas e finalmente perceber, que a espiritualidade não se encontra em nenhuma instituição, mas dentro de nós próprios!

Esta descoberta é muito mais exigente e pode ser de certa forma muito mais frustrante e decepcionante, porque
o futuro caminho a percorrer, avizinha-se muito mais solitário e independente e é preciso ter muita força mental para continuar a confiar e acreditar em Deus e para que o seu vazio espiritual não alastre.

E deixem-me dizer, que quem literalmente pertenceu à orga, também sempre pensou que a própria orga lhe
estaria a dar um preenchimento espiritual muito grande e também por isso achar que não tinha carências espirituais.

Mas a meu ver, isso não é bem assim como se pensa, porque na orga existe mesmo muito pouca da
"verdadeira espiritualidade" ou talvez até nenhuma, pelo que uma pessoa que se afaste pelas razões acima descritas, até nem conseguirá perceber isso no início, porque a sua espiritualidade que julgava ter, sempre terá sido manipulada e mal direccionada, pelo que tinha muito pouco efeito e não era plena.

A partir desse patamar, ou ponto de partida, não é difícil perceber, que a distância em conseguir enfraquecer ou vir a perder assim toda a sua espiritualidade que sempre pensou que tinha, será cada vez mais curta.  

Não tenho dúvidas, que para essa pessoa, que tem noção destas situações todas, será psicologicamente
muito mais complicado e facilmente sentirá sempre um vazio espiritual.

E também acredito que existem dias um pouco mais vulneráveis e em que se prefere deixar de pensar tanto e
em que a sua mente sente saudades em voltar a pertencer novamente á orga, mas o seu raciocínio felizmente
não lhe deixa e por isso seria impensável voltar para a orga.  

Se essa espiritualidade não for alimentada, ela dificilmente conseguirá sobreviver.  
E é basicamente destas situações, que eu entendo que "nascem" as pessoas que saem da orga, que dizem que passaram a ser agnósticas e em última instância, até ateus!
É preciso que se ententa, que foi a orga que lhes MATOU esta espiritualidade!
 
(B)
A situação de uma pessoa que tenha abandonado a orga por razões que em nada têm a ver com os ensinamentos da mesma, para mim é bem diferente. Como já disse, cada caso é um caso, mas uma pessoa que está na organização por obrigação (talvez familiar) e não por vontade própria, tem uma "relação" diferente com a orga e inclusivé com Deus, do que uma pessoa que está lá porque quer e assim o deseja.

Eu creio, que algumas pessoas que lá estão e que se dizem muito espirituais, estão lá só por estar e para "ver
passar comboios" e para alguns será um tormento, mas não conseguem sair e quando um dia decidirem sair da orga, e se de facto não for por razões relacionados com os ensinamentos, então é porque existe uma vontade muito grande de ir "para o mundo", o que para alguns pode ser uma grande aventura, porque alguns não estão habituados e penso que também há uma quantidade de pessoas que não está preparada, o que os pode tornar mais vulneráveis a situações mais exigentes. Para aqueles que por "má conduta" foram desassociados pela própria orga, a situação é idêntica.

Estas pessoas teriam ficado na orga, se não fosse ela mesmo a desassociá-las e por conseguinte, se essa "má
conduta" fosse permitida, ainda hoje continuariam lá porque nunca colocaram em causa as directrizes da orga.

Estas pessoas que sairam da orga com o único desejo de "libertação" também podem correr alguns riscos porque carecem de preparação psicológica e a orga aproveita-se dessas fragilidades humanas e da não-preparação  dessas pessoas, para divulgar á boca cheia que só na organização é que estão protegidos!


Quando porventura, as coisas correm mal e se ao fim de uns largos anos essa pessoa afinal decide que até era
mais fácil ter continuado na orga, por ser mais confortável e menos forçoso a nível mental, e decide voltar, para se "redimir" das decisões erradas que teve durante a sua vida, acontece um sentimento de culpa e o desejo de voltar, para se sentir mais aconchegado e identificado num grupo, onde todos podem comer uma sopinha quentinha! O problema, é que essa sopa é feita do seu próprio vomitado!  Vómito
E como nos colocam a sopa mesmo á nossa frente, e ela está tão quentinha, nem damos por nada!

A organização procura muito e cada vez mais a volta dessas pessoas, porque sabe que elas correspondem exactamente ao perfil desejado, para o efeito pretendido.  Uma pessoa que por livre vontade está disposta a voltar para a orga, quer dar tudo por tudo no seu regresso e seguir ainda mais e á risca, todas as directrizes da orga e não se irá opor a nada do que á posteriori lhe é dita. Porque neste caso, mesmos nos anos em que esteve fora, ela nunca deixou de acreditar nesses ensinamentos e devido ás suas limitações humanas, de certa forma, nunca deixou de acreditar que existe uma única religião verdadeira, que só poderia ser esta, pelo que também nunca colocou em causa os seus ensinamentos e aceitou-os sempre sem hesitação, pelo que continua a acreditar, naquilo que a orga diz e escreve está certissimo. Esta pessoa vai querer desculpar-se a si própria e vai atribuir o seu afastamento a um "estado de fraqueza"  momentâneo, que talvez até tenha durado alguns largos anos, fora da orga. Vai achar, que a culpa foi mesmo dela e que a orga sempre esteve certa.  
Se a orga os mandasse atirar ao poço, eles atiravam-se, sem hesitação.

Á medida que os anos vão passando, a pessoa sente uma maior necessidade de alguém cuidar de nós e o ser
humano começa a pensar novamente em Deus e querer redimir-se dos seus "pecados" cometidos e tenta reconciliar-se com Deus. Alguma resignação ou cancaço fá-lo voltar áquilo que já conhece e esteve habitudo,
que lhe deixará parecer estar mais em segurança e comodista.

Se vale a pena esta atitude?  Penso que não! Não mesmo! Nem morta!
Tudo tem a ver com a nossa CONSCIÊNCIA e o nosso grau de ESPIRITUALIDADE !

Porque para mim, tudo o que fizémos ou não fizémos no passado e tudo o que fazemos ou não fazemos no presente ou no futuro, estará tudo "escrito no livro da nossa vida".

Tudo fica registado nas memórias! Não há como fugir da verdade e nós todos iremos responder e pagar por tudo o que fizémos durante a nossa vida e independentemente de tudo o que façamos, nunca devemos deixar que nenhuma religião, grupo, culto ou pessoa nos cause um vazio espiritual ou que nos roube toda a nossa espiritualidade, que é o nosso únicio contacto com temos com Deus e isso não tem nada a ver com organizações humanas....

Penso que alguns ao lerem isto não vão concordar comigo....
Kristy123
Kristy123
Moderador
Moderador

Mensagens : 5223
Likes : 264
Data de inscrição : 15/10/2013
Idade : 105
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Voltar à organização? - Página 2 Empty Re: Voltar à organização?

Mensagem por TJ esclarecido Ter Nov 24 2015, 21:03

Kristy,

Deliciei-me com a leitura desta tua reflexão. aplausos
avatar
TJ esclarecido
Forista desativado

Mensagens : 1977
Likes : 170
Data de inscrição : 13/11/2011
Localização : Centro

Ir para o topo Ir para baixo

Voltar à organização? - Página 2 Empty Re: Voltar à organização?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos