EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"

Participe do fórum, é rápido e fácil

EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"
EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ali existe Deus

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Ali existe Deus Empty Ali existe Deus

Mensagem por Altar Ter Jun 23 2015, 09:47

O Conde Ferreira é um manicómio, mas é o sítio no mundo onde existe mais amor. Ali existe Deus

O actor Miguel Borges passou três semanas num hospital psiquiátrico para participar num documentário. Sem rede, quase sem limites. Embarcámos numa visita guiada pelos corredores do Conde Ferreira e numa incursão pelas mentes dos que lá vivem. Com cicerone, mas sem guião.

“Levantei-me, fiz a mochila e fui como se fosse para uma mercearia ou passar o fim-de-semana a casa dos meus pais”. Mas não foi. O actor Miguel Borges passou três semanas num hospital psiquiátrico. Vinte e quatro horas sobre vinte e quatro horas. Ele e 47 pessoas com doenças mentais, todos fechados numa ala do hospital. Como é? Não dá para descrever em poucas palavras, fá-lo-emos em muitas. No entanto, fica uma tentativa. “É escalar uma montanha humana, descer um rio humano. É um desporto radical cerebral e emocional”, sintetiza.

Embarquemos então com Miguel nesta viagem pelos enormes claustros do primeiro hospital psiquiátrico construído de raiz para o efeito, o Conde Ferreira, no Porto. E vamos fazer uma tentativa arriscada: entrar na mente dos que agora lá habitam.

Antes, uma paragem prévia: vamos ao contexto. Miguel Borges vai para capital do Norte para participar num documentário do amigo Jorge Pelicano, “Pára-me de repente o pensamento”, que chegou recentemente às salas de cinema. Há um segundo objectivo: levar um banho de realidade e escrever uma peça que abordará a temática da doença mental. Isto era o que era para ser; porém, foi muito mais do que isso.

Ainda antes de pormos os pés no Conde Ferreira através das palavras de Miguel Borges, abre-se espaço à dúvida. Como é que um actor prepara uma coisa destas? Resposta desarmante: “Não preparei. Preparar é meter umas cuecas na mochila, é meter umas meias, e siga para bingo. Um caderno e uma caneta e mergulhar numa viagem.”

Espera lá, não há método nenhum? Há. “O processo foi despreparar-me completamente. Foi o inverso: ‘Como é que tu te preparas, despreparando-te?’ Tirando qualquer tipo de ideia que tivesses na cabeça sobre aquele universo, sobre aquelas pessoas. Nem sequer pensava no documentário. Não me interessa, estou despreparado, estou disponível, estou a aprender”, conta.

Preconceitos à porta, vamos finalmente “entrar” no Conde Ferreira. Algo que para Miguel não precisava de ter como motivo o trabalho. “Não era preciso estar sequer num projecto para passar ali três semanas ou um mês. Aquilo alimenta-te bastante, faz-te crescer”.
Brincar com o medo

O universo da doença mental é um espaço em que o GPS que usamos “cá fora” se desorienta. É o desconhecido. E tudo o que não conhecemos gera à maioria medo. Apesar do “trabalho de despreparação” que o actor fez, os medos estão lá. É difícil tirá-los das gavetas em que estão arrumados dentro da cabeça. “Nos primeiros dias, chegas e olhas para as caras de alguns gajos e pensas: ‘Ele vai-me matar, vai-me espetar uma faca.’ Só as caras [pausa], as caras… [pausa] Com o tempo, começas a conhecer as pessoas e até lhes dás beijinhos na careca”, pormenoriza.
Mas até chegar aos beijinhos, no labirinto psicológico do medo há mais umas armadilhas para desactivar. O sol cai lá fora. “Nas primeiras noites, dividia o quarto com o Chico, meu grande, grande amigo. Confesso que tive receio. Medo é forte de mais”, relembra.

Pára, repensa. E reformula. “Posso ter tido medo, ainda assim nunca o alimentei”. Nunca também é demasiado forte. Miguel alinha de novo o pensamento, como que à procura das palavras que melhor definam os sentimentos. “Se tu o alimentares, também fazes uma viagem muito interessante. Decides andar pelos corredores. Metes-te ali em situações, e começas a pensar: ‘Este gajo está aqui, não era suposto´”.

O que fazer na escuridão de um hospital psiquiátrico? Miguel avançou. No entanto, havia uma pergunta que o absorvia: “E se te espetarem uma faca?” A resposta racional vinha a seguir: “Não espetam. Já estou preparado para isso.”

Ainda assim, o que é que se deve fazer quando é noite e nos cruzamos com alguém? Não há respostas. É “bungee jumping”. Sem fio. “Aproximas-te da pessoa. É de noite e o silêncio… quando ele te cruza o olhar, pensas: ‘Olho ou não olho, o que é que é melhor?’ Nunca sabes, não há padrões. Nunca sabes o que é que vai na cabeça daqueles gajos. Em princípio não acontece nada. Mas, uns meses antes de lá ter chegado, houve um tipo que partiu tudo”.

Não aconteceu nada. Miguel está cá para partilhar a experiência, e, contas feitas, assegura que nunca dormiu tão bem. Medos para trás das costas, lugar para as surpresas. Prepare-se para a crueza das palavras.

“Aquilo é um lar, é um microcosmo perfeito. Nos primeiros dias tens um impacto enorme, ficas chocado e fascinado com aquelas mentes, com aqueles corpos, com os gajos de manhã em fila a tomar banho. Todos nus, com os corpos todos torcidos, a baba, as cabeças deformadas. É muito rico do ponto de vista de choque e de fascínio. É uma montanha russa de emoções”, recorda Miguel, acrescentando que, três ou quatro dias depois, o foco se começa a deslocar para os que estão ao lado. E quem é são eles? Uma pista, vestem-se de branco.

Amarrar é amar

“Começamos a olhar para quem muda a fralda de cinco em cinco minutos, se for preciso, que dá de comer na boca, que mete o ‘outro’ na cama, que cose a cabeça ao tipo que está a bater com ela na parede, que o senta, que torna a sentá-lo, e que o amarra a uma cadeira se for preciso. Esta é uma cena violentíssima, mas não é… É apenas para ele não bater com a cabeça. E fica dois ou três dias amarrado. Essas pessoas são os enfermeiros, os técnicos e os auxiliares. São brilhantes, são fundamentais, são seres humanos muito especiais”, enfatiza.

Contudo, o tal microcosmo perfeito também tem que ver com o conceito de família. E aí são os de lá de dentro que o constroem. Sem laços de sangue, mas com as amarras da vivência. “Há os gajos mais capazes – há uns que são independentes, lavam-se sozinhos e fazem a barba – e há outros que não conseguem sequer comer. Uns ajudam os outros. É meio à bruta porque o corpo deles fica diferente devido à medicação. Tens o gajo a secar outro depois do banho. Dá cá o braço, mete o outro. E veste-o. Tudo com um amor bruto, com um amor eficaz. Agora é vestir, agora é comer. É brutalíssimo”, descreve Miguel, sentindo cada palavra que lhe sai da boca.

Vamos fazer uma pausa para Miguel explicar como ficou este hospital, este espaço e esta experiência gravados na memória. “É um bocadinho do mundo que é um manicómio, que é louco, que tem gajos aos gritos e às vezes têm de os agarrar e medicá-los (respira profundamente) … No entanto, é perfeito. É o sítio do mundo onde existe mais amor, mais amor. Ali é onde existe Deus. Se há filhos de Deus, é ali. São os protegidos de Deus. São crianças adultas. Se quiseres falar de algo superior, eles são misteriosos”.

As palavras saem em catadupa. É torrencial e parece que Miguel está de novo no Conde Ferreira. Não está, é um exagero. Porém vai lá muitas vezes desde que passou três semanas naquele espaço. Cada passagem pelo Porto é uma passagem pelo Conde Ferreira. Volta para ver os amigos. Às vezes nem precisa. O telemóvel faz esse trabalho. “Noutro dia liga-me o Alberto e diz-me: Actor Miguel, fala o actor Alberto”(risos) [Alberto é um dos “actores” de “Pára-me de Repente o Pensamento”].

Caminho de não retorno. Uma nova catedral

Vai lá voltar sempre. Porquê? Porquê essa visceralidade toda? “Sais de lá com a sensação de que dás tudo, mas que recebes muito mais do que o que dás. Criei ali relações que são para a vida, tornaram-se vitais e necessárias”, adianta.

Miguel sublinha ainda que tudo isto o enriqueceu muito. “Aprendi 47 pessoas!”, exclama. Todas muito diferentes. “Aprendi o tempo, a paciência, a escutar, a relativizar”. E avança mais fundo, pela epiderme, derme, e por aí fora. Sem parar. “A aprendizagem é celular, é do corpo, é física, não é racional. Para mim é difícil partilhar experiências. Não tenho esse hábito de relatar, porque as guardo muito no corpo”.
Todavia, para chegar a este ponto foi preciso saltar algumas barreiras. A maior de todas foi a comunicação, sem dúvida. “É mais difícil comunicar com eles, perdes-te para te poderes encontrar. Tens de voltar ao zero, de nascer de novo, de saber ouvir”. Há ainda os “horse jumps”, saltos de cavalo em tradução literal, que ilustram uma conversa que começa numa história maternal e acabava muito, muito longe do tema de partida.

Um deles
Como Miguel os vê a eles, já temos uma aproximação. Contudo, como é que ele era visto pelos habitantes do Conde Ferreira? Não temos testemunhos em discurso directo de quem poderia fazer essa heteroavaliação. Vamos, então, à auto-avaliação do actor. “Muitos chegavam ao pé do Jorge (realizador) ou da Rosa (produtora) e diziam: ‘Ele está assim por causa da medicação.’ Muitos deles não perceberam que estava lá como actor, para eles estava em tratamento. Era um deles”, garante.

No Conde Ferreira afirma não ter encontrado nem mais nem menos do que cá fora. Apenas a intensidade muda. Por isso, não saiu de lá 21 dias. Rodemos então o botão do ‘intensómetro’ até ao máximo. “Sim, nunca saí. O que é que vinha cá fazer fora? Não se passa nada cá fora. E aquilo é tudo muito verdadeiro, é tudo muito… ver-da-dei-ro”, repete para ver se entendemos mesmo.

E prossegue de uma assentada. “Sentes-te muito rico, experiencias a tua humanidade. Tu ris e choras. Mas quando ris, ris, e quando choras, choras. Tudo o que tu fazes… é. Tudo tem uma importância brutal. É importante para perceber que estás vivo. Que tens um coração. O que importa são os outros. O que faz sentido é ajudar. É estar presente, é dar a mão. O toque a que não ligamos… E o toque fala muito”.

http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=30&did=189460



Altar
Altar
Membros
Membros

Mensagens : 1928
Likes : 58
Data de inscrição : 06/05/2013
Idade : 54
Localização : Lisboa - Alverca

Ir para o topo Ir para baixo

Ali existe Deus Empty Re: Ali existe Deus

Mensagem por hocosi Ter Jun 23 2015, 13:35

Não deve haver melhor lugar para encontrar Deus. Um hospital psiquiátrico! Não hajam dúvidas que ele há cada um! Se me dizem que existe ali pessoas que despretensiosamente se dispõem a ajudar quem precisa, estou de acordo. Se me dizem que estas pessoas, religiosas ou não fazem um trabalho ingrato. Sem dúvida.



"Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro. A real tragédia da vida são os adultos que têm medo da luz" . Platão
hocosi
hocosi
Moderador
Moderador

Mensagens : 2893
Likes : 372
Data de inscrição : 28/12/2011
Idade : 68
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ali existe Deus Empty Re: Ali existe Deus

Mensagem por Convidado Ter Jun 23 2015, 14:18

hocosi escreveu:Não deve haver melhor lugar para encontrar Deus. Um hospital psiquiátrico! Não hajam dúvidas que ele há cada um! Se me dizem que existe ali pessoas que despretensiosamente se dispõem a ajudar quem precisa, estou de acordo. Se me dizem que estas pessoas, religiosas ou não fazem um trabalho ingrato. Sem dúvida.

Claro, mas tens dúvidas? Só pode ser encontrado na cabeça dos loucos! tass bem

IT
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ali existe Deus Empty Re: Ali existe Deus

Mensagem por Altar Ter Jun 23 2015, 14:25

hocosi escreveu:Não deve haver melhor lugar para encontrar Deus. Um hospital psiquiátrico! Não hajam dúvidas que ele há cada um! Se me dizem que existe ali pessoas que despretensiosamente se dispõem a ajudar quem precisa, estou de acordo. Se me dizem que estas pessoas, religiosas ou não fazem um trabalho ingrato. Sem dúvida.


O coração tem razões que a própria razão desconhece
Blaise Pascal

responde-me a isto :

Escolheste a tua mulher pela razão ou pelo coração ?!

Na minha opinião jamais encontrarás fundamento para o Amor na razão

sendo Deus Amor tu jamais O encontrarás unicamente com a razão

este post e aquele do sofrimento tem a ver não com religiões, nem com líderes religiosos, mas com a espiritualidade

como te disse a mim despertou-me vários sentimentos, às vezes é disso que as pessoas precisam - de um despertar !!!

quantas vezes uma pessoa só dá valor a algo quando perde esse algo ?!

- quando se perde a saúde
- quando se perde um ente querido
- quando se perde até mesmo um objecto

Se só damos valor quando perdemos as coisas, imagina um mundo onde ninguém perdesse o que quer que seja

desperdiçaríamos todas essas coisas realmente importantes, porque as teríamos em abundância, é como o dinheiro...quem tem muito desperdiça-o em extravagâncias

todavia quando à falta delas, já não somos extravagantes, damos-lhe valor

Não é nada irracional portanto pensar que Deus assim se comporta connosco usando pessoas para nos despertar, pessoas se calhar escolhidas pela sua força interior

porque foi isso que vi, pessoas que apesar de padecerem de doenças horrorosas ( genéticas ou não ), dão um extraordinário exemplo de vida, agarram-se à vida, não a desperdiçam, nem 1 hora é desperdiçada, com elas está sempre a esperança, coragem, determinação em seguir sempre em frente, mesmo que todos gozem com eles, mesmo que todo o mundo os julgue monstros

Deus injusto ou Deus justo ?!

e se a essas pessoas lhes fosse concedido um prémio bem elevado, só para mostrarem com o seu sofrimento o valor das coisas neste mundo ?! para mostrar àqueles que tudo têm e a nada dão valor ?!










Altar
Altar
Membros
Membros

Mensagens : 1928
Likes : 58
Data de inscrição : 06/05/2013
Idade : 54
Localização : Lisboa - Alverca

Ir para o topo Ir para baixo

Ali existe Deus Empty Re: Ali existe Deus

Mensagem por hocosi Ter Jun 23 2015, 21:29

Altar escreveu:
responde-me a isto :

Escolheste a tua mulher pela razão ou pelo coração ?!

Amigo Altar, esta pergunta talvez faça sentido para os jovens que na flor da juventude olham mais para o físico e para o que os olhos veem. Mas para uma pessoa madura a escolha do cônjuge, mais do que o coração deve imperar a razão. No caso dos homens algumas questões deveriam ser respondidas como: É ela respeitadora e laboriosa? É alguém que quando começa a falar grita e não se consegue equilibrar ou perde a compostura facilmente? É alguém capaz de lidar com as lutas do dia a dia sem o suporte de um homem. É seu modo de vestir adequado ou é excêntrica? É alguém inteligente e ativa ou é apenas uma fêmea que precisa de macho? É limpa e asseada ou é uma desleixada? Acompanha o nosso ritmo de pensamento e que consegue debater diversos temas em alto nível.

É este tipo de raciocínio que pode levar a termos alguém a nosso lado e alguém a quem podemos amar. O resto é conversa. O mesmo vale para a escolha de um homem por parte de uma mulher.

Na minha opinião jamais encontrarás fundamento para o Amor na razão

sendo Deus Amor tu jamais O encontrarás unicamente com a razão


Na minha opinião Deus deveria ser encontrado, senão de modo visível e indiscutivelmente, pelo menos pela razão. Deveria ser tão real para cada um de nós que não seria preciso andar há milhares de anos a debater a sua existência. Deveria ser tão real par cada um de nós como é o nosso pai.
este post e aquele do sofrimento tem a ver não com religiões, nem com líderes religiosos, mas com a espiritualidade

como te disse a mim despertou-me vários sentimentos, às vezes é disso que as pessoas precisam - de um despertar !!!

quantas vezes uma pessoa só dá valor a algo quando perde esse algo ?!

- quando se perde a saúde
- quando se perde um ente querido
- quando se perde até mesmo um objecto

Se apenas na desgraça podemos ver a Deus somos muito desgraçados. Apenas quando não temos mais para onde nos virar, por ultimo viramo-nos para o desconhecido. É isso que te feito o ser humano desde sempre. É aqui que as religiões entram, prometendo tudo e mais alguma coisa, se tão somente "me fizeres um ato de adoração eu te darei todos os reinos do mundo" (onde é que eu já li isto!?).


Se só damos valor quando perdemos as coisas, imagina um mundo onde ninguém perdesse o que quer que seja

desperdiçaríamos todas essas coisas realmente importantes, porque as teríamos em abundância, é como o dinheiro...quem tem muito desperdiça-o em extravagâncias

todavia quando à falta delas, já não somos extravagantes, damos-lhe valor

Não é nada irracional portanto pensar que Deus assim se comporta connosco usando pessoas para nos despertar, pessoas se calhar escolhidas pela sua força interior


Sim, eu concordo que nas dificuldades damo-nos conta da nossa pequenez e fragilidade. Mas isso não nos garante qualquer ajuda divina. Quer dizer: Deus está à espera que estejamos no charco para se manifestar?


porque foi isso que vi, pessoas que apesar de padecerem de doenças horrorosas ( genéticas ou não ), dão um extraordinário exemplo de vida, agarram-se à vida, não a desperdiçam, nem 1 hora é desperdiçada, com elas está sempre a esperança, coragem, determinação em seguir sempre em frente, mesmo que todos gozem com eles, mesmo que todo o mundo os julgue monstros

Claro. Mas isso acontece com todos. Créus e incréus. Quando estamos doentes queremos viver nem que seja mais uma hora, porque temos medo do desconhecido. Temos medo do que se passará do outro lado porque somos completamente ignorantes. Digam o que digam os mercadores de Deus, somos ignorantes e ponto final. Não adianta inventar e interpretar Deus porque não passa disso mesmo. Uma interpretação, uma alucinação, uma cabo de uma vassoura á qual nos agarramos para dar algum significado á nossa vida.

Deus injusto ou Deus justo ?!

e se a essas pessoas lhes fosse concedido um prémio bem elevado, só para mostrarem com o seu sofrimento o valor das coisas neste mundo ?! para mostrar àqueles que tudo têm e a nada dão valor ?!


Mas qual prémio qual carapuça. O prémio final para o ser humano é igual aos animais: a morte e o retorno ao pó. Depois outros virão para continuar a história.[/quote]



"Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro. A real tragédia da vida são os adultos que têm medo da luz" . Platão
hocosi
hocosi
Moderador
Moderador

Mensagens : 2893
Likes : 372
Data de inscrição : 28/12/2011
Idade : 68
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ali existe Deus Empty Re: Ali existe Deus

Mensagem por Altar Ter Jun 23 2015, 23:25

hocosi escreveu:

Amigo Altar, esta pergunta talvez faça sentido para os jovens que na flor da juventude olham mais para o físico e para o que os olhos veem. Mas para uma pessoa madura a escolha do cônjuge, mais do que o coração deve imperar a razão. No caso dos homens algumas questões deveriam ser respondidas como: É ela respeitadora e laboriosa? É alguém que quando começa a falar grita e não se consegue equilibrar ou perde a compostura facilmente? É alguém capaz de lidar com as lutas do dia a dia sem o suporte de um homem. É seu modo de vestir adequado ou é excêntrica? É alguém inteligente e ativa ou é apenas uma fêmea que precisa de macho? É limpa e asseada ou é uma desleixada? Acompanha o nosso ritmo de pensamento e que consegue debater diversos temas em alto nível.

É este tipo de raciocínio que pode levar a termos alguém a nosso lado e alguém a quem podemos amar. O resto é conversa. O mesmo vale para a escolha de um homem por parte de uma mulher.


Oh, Hocosi

um dia se chegar a conhecer-te, num qualquer almoço, vamos gastar o latim a ver se um copo está meio cheio ou meio vazio de vinho

LOL  Morrer a rir  Morrer a rir  Morrer a rir

para mim vai sempre parecer vazio  Morrer a rir  Morrer a rir  Morrer a rir

----------------

Se é apenas pela razão, basta colocar um anúncio nos jornais :

Procura-se :

pessoa humilde ( vide:  É seu modo de vestir adequado ou é excêntrica? )
trabalhadora ( vide :  É ela respeitadora e laboriosa? )
pouco faladora ( vide : É alguém que quando começa a falar grita e não se consegue equilibrar ou perde a compostura facilmente? )

e esperar por um Curriculum Vitae, e depois fazer uma entrevista

os entrevistadores para um emprego também se baseiam só na razão, fazendo testes e perguntas que só para eles devem fazer sentido

o TLC também tem uma excelente série :

Left At the Altar (*)

http://press.discovery.com/emea/tlc/programs/left-altar/

escolhidos a dedo pela razão e abandonadas pela razão

aconselho a que vejam

(*) não sou eu LOL  Morrer a rir  Morrer a rir  Morrer a rir  Morrer a rir  Morrer a rir  Morrer a rir

hocosi escreveu:

Na minha opinião Deus deveria ser encontrado, senão de modo visível e indiscutivelmente, pelo menos pela razão. Deveria ser tão real para cada um de nós que não seria preciso andar há milhares de anos a debater a sua existência. Deveria ser tão real par cada um de nós como é o nosso pai.


Uma questão bem pertinente, e bem sincera da tua parte

e esta questão se calhar nem te veio da razão mas do teu coração, Hocosi

e não te poderei responder sem me valer da minha veia estritamente católica, responder-te-ei em parte

Quem te disse que Ele não deseja mesmo ser encontrado por ti ?!

o que é a realidade ?! o que é a verdade ?! já reparaste que tudo o que é meu não é teu e vice-versa ?! quero dizer, que em ultima analise todas as minhas realidades e verdades não são tuas e vice-versa ?!

não é crítica nenhuma perante ti, é apenas a constatação do género humano :

eu digo 1 coisa, tu dizes 2
eu digo 3, tu 4

isto vem na sequência dos últimos posts na secção ciência, vai ver para entenderes melhor o que pretendo dizer

Eu acho que Deus está presente na história, com presença real, mas isso sou eu a dizer valendo-me da fé católica - não propriamente do que me é impingido, mas sim do que eu próprio encontrei na fé católica, o que é diferente

hocosi escreveu:

Se apenas na desgraça podemos ver a Deus somos muito desgraçados. Apenas quando não temos mais para onde nos virar, por ultimo viramo-nos para o desconhecido. É isso que te feito o ser humano desde sempre. É aqui que as religiões entram, prometendo tudo e mais alguma coisa, se tão somente "me fizeres um ato de adoração eu te darei todos os reinos do mundo" (onde é que eu já li isto!?).


se somos muito desgraçados em só encontrar valor nas coisas que perdemos ?! talvez

mas isso podes tu encontrar resposta visitando um IPO

e depois diz-me aqui quem é que dá mais valor à vida, se eles se tu

isso vale para mim também, vale para todos

hocosi escreveu:

Sim, eu concordo que nas dificuldades damo-nos conta da nossa pequenez e fragilidade. Mas isso não nos garante qualquer ajuda divina. Quer dizer: Deus está à espera que estejamos no charco para se manifestar?


Se escolheste uma mulher só pela razão e nunca pela paixão e coração, que o teu corpo nunca te atraiçoe porque poderás mesmo cair no charco que é onde o verdadeiro amor às vezes se revela

Muitos indianos mergulham em esgotos para os desentupir ( vi isto num qualquer documentário dos piores empregos do mundo )

porquê ?! porque tinham família para alimentar, filhos para criar, filhos para educar

Não me digas que não dás a vida pelos teus filhos

porque se dás isso é cair no charco por Amor, e Amor é Deus

falar é fácil, mas ninguém sabe o que é o Amor


hocosi escreveu:

Uma interpretação, uma alucinação, uma cabo de uma vassoura á qual nos agarramos para dar algum significado á nossa vida.


ok

Que Deus não exista, seja apenas uma alucinação colectiva, um ideal imaginário

seja um cajado, apenas um cajado

eu tenho um cajado e quem é ateu não tem cajado, cairá portanto bem mais depressa do que eu, e poderá ser de maneira bem estrondosa


hocosi escreveu:

Mas qual prémio qual carapuça. O prémio final para o ser humano é igual aos animais: a morte e o retorno ao pó. Depois outros virão para continuar a história.


Atendendo a que no início do post falaste só na razão

Então também ninguém te impede, que de uma forma legal e legítima te entregues às paixões

pelo menos terás prémio neste mundo

essa visão do mundo é casualista, teoria segundo a qual o acaso e a aleatoriedade é a origem de todos os fenómenos.

não interessa mesmo, fica só com a ideia de que desde o Big-Bang até ao ser-humano, aconteceram milhares de milhões de "euromilhões", todos eles numa sequência bem perfeita

se acreditas nisso....quem sou eu ?!



Altar
Altar
Membros
Membros

Mensagens : 1928
Likes : 58
Data de inscrição : 06/05/2013
Idade : 54
Localização : Lisboa - Alverca

Ir para o topo Ir para baixo

Ali existe Deus Empty Re: Ali existe Deus

Mensagem por Convidado Ter Jun 23 2015, 23:30

Altar escreveu:não interessa mesmo, fica só com a ideia de que desde o Big-Bang até ao ser-humano, aconteceram milhares de milhões de "euromilhões", todos eles numa sequência bem perfeita

se acreditas nisso....quem sou eu ?!

E olha que tem feito feliz muita gente por essa Europa fora... Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir

IT
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ali existe Deus Empty Re: Ali existe Deus

Mensagem por Convidado Ter Jun 23 2015, 23:53

Não acredite em algo simplesmente porque ouviu. Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito. Não acredite em algo simplesmente porque está escrito em seus livros religiosos. Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade. Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração. Mas depois de muita análise e observação, se você vê que algo concorda com a razão, e que conduz ao bem e beneficio de todos, aceite-o e viva-o.
Buda
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ali existe Deus Empty Re: Ali existe Deus

Mensagem por Altar Ter Jun 23 2015, 23:58

Investigando a Torre escreveu:

E olha que tem feito feliz muita gente por essa Europa fora... Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir

IT

Eu a ti só te pergunto se acreditas que o homem foi à lua

Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir



Altar
Altar
Membros
Membros

Mensagens : 1928
Likes : 58
Data de inscrição : 06/05/2013
Idade : 54
Localização : Lisboa - Alverca

Ir para o topo Ir para baixo

Ali existe Deus Empty Re: Ali existe Deus

Mensagem por Convidado Qua Jun 24 2015, 00:01

Altar escreveu:
Investigando a Torre escreveu:

E olha que tem feito feliz muita gente por essa Europa fora... Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir

IT

Eu a ti só te pergunto se acreditas que o homem foi à lua

Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir
Há coisas que não há como duvidar! Twisted Evil
Parece que "Deus" não estava lá... sim porque isto de andar com a cabeça na lua, não é para os deuses. Morrer a rir

IT
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ali existe Deus Empty Re: Ali existe Deus

Mensagem por Altar Qua Jun 24 2015, 00:18

Investigando a Torre escreveu:

Há coisas que não há como duvidar! Twisted Evil

IT

pois admira-me o teu critério, não estiveste lá na lua, baseias-te em quê para não duvidar ?!

vide fórum da ciência

"Em causa estão as filmagens originais da aterragem da missão Apollo 11 na Lua, que a NASA terá confirmado em 2009 que foram apagadas acidentalmente nos anos 1980. Desaparecidas estarão também 400 quilogramas de rochas lunares ..."



Altar
Altar
Membros
Membros

Mensagens : 1928
Likes : 58
Data de inscrição : 06/05/2013
Idade : 54
Localização : Lisboa - Alverca

Ir para o topo Ir para baixo

Ali existe Deus Empty Re: Ali existe Deus

Mensagem por Convidado Qua Jun 24 2015, 00:33

Altar escreveu:
Investigando a Torre escreveu:

Há coisas que não há como duvidar! Twisted Evil

IT

pois admira-me o teu critério, não estiveste lá na lua, baseias-te em quê para não duvidar ?!

vide fórum da ciência

"Em causa estão as filmagens originais da aterragem da missão Apollo 11 na Lua, que a NASA terá confirmado em 2009 que foram apagadas acidentalmente nos anos 1980. Desaparecidas estarão também 400 quilogramas de rochas lunares ..."

Ok!
Então agora o homem também não esteve na lua???
Olha, para mim também dá no mesmo, já que tal não me dá grande felicidade... Ficas contente?
Não acredito em Deus logo, não acredito que o homem tenha estado na lua!
Está bem assim? Arrow

Altar, Altar... andas a ver muitas séries cómicas nesses canais da MEO e não lhes dás o devido desconto. Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir
Pelo menos vê coisas que te alegrem a vida! tass bem

IT
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ali existe Deus Empty Re: Ali existe Deus

Mensagem por Altar Qua Jun 24 2015, 00:51

Investigando a Torre escreveu:
Altar escreveu:
Investigando a Torre escreveu:

Há coisas que não há como duvidar! Twisted Evil

IT

pois admira-me o teu critério, não estiveste lá na lua, baseias-te em quê para não duvidar ?!

vide fórum da ciência

"Em causa estão as filmagens originais da aterragem da missão Apollo 11 na Lua, que a NASA terá confirmado em 2009 que foram apagadas acidentalmente nos anos 1980. Desaparecidas estarão também 400 quilogramas de rochas lunares ..."

Ok!
Então agora o homem também não esteve na lua???
Olha, para mim também dá no mesmo, já que tal não me dá grande felicidade... Ficas contente?
Não acredito em Deus logo, não acredito que o homem tenha estado na lua!
Está bem assim? Arrow

Altar, Altar... andas a ver muitas séries cómicas nesses canais da MEO e não lhes dás o devido desconto. Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir
Pelo menos vê coisas que te alegrem a vida!  tass bem

IT

LOL Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir

eu tento é compor os danos contra a espiritualidade, contra Deus

eu gosto de discutir religião Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir

haja é tempo



Altar
Altar
Membros
Membros

Mensagens : 1928
Likes : 58
Data de inscrição : 06/05/2013
Idade : 54
Localização : Lisboa - Alverca

Ir para o topo Ir para baixo

Ali existe Deus Empty Re: Ali existe Deus

Mensagem por hocosi Qua Jun 24 2015, 13:36

Altar escreveu: Oh, Hocosi

um dia se chegar a conhecer-te, num qualquer almoço, vamos gastar o latim a ver se um copo está meio cheio ou meio vazio de vinho

para mim vai sempre parecer vazio.

Qual copo? O meu ou o teu?

Se é apenas pela razão, basta colocar um anúncio nos jornais :

Procura-se :


Estás enganado. Eu apenas quis dizer que para além do coração, precisa operar a razão. Claro que podemos apaixonar-nos, mas não pode ser um amor cego sem calcular as consequências e a sabedoria de se comprometer com alguém.


Eu acho que Deus está presente na história, com presença real, mas isso sou eu a dizer valendo-me da fé católica - não propriamente do que me é impingido, mas sim do que eu próprio encontrei na fé católica, o que é diferente


Claro que deus e deuses estão presentes na história dos homens. O homem devido à sua natureza ignorante e morredoura sempre procurou encontrar no desconhecido as respostas para o que não sabe. Daí vieram as religiões. O medo do desconhecido, a ignorância da ciência, as doenças sem cura, campo fértil para os mercadores da fé que os obrigavam a sacrificar filhos, animais e bem estar. Em troca de quê? Duma promessa que não teriam tempo de ver cumprida porque entretanto morreriam. E como há sempre uma explicação na boca dos iluminados, inventaram a vida após a morte. Grande negócio!

se somos muito desgraçados em só encontrar valor nas coisas que perdemos ?! talvez

mas isso podes tu encontrar resposta visitando um IPO

e depois diz-me aqui quem é que dá mais valor à vida, se eles se tu

isso vale para mim também, vale para todos


Podes crer que cada vez dou mais valor à vida. É esta que tenho!

Muitos indianos mergulham em esgotos para os desentupir ( vi isto num qualquer documentário dos piores empregos do mundo )

porquê ?! porque tinham família para alimentar, filhos para criar, filhos para educar

Não me digas que não dás a vida pelos teus filhos

porque se dás isso é cair no charco por Amor, e Amor é Deus

falar é fácil, mas ninguém sabe o que é o Amor

Eu vi esse documentário. Mas aqui Deus nada faz para ajudar os miseráveis. É por não serem católicos? Ninguém sabe o que é o Amor? O ser humano debate-se há milhares de anos com toda a sorte de calamidades, guerras, fomes, doenças e morte e vens dizer que Deus é amor? Na verdade o Catolicismo transformou o prazer em pecado e o sofrimento em virtude. Daí tu falares como falas.

ok

Que Deus não exista, seja apenas uma alucinação colectiva, um ideal imaginário

seja um cajado, apenas um cajado

eu tenho um cajado e quem é ateu não tem cajado, cairá portanto bem mais depressa do que eu, e poderá ser de maneira bem estrondosa


Agora também és profeta?



Atendendo a que no início do post falaste só na razão

Então também ninguém te impede, que de uma forma legal e legítima te entregues às paixões

pelo menos terás prémio neste mundo

Mais uma vez estás enganado. Foram e são os dizem acreditar em Deus os que têm cometido as piores tropelias das história da humanidade. As cadeias estão cheias de religiosos. Mas como escreveu  o filósofo francês Michel Onfray, no seu Tratado de Ateologia :“O último deus desaparecerá com o último dos homens” e acrescenta: “E com o último dos homens desaparecerão o temor, o medo, a angústia, essas máquinas de criar divindades”. Os chimpanzés têm noções morais, sentimentos de empatia e solidariedade – e não rezam nem creem em Deus.

Se a crença em Deus funcionasse como um termômetro da moralidade de uma pessoa, nunca encontraríamos tantos casos de abuso sexual contra crianças como encontramos entre líderes religiosos. Esta é uma das evidências mais fortes do equívoco cometido ao estabelecer uma relação determinante entre a crença em Deus e a moralidade de uma pessoa. As pessoas que realizam tais atos deploráveis vivem suas vidas para Deus e sob as regras deste Deus. São elas que acreditam que suas ações são observadas por este ser que dita o que é certo e o que é errado para tudo que existe no planeta, incluindo as ações morais. Apesar disso, são elas mesmas que agem imoralmente e que causam tanta dor à aqueles que deveriam ser protegidos pelos adultos: as crianças.



"Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro. A real tragédia da vida são os adultos que têm medo da luz" . Platão
hocosi
hocosi
Moderador
Moderador

Mensagens : 2893
Likes : 372
Data de inscrição : 28/12/2011
Idade : 68
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ali existe Deus Empty Re: Ali existe Deus

Mensagem por River raid Qua Jun 24 2015, 19:15

Fiquei impressonado com estas palavras do Hocosi:

"Se apenas na desgraça podemos ver a Deus somos muito desgraçados. Apenas quando não temos mais para onde nos virar, por ultimo viramo-nos para o desconhecido. É isso que te feito o ser humano desde sempre. É aqui que as religiões entram, prometendo tudo e mais alguma coisa, se tão somente "me fizeres um ato de adoração eu te darei todos os reinos do mundo" (onde é que eu já li isto!?)."

é por isso que estou neste fórum. Não adoro nenhuma religião. Pessoalmente, sou da opinião que a maior parte de seus líderes são uma cambada de calões que tudo fazem para não trabalhar. Uma vez que não pagam impostos são uma nódoa no tecido social.

No fundo, as religiões além de dinheiro, seus líderes pretendem adoração, eles sentem-se confortáveis em subjugar a mente dos fieis. São um Poder paralelo. Como qualquer empresa, vendem um produto baseado na chantagem psicológica.

Jesus não vendeu produto nenhum, suas acções foram baseadas na esperança. Jesus não fundou religião nenhuma. Ele simplesmente deu-nos directrizes em como viver esta vida.

A ganância humana destruiu o cristianismo verdadeiro...
A Igreja católica, apesar de seus erros, ajuda mais pessoas por minuto do que todas as religiões juntas e mesmo assim é taxada de apóstata. O que não falta são TJ´s e evangélicos em lares de idosos católicos.

Propocionalmente, as TJ´s são uma migalha no tecido religioso mundial e apresentam os mesmos problemas da ICAR desta feita numa escala muito maior! Por exemplo, para cada pedófilo católico existirão dezenas de TJ´s. Ou seja, existe 1 bilhião de católicos para 8 milhões de TJ´s. Calculem a proporção de 1 para 0,0008% e vejam o resultado: onde existe mais pedofilia?












avatar
River raid
Membros
Membros

Mensagens : 4622
Likes : 180
Data de inscrição : 02/09/2013
Idade : 49
Localização : Maia

Ir para o topo Ir para baixo

Ali existe Deus Empty Re: Ali existe Deus

Mensagem por Altar Sex Jun 26 2015, 14:24

hocosi escreveu:

Claro que deus e deuses estão presentes na história dos homens. O homem devido à sua natureza ignorante e morredoura sempre procurou encontrar no desconhecido as respostas para o que não sabe. Daí vieram as religiões. O medo do desconhecido, a ignorância da ciência, as doenças sem cura, campo fértil para os mercadores da fé que os obrigavam a sacrificar filhos, animais e bem estar. Em troca de quê? Duma promessa que não teriam tempo de ver cumprida porque entretanto morreriam. E como há sempre uma explicação na boca dos iluminados, inventaram a vida após a morte. Grande negócio!


sim, reconheço que a história não joga muito a favor das religiões em alguns aspectos

mas também não sabes como seria a nossa evolução social sem as religiões

só para te dar um exemplo, aquilo que tu hoje conheces pelo Código Civil, teve a sua origem e inspiração no código do direito canônico

temos que retroceder muito na história para ver como é que o ser humano evoluiu socialmente, com as suas próprias leis civis

desde o código hamurabi, até "Sheva Mitzvót bnei Noach" ( Leis de Noé ) que dizem ser mais antigas



hocosi escreveu:

Podes crer que cada vez dou mais valor à vida. É esta que tenho!


Acho que fazes bem, deve ser essa a atitude, mas repara que a maior parte das pessoas não

Muitas delas só se dão conta quando uma doença grave lhes bate à porta

depois começam a dar valor até às coisas mais insignificantes, como o pôr do sol, as ondas do mar a baterem na areia, coisas assim

Transcrevi um texto abaixo da série que divulguei e que ilustra bem aquilo que penso

Trata-se de uma mãe com uma criança-adulta (*), disse ela :

Ele continua a viver num lugar bonito
Não vive na realidade, vive no mundo dele
mas faz-nos ver as coisas de outra forma, abrandar
e apreciar cada minute porque cada minuto é uma dádiva

Embarassing Bodies Holland - T1 - EP.17 ( canal TLC )


(*) uma "criança" de 22 anos com 1.20m de altura e inteligiência de uma criança de uns 6/7 anos



hocosi escreveu:

Eu vi esse documentário. Mas aqui Deus nada faz para ajudar os miseráveis. É por não serem católicos? Ninguém sabe o que é o Amor? O ser humano debate-se há milhares de anos com toda a sorte de calamidades, guerras, fomes, doenças e morte e vens dizer que Deus é amor? Na verdade o Catolicismo transformou o prazer em pecado e o sofrimento em virtude. Daí tu falares como falas.


Deus concede graças a todos, católicos e não católicos

O amor e a caridade só se revela através do sofrimento, sim, é o entendimento que tenho

É bem diferente um casal jovem que dizem amar-se muito

daquele casal de idosos em que um dos conjugues tem que tratar do outro que está acamado

se calhar esse casal jovem, que dizem terem muito amor um pelo outro, nem sequer chegam a esse momento



hocosi escreveu:

Agora também és profeta?


Não, no fundo são pessoas livres, não são ?!

Mas eu acho que mesmo a liberdade deve ter regras




Mais uma vez estás enganado. Foram e são os dizem acreditar em Deus os que têm cometido as piores tropelias das história da humanidade. As cadeias estão cheias de religiosos. Mas como escreveu  o filósofo francês Michel Onfray, no seu Tratado de Ateologia :“O último deus desaparecerá com o último dos homens” e acrescenta: “E com o último dos homens desaparecerão o temor, o medo, a angústia, essas máquinas de criar divindades”. Os chimpanzés têm noções morais, sentimentos de empatia e solidariedade – e não rezam nem creem em Deus.


Os chimpanzés não são animais domesticáveis, podem explodir a qualquer momento

há até um caso famoso de uma americana que teve que receber um transplante facial por ter sido atacada por um chimpanzé "domesticado"




Se a crença em Deus funcionasse como um termômetro da moralidade de uma pessoa, nunca encontraríamos tantos casos de abuso sexual contra crianças como encontramos entre líderes religiosos.


posso dizer-te que esses nunca foram religiosos, nunca acreditaram em Deus

Aproximam-se de todos os sítios onde possam estar crianças, seja uma creche gerida pelo estado, ou qualquer orfanato religioso, é indiferente




Altar
Altar
Membros
Membros

Mensagens : 1928
Likes : 58
Data de inscrição : 06/05/2013
Idade : 54
Localização : Lisboa - Alverca

Ir para o topo Ir para baixo

Ali existe Deus Empty Re: Ali existe Deus

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos