EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"

Participe do fórum, é rápido e fácil

EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"
EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sentimento de rejeição para com a espiritualidade, Bíblia, Deus e Jesus

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Sentimento de rejeição para com a espiritualidade, Bíblia, Deus e Jesus Empty Sentimento de rejeição para com a espiritualidade, Bíblia, Deus e Jesus

Mensagem por António Madaleno Qui Mar 14 2013, 23:04

Gostava de contar uma ilustração alusiva ao que muitos sentem em relação à espiritualidade, Bíblia, Deus, Jesus, etc.

Muitas das vezes as experiências negativas passadas na religião, principalmente quando as pessoas são educadas desde crianças, fazem com que estas quando crescem e se desenvolvem na vida adulta e independente, sintam desprezo e rejeição por tudo o que mencionei antes.

Sentem isso porque muitas das vezes, a educação transmitida por seus pais, instrutores e líderes religiosos foi tudo, menos equilibrada. Isso muitas vezes provoca uma tal revolta que acabam por rejeitar toda e qualquer forma de espiritualidade e até mesmo os incomoda quando se toca nesse assunto.

O exemplo da introdução que criei e a forma como o Vitor e a MariaL se sentiram é pragmático disso mesmo (AQUI).

Devido a todos esses fatores já mencionados é humano e natural alguém ter este tipo de sentimentos depois de uma experiência negativa.

Mas será que a culpa é realmente da Bíblia, da sua mensagem, de Deus ou de Jesus?

Ou é antes da forma como as circunstâncias conduziram a nossa vida e as experiências e ilações que tiramos delas?

Imaginemos o seguinte:

Todos os anos, os pais de um certo rapaz decidem levá-lo à Euro Disney. Sendo este o sonho de qualquer criança, seria natural que o rapaz se sinta feliz em todos os anos poder experimentar a sensação de estar junto dos seus heróis preferidos e poder usufruir de todos os divertimentos proporcionados pelo parque de diversões.

Mas no caso dele, ele teme que tal dia chegue. Aliás, ele desenvolveu verdadeiro repúdio pela ida à Euro Disney.

E porquê?

Porque todos os anos, aquando da preparação para a ida para esse parque de diversões, seus pais, nos poucos meses que antecedem, passam horas massacrando o filho com regras e mais regras que ele tem de cumprir nesse parque: as horas a que se terá de levantar, o que poderá comer, quais as diversões onde poderá andar e quais as que terá de rejeitar.

Nesses preparativos, seus pais de modo quase esquizofrénico fazem-no memorizar essas regras e repeti-las diariamente e quando falha alguma ou não a diz na ordem correta, punem-no com castigos severos e punição física.

Depois, já no parque de diversões, os alertas constantes e as punições físicas à mínima desobediência ou desatenção às regras são também uma constante. Os pais passam também o tempo constantemente a discutir um com o outro, aos berros, ao mínimo desacordo entre eles, colocando o rapaz numa situação de embaraço perante os outros.

Perante tais circunstâncias, é de admirar que ele, no dia-a-dia, sinta asco, simplesmente de ver um desenho animado da Disney e seus personagens ou de ver uma publicação da mesma?

Ele nem mesmo deseja ouvir falar da Disney, quanto mais ler ou comentar sobre tal assunto.

Isto é o que muitas vezes se passa com respeito às coisas espirituais. A revolta e desilusão sentidas por uma educação religiosa rígida, muitas das vezes sem equílibro, afeto e amor fazem com que ao se desejar abandonar a religião, acabe-se por rejeitar ou negar até mesmo o que de valioso e bom ela possa ter ensinado.

Acaba-se por misturar os sentimentos que se possuem contra a religião, passando-os para algo que não está diretamente dependente desta e que nem foi desta que surgiu. Neste caso, refiro-me à Bíblia, seus ensinamentos, valores e tesouros espirituais.

Na ilustração que contei, tentei mostrar o que muito provalmente era o sentimento de todos aqueles que, ansiosamente esperavam ouvir o Mestre. O contexto social, político e religioso estavam bem presentes nessa ilustração e serviram para mostrar como aquele povo desejava escutar uma mensagem de esperança.

Não precisamos nos dias de hoje escutar tal mensagem? Estamos nós melhores do que aquelas pessoas? Em certo sentido estamos. Mas sem dúvida que muitos dos sentimentos daquelas pessoas são sentidos por muitos de nós, sobrecarregados com o peso da vida social, económica e política.

Se aquela mensagem de Jesus foi importante para eles e lhes deu um senso de esperança, milhões de pessoas continuam hoje em dia a olhar para o seu exemplo e suas palavras com o mesmo sentimento.

Para reflexão...
António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Sentimento de rejeição para com a espiritualidade, Bíblia, Deus e Jesus Empty Re: Sentimento de rejeição para com a espiritualidade, Bíblia, Deus e Jesus

Mensagem por antonio1965 Sex Mar 15 2013, 08:15

Plenamente de acordo TJC.

A nossa tendencia natural, nestes casos, é para ir cair no outro extremo. Ainda hoje travo a minha luta interna para que isso não aconteça comigo.
antonio1965
antonio1965
Membros
Membros

Mensagens : 1257
Likes : 85
Data de inscrição : 23/08/2012
Idade : 59
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Sentimento de rejeição para com a espiritualidade, Bíblia, Deus e Jesus Empty Re: Sentimento de rejeição para com a espiritualidade, Bíblia, Deus e Jesus

Mensagem por Fidel Apostate Sex Mar 15 2013, 09:59

Sem dúvida TJC, plenamente de acordo.

A carga e a tortura são tão grandes, e todos os dias é tão sentida, que pura e simplesmente a pessoa acaba por perder qualquer desejo de continuar.

Tudo passa para um patamar de falsidade, de não querer sequer ter o o mais pequeno contacto com tal assunto, devido ao sofrimento tão intenso que sofreu.
Tenho presenciado situações de extremos, não só em adultos, mas principalmente em crianças, que sofrem abusos da mais variada ordem com por vezes uma única razão, a de estarem atentos e sossegados nas reuniões, caso contrário serão punidos de diversas maneiras.

Que resultado terá isso a médio, longo prazo? Não podemos discernir cada caso, mas certamente temos a noção bem real que com o tempo, essas crianças, mais tarde jovens e depois adultos terão sérias dificuldades em acreditar que venha algo de bom da parte de Deus, pois durante grande parte da sua vida lhes foram inflingidos todo o tipo de abusos em nome do mesmo. Ao invés de um Deus de amor foi-lhes apresentada a ideia de um Deus severo, vingativo e interessado em obediência cega, não foi nunca apresentada a relação de genuíno amor da parte desse Deus que realmente nos ama.

Como tal os estragos provocados na personalidade de cada um são imensos tudo porque homens e mulheres mal preparados, doutrinados humanamente, ao invés de apresentarem a verdadeira personalidade de Deus, apresentam sim, as suas falhas de personalidade e interpretações frustradas de Deus. Estes, muitas vezes algozes involuntários, são vítimas eles próprios de abusos iguais aos que agora inflingem, pois no seu sub consciente sentem-se agora na obrigação de mostrar essa posição de força que no passado foi infligida a eles mesmos.

Como tal cada vez mais chego à conclusão de os sistemas hierarquizados religiosos, são na verdade intrumentos que afastam as pessoas de Deus, deixando-as à mercê da escravidão inflingida por homens.

Ocorre-me agora na ideia o versículo bíblico de Tiago 4:8: . . .Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. . . . chegai-vos a homens e perdereis Deus de vista! [negrito é meu]

Abraço,
Fidel

Fidel Apostate
Fidel Apostate
Membros
Membros

Mensagens : 840
Likes : 76
Data de inscrição : 01/08/2012
Idade : 57
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Sentimento de rejeição para com a espiritualidade, Bíblia, Deus e Jesus Empty Re: Sentimento de rejeição para com a espiritualidade, Bíblia, Deus e Jesus

Mensagem por MariaL Sex Mar 15 2013, 10:45

TJC,

Excelente tópico!

Vamos lá ver se consigo dar uma resposta inicial breve, porque agora, não tenho tempo para mais.

Reflito, constamente, nestas questões, que aqui levantas. Teria de ter perdido o cérebro e a alma para não o fazer. Mas, cada vez mais, penso que na minha natureza, não existe dimensão espiritual. Que me foi colocada à força, que se não tivesse tido educação jeovísta, nunca por inclinação natural seria uma pessoa espiritual, espiritualista, com fé, ou como queiram chamar-lhe.

Uma coisa é certa, presentemente estou muito bem sem fé. Que é uma coisa, que vocês crentes, têm dificuldade em entender, mas é um facto.

Lançando aqui, um ponto de discussão, a minha fé tinha 3 pilares: a Torre, a Bíblia e Deus. Sobre o primeiro, nem vale a pena dizer nada. O segundo e o terceiro, não existem um sem o outro. E se a Bíblia não faz sentido para mim, se é apenas um livro escrito por homens ...

MariaL
MariaL
Membros
Membros

Mensagens : 988
Likes : 79
Data de inscrição : 12/05/2012
Idade : 50
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Sentimento de rejeição para com a espiritualidade, Bíblia, Deus e Jesus Empty Re: Sentimento de rejeição para com a espiritualidade, Bíblia, Deus e Jesus

Mensagem por Condor Sex Mar 15 2013, 11:41

TJ Curioso escreveu:

Mas será que a culpa é realmente da Bíblia, da sua mensagem, de Deus ou de Jesus?
Ou é antes da forma como as circunstâncias conduziram a nossa vida e as experiências e ilações que tiramos delas?

Acaba-se por misturar os sentimentos que se possuem contra a religião, passando-os para algo que não está diretamente dependente desta e que nem foi desta que surgiu. Neste caso, refiro-me à Bíblia, seus ensinamentos, valores e tesouros espirituais.


TJC,

É sem dúvida uma questão interessante mas creio que o modo como a apresentas é altamente redutora.
Pessoalmente separo espiritualidade da religião e até de escritos considerados sagrados.
Depois não se abordou um outro aspecto. Aqueles que descontentes com a sua religião optam por uma religião totalmente diferente da que a sua cultura costuma aceitar.

Por exemplo uma ex-TJ decide converter-se ao budismo.
Um ex-xintoísta descontente converte-se ao catolicismo.

Em ambos os casos, deixaram de aceitar os seus escritos sagrados e optaram por aceitar outros livros considerados sagrados. Nós ocidentais costumamos usar o termo Escrituras Sagradas para nos referirmos à Bíblia, mas com isso esquecemos, ou desconsideramos, que existem vários outros: Alcorão, Torá, Bagavadguitá, Mahabharata, Guru Granth Sahib, Zend Avesta, Kitáb-i-Aqdas, Codificação Espírita de Allan Kardec e vários outros, que são considerados por quem os segue no mesmo patamar que a Bíblia - como sagrados.

Depois em relação a Deus e Jesus as mesmas considerações podem ser feitas tal como no caso dos escritos sagrados.

Mais questões:

- Não foram as circunstâncias geográficas, o lugar onde nascemos, que nos permitiu aceitar o cristianismo? Se fossemos indianos ou chineses também teria sido assim?

- Uma pequena criança pode ser considerada uma pessoa espiritual?
Pessoalmente direi que sim. Lembrando as palavras do Mestre Jesus: "Deixai vir a mim as criancinhas, pois delas é o Reino de Deus". "A menos que vos tornais como criancinhas não podereis herdar o Reino de Deus".

Direi que a espiritualidade não está depende destes factores que estão muito além do nosso controle. Não é a religião, escritos sagrados, um determinado profeta ou messias, lugar geográfico que nos dá a espiritualidade.

Manter uma religião ou trocar esta por outra não é por si sinal de manter a espiritualidade. Deixar de ter religião não é deixar de ter espiritualidade. A espiritualidade é algo que vai muito além de algo escrito, da idade, da geografia ou até da crença, é algo que nos vem da essência, que nos faz aproximar de todos e de tudo, que nos torna mais tolerantes, mais amorosos, mais compassivos, mais... e isso não tem nada haver com religião, escritos sagrados ou crenças pessoais.

Por agora não me posso alongar mais.
Um abraço.
Condor
Condor
Membros
Membros

Mensagens : 367
Likes : 41
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 60
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Sentimento de rejeição para com a espiritualidade, Bíblia, Deus e Jesus Empty Re: Sentimento de rejeição para com a espiritualidade, Bíblia, Deus e Jesus

Mensagem por António Madaleno Sex Mar 15 2013, 11:53

Condor escreveu:
TJC,

É sem dúvida uma questão interessante mas creio que o modo como a apresentas é altamente redutora.
Pessoalmente separo espiritualidade da religião e até de escritos considerados sagrados.
Depois não se abordou um outro aspecto. Aqueles que descontentes com a sua religião optam por uma religião totalmente diferente da que a sua cultura costuma aceitar.

Por exemplo uma ex-TJ decide converter-se ao budismo.
Um ex-xintoísta descontente converte-se ao catolicismo.

Em ambos os casos, deixaram de aceitar os seus escritos sagrados e optaram por aceitar outros livros considerados sagrados. Nós ocidentais costumamos usar o termo Escrituras Sagradas para nos referirmos à Bíblia, mas com isso esquecemos, ou desconsideramos, que existem vários outros: Alcorão, Torá, Bagavadguitá, Mahabharata, Guru Granth Sahib, Zend Avesta, Kitáb-i-Aqdas, Codificação Espírita de Allan Kardec e vários outros, que são considerados por quem os segue no mesmo patamar que a Bíblia - como sagrados.

Depois em relação a Deus e Jesus as mesmas considerações podem ser feitas tal como no caso dos escritos sagrados...

Condor obrigado pela tua reflexão. Concordo em absoluto com o que apresentas. Este tópico foi criado tendo em mente a completa negação de espiritualidade por parte de quem se sentiu desiludido com a religião onde cresceu e se formou como indíviduo.

Não é minha intenção, fazer aqui a apologia de regresso a uma religião organizada, coisa que eu tenho inúmeras vezes manifestado estar contra. O cerne deste tópico é quando se "deita a água suja, juntamente com o bebé".

Tu quando citas as palavras de Jesus, estás a demonstrar que consideras essas palavras sábias e corretas. Foi exatamente o rejeitar todas essas palavras de sabedoria, alegando que são "lenga-lenga", etc., que me motivou a escrever este tópico.

António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Sentimento de rejeição para com a espiritualidade, Bíblia, Deus e Jesus Empty Re: Sentimento de rejeição para com a espiritualidade, Bíblia, Deus e Jesus

Mensagem por Heidi Klum Sex Mar 15 2013, 14:52

TJCurioso este tópico fez-me reflectir mais do que qualquer visita de pastoreio ou conversa mais ou menos propensa à reflexão por parte de uma TJ. Obrigada.
Heidi Klum
Heidi Klum
Membros
Membros

Mensagens : 91
Likes : 12
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 49
Localização : Norte

Ir para o topo Ir para baixo

Sentimento de rejeição para com a espiritualidade, Bíblia, Deus e Jesus Empty Re: Sentimento de rejeição para com a espiritualidade, Bíblia, Deus e Jesus

Mensagem por MariaL Sex Mar 15 2013, 15:45

Condor escreveu: A espiritualidade é algo que vai muito além de algo escrito, da idade, da geografia ou até da crença, é algo que nos vem da essência, que nos faz aproximar de todos e de tudo, que nos torna mais tolerantes, mais amorosos, mais compassivos, mais... e isso não tem nada haver com religião, escritos sagrados ou crenças pessoais.


É esta dimensão que me interessa explorar agora. Agora sou materialista, mas não digo não a nada. É preciso é tempo e mente aberta para conhecer, ler e meditar em coisas diferentes daquelas que conheci até agora.

Seria muito interessante e enriquecedor ver outros "caminhos" debatidos aqui no fórum. Sei que alguns aqui no fórum já os percorreram ...

Estas palavras do Condor "... que nos faz aproximar de todos e de tudo, que nos torna mais tolerantes, mais amorosos, mais compassivos, mais ..." explicam muito bem porque estou melhor agora, sem fé, do que alguma vez estive.
MariaL
MariaL
Membros
Membros

Mensagens : 988
Likes : 79
Data de inscrição : 12/05/2012
Idade : 50
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Sentimento de rejeição para com a espiritualidade, Bíblia, Deus e Jesus Empty Re: Sentimento de rejeição para com a espiritualidade, Bíblia, Deus e Jesus

Mensagem por Ana Cláudia Sex Mar 15 2013, 21:16

Estou como a MariaL, acho que se a dimensão espiritual não me tivesse sido enfiada á força nunca teria entrado.

Já disse muito mais vezes do que as necessárias que me tornei agnóstica. Porquê? Várias razões mas posso destacar duas 1)considero a biblia escrita por homens, apesar de concordar que tem passagens que aprecio e que pode ser um bom orientador moral, 2) não tenho evidencias da existência de deus na minha vida. Sim, sei que é uma posição egoísta.

Eu nunca fiz mal a ninguém, até sigo aquilo a que se podem chamar normas morais cristãs, tento, muitas vezes em prejuízo próprio, ajudar os outros, e quando preciso de alguma coisa fico a "xuxar no dedo"??? Hoje serei egoísta e não acharei isto justo.
Ana Cláudia
Ana Cláudia
Membros
Membros

Mensagens : 3340
Likes : 138
Data de inscrição : 16/05/2012
Idade : 42

Ir para o topo Ir para baixo

Sentimento de rejeição para com a espiritualidade, Bíblia, Deus e Jesus Empty Re: Sentimento de rejeição para com a espiritualidade, Bíblia, Deus e Jesus

Mensagem por Ana Cláudia Sex Mar 15 2013, 21:19

Tenho de acrescentar:

É como aquela passagem bíblica que diz que deus não nos dá mais do que podemos aguentar... dá, dá. é como dizia o outro ai aguenta, aguenta...

Eu tenho estado a levar com uma dose que nem mereço nem aguento!

Como crer no que quer que seja???
Ana Cláudia
Ana Cláudia
Membros
Membros

Mensagens : 3340
Likes : 138
Data de inscrição : 16/05/2012
Idade : 42

Ir para o topo Ir para baixo

Sentimento de rejeição para com a espiritualidade, Bíblia, Deus e Jesus Empty Re: Sentimento de rejeição para com a espiritualidade, Bíblia, Deus e Jesus

Mensagem por MariaL Sex Mar 15 2013, 22:00

E eu estou contigo nestes dois comentários, Atena.
Se alguém tiver respostas para isto ...
MariaL
MariaL
Membros
Membros

Mensagens : 988
Likes : 79
Data de inscrição : 12/05/2012
Idade : 50
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Sentimento de rejeição para com a espiritualidade, Bíblia, Deus e Jesus Empty Re: Sentimento de rejeição para com a espiritualidade, Bíblia, Deus e Jesus

Mensagem por Dream5 Sex Mar 15 2013, 23:16

Atena escreveu:Estou como a MariaL, acho que se a dimensão espiritual não me tivesse sido enfiada á força nunca teria entrado.

Já disse muito mais vezes do que as necessárias que me tornei agnóstica. Porquê? Várias razões mas posso destacar duas 1)considero a biblia escrita por homens, apesar de concordar que tem passagens que aprecio e que pode ser um bom orientador moral, 2) não tenho evidencias da existência de deus na minha vida. Sim, sei que é uma posição egoísta.

Eu nunca fiz mal a ninguém, até sigo aquilo a que se podem chamar normas morais cristãs, tento, muitas vezes em prejuízo próprio, ajudar os outros, e quando preciso de alguma coisa fico a "xuxar no dedo"??? Hoje serei egoísta e não acharei isto justo.

Isso é o teu carma ou a tua aurea,existe pessoas que nascem com o coxis virado para a lua,e outras não,,,porquê??? tudo tem a ver com o estado de espirito,confiança,motivação....sorte,esta ultima é sò o cruzamento entre a opotunidade e o estar bem perparado.Acredito na biblia e nos seus ensinamentos,o que eu mais detesto é doutrinas de pessoas que se acham deuses,,,e ainda por cima de uma religiâo que nasceu na Amèrica......onde è que eu tinha a cabeça,,,ainda agora um amigo meu me disse que na America existe milhares de seitas identicas´aquela que tu andas-te....aquela malta è toda maluca,,,vai por mim que eu è que sei...eu vivi lá.
Dream5
Dream5
Membros
Membros

Mensagens : 1009
Likes : 94
Data de inscrição : 04/12/2012
Idade : 50
Localização : palmela

Ir para o topo Ir para baixo

Sentimento de rejeição para com a espiritualidade, Bíblia, Deus e Jesus Empty Re: Sentimento de rejeição para com a espiritualidade, Bíblia, Deus e Jesus

Mensagem por Dream5 Sex Mar 15 2013, 23:23

Atena escreveu:Tenho de acrescentar:

É como aquela passagem bíblica que diz que deus não nos dá mais do que podemos aguentar... dá, dá. é como dizia o outro ai aguenta, aguenta...

Eu tenho estado a levar com uma dose que nem mereço nem aguento!

Como crer no que quer que seja???

Para quem está lá no alto da torre a ca...g...r sentenças é facil aguentar,ainda mais quando eles não fazem nada do que dizem para os demais fazer. Aquilo deve ser uma casa de anedotas e ainda se riem das novas luzes..... Pimenta no cú dos outros é refresco.
Dream5
Dream5
Membros
Membros

Mensagens : 1009
Likes : 94
Data de inscrição : 04/12/2012
Idade : 50
Localização : palmela

Ir para o topo Ir para baixo

Sentimento de rejeição para com a espiritualidade, Bíblia, Deus e Jesus Empty Re: Sentimento de rejeição para com a espiritualidade, Bíblia, Deus e Jesus

Mensagem por open mind Sáb Mar 16 2013, 09:15

Amiga Atena, o que o Condor diz está certíssimo, a nossa espiritualidade está a léguas de qualquer religião, podes despir-te de religiões e crenças, mas nunca o faças da tua espiritualidade, cais num vazio, perdes a tua essência.

Das três uma, ou tú estás a dar muita importância ao que não tem (pessoas e situações), ou estás a atrair situações e pessoas que não queres e por não quereres e teres receio disso mesmo, estas caiem-te em cima, e aqui há a necessidade de descontraires na vida, quer dizer que vives em tensão e com medos, atraindo mais do mesmo, ou ainda estás a passar por um periodo de evolução, aprendizagem e a ter a tuas lições de vida, aprende e segue, não fiques bloqueada e presa ao mesmo....como diz o velho ditado....faz como a água, ela contorna obstaculos e segue o seu caminho, não fica a bater de frente com eles
Tú és forte rapariga

Regra para não te decepcionares com os outros e com a vida:
- nunca esperes nada de ninguém, mesmo quando de alguma forma foste útil.
Só ajudas porque queres, logo não esperes agradecimentos, se estes vierem, fica feliz, mas se não, também não te decepcionas, pois não os esperavas.
open mind
open mind
Membros
Membros

Mensagens : 298
Likes : 35
Data de inscrição : 25/12/2012
Idade : 54
Localização : Setubal

Ir para o topo Ir para baixo

Sentimento de rejeição para com a espiritualidade, Bíblia, Deus e Jesus Empty Re: Sentimento de rejeição para com a espiritualidade, Bíblia, Deus e Jesus

Mensagem por Paulo Neto Sáb Mar 16 2013, 10:39

open mind escreveu:Amiga Atena, o que o Condor diz está certíssimo, a nossa espiritualidade está a léguas de qualquer religião, podes despir-te de religiões e crenças, mas nunca o faças da tua espiritualidade, cais num vazio, perdes a tua essência.

Das três uma, ou tú estás a dar muita importância ao que não tem (pessoas e situações), ou estás a atrair situações e pessoas que não queres e por não quereres e teres receio disso mesmo, estas caiem-te em cima, e aqui há a necessidade de descontraires na vida, quer dizer que vives em tensão e com medos, atraindo mais do mesmo, ou ainda estás a passar por um periodo de evolução, aprendizagem e a ter a tuas lições de vida, aprende e segue, não fiques bloqueada e presa ao mesmo....como diz o velho ditado....faz como a água, ela contorna obstaculos e segue o seu caminho, não fica a bater de frente com eles
Tú és forte rapariga

Regra para não te decepcionares com os outros e com a vida:
- nunca esperes nada de ninguém, mesmo quando de alguma forma foste útil.
Só ajudas porque queres, logo não esperes agradecimentos, se estes vierem, fica feliz, mas se não, também não te decepcionas, pois não os esperavas.

Vénia Vénia Vénia aplausos aplausos Good


Bem Open, cada dia que passa fico mais impressionado com os teus comentários. Sempre bem estruturados, pensados, e sempre transmitindo paz e conhecimento. Senti necessidade de reler a tua apresentação.

Obrigado por ser forista deste fórum.
tass bem
Paulo Neto
Paulo Neto
Admin
Admin

Mensagens : 8135
Likes : 279
Data de inscrição : 20/09/2011
Idade : 50
Localização : Vila de Cucujães

http://escravodaverdade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Sentimento de rejeição para com a espiritualidade, Bíblia, Deus e Jesus Empty Re: Sentimento de rejeição para com a espiritualidade, Bíblia, Deus e Jesus

Mensagem por open mind Sáb Mar 16 2013, 10:48

Bem ellipsis, agora deixaste-me com as bochechas vermelhonas, obrigado. Embarassed
Eu também agradeço a todos, porque também aprendo muito com todos vós, é da analise das vossas personalidades e das personalidades de quem se cruza na vida comigo, que nasce a pessoa que sou hoje, bem como da minha própria vivência.
Mais uma vez, obrigado
open mind
open mind
Membros
Membros

Mensagens : 298
Likes : 35
Data de inscrição : 25/12/2012
Idade : 54
Localização : Setubal

Ir para o topo Ir para baixo

Sentimento de rejeição para com a espiritualidade, Bíblia, Deus e Jesus Empty Re: Sentimento de rejeição para com a espiritualidade, Bíblia, Deus e Jesus

Mensagem por Ana Cláudia Sáb Mar 16 2013, 10:52

open mind escreveu:Amiga Atena, o que o Condor diz está certíssimo, a nossa espiritualidade está a léguas de qualquer religião, podes despir-te de religiões e crenças, mas nunca o faças da tua espiritualidade, cais num vazio, perdes a tua essência.

Das três uma, ou tú estás a dar muita importância ao que não tem (pessoas e situações), ou estás a atrair situações e pessoas que não queres e por não quereres e teres receio disso mesmo, estas caiem-te em cima, e aqui há a necessidade de descontraires na vida, quer dizer que vives em tensão e com medos, atraindo mais do mesmo, ou ainda estás a passar por um periodo de evolução, aprendizagem e a ter a tuas lições de vida, aprende e segue, não fiques bloqueada e presa ao mesmo....como diz o velho ditado....faz como a água, ela contorna obstaculos e segue o seu caminho, não fica a bater de frente com eles
Tú és forte rapariga

Regra para não te decepcionares com os outros e com a vida:
- nunca esperes nada de ninguém, mesmo quando de alguma forma foste útil.
Só ajudas porque queres, logo não esperes agradecimentos, se estes vierem, fica feliz, mas se não, também não te decepcionas, pois não os esperavas.

Minha querida, sabes que gosto muito de ti, não sabes?

Pois eu sei que sou forte. Mas não me apetece nada ter de ser forte tantas vezes. Estou cansada, entendes?
Não fico presa a situações e pessoas, até as resolvo rapidamente, lambo as feridas e sigo em frente. Mas estou tão cansada....


ellipsis escreveu:
Vénia Vénia Vénia aplausos aplausos Good


Bem Open, cada dia que passa fico mais impressionado com os teus comentários. Sempre bem estruturados, pensados, e sempre transmitindo paz e conhecimento. Senti necessidade de reler a tua apresentação.

Obrigado por ser forista deste fórum.
tass bem

Não podia estar mais de acordo Ellipsis.
Ana Cláudia
Ana Cláudia
Membros
Membros

Mensagens : 3340
Likes : 138
Data de inscrição : 16/05/2012
Idade : 42

Ir para o topo Ir para baixo

Sentimento de rejeição para com a espiritualidade, Bíblia, Deus e Jesus Empty Re: Sentimento de rejeição para com a espiritualidade, Bíblia, Deus e Jesus

Mensagem por open mind Sáb Mar 16 2013, 11:03

Atena escreveu:
open mind escreveu:Amiga Atena, o que o Condor diz está certíssimo, a nossa espiritualidade está a léguas de qualquer religião, podes despir-te de religiões e crenças, mas nunca o faças da tua espiritualidade, cais num vazio, perdes a tua essência.

Das três uma, ou tú estás a dar muita importância ao que não tem (pessoas e situações), ou estás a atrair situações e pessoas que não queres e por não quereres e teres receio disso mesmo, estas caiem-te em cima, e aqui há a necessidade de descontraires na vida, quer dizer que vives em tensão e com medos, atraindo mais do mesmo, ou ainda estás a passar por um periodo de evolução, aprendizagem e a ter a tuas lições de vida, aprende e segue, não fiques bloqueada e presa ao mesmo....como diz o velho ditado....faz como a água, ela contorna obstaculos e segue o seu caminho, não fica a bater de frente com eles
Tú és forte rapariga

Regra para não te decepcionares com os outros e com a vida:
- nunca esperes nada de ninguém, mesmo quando de alguma forma foste útil.
Só ajudas porque queres, logo não esperes agradecimentos, se estes vierem, fica feliz, mas se não, também não te decepcionas, pois não os esperavas.

Minha querida, sabes que gosto muito de ti, não sabes?

Pois eu sei que sou forte. Mas não me apetece nada ter de ser forte tantas vezes. Estou cansada, entendes?
Não fico presa a situações e pessoas, até as resolvo rapidamente, lambo as feridas e sigo em frente. Mas estou tão cansada....


ellipsis escreveu:
Sentimento de rejeição para com a espiritualidade, Bíblia, Deus e Jesus 1071515759 Sentimento de rejeição para com a espiritualidade, Bíblia, Deus e Jesus 1071515759 Sentimento de rejeição para com a espiritualidade, Bíblia, Deus e Jesus 1071515759 Sentimento de rejeição para com a espiritualidade, Bíblia, Deus e Jesus 2784389376 Sentimento de rejeição para com a espiritualidade, Bíblia, Deus e Jesus 2784389376 Sentimento de rejeição para com a espiritualidade, Bíblia, Deus e Jesus 2235858336


Bem Open, cada dia que passa fico mais impressionado com os teus comentários. Sempre bem estruturados, pensados, e sempre transmitindo paz e conhecimento. Senti necessidade de reler a tua apresentação.

Obrigado por ser forista deste fórum.
Sentimento de rejeição para com a espiritualidade, Bíblia, Deus e Jesus 1416650876

Não podia estar mais de acordo Ellipsis.

Aprende minha linda, tú só estás cansada porque te esgotas, porque vives a tua vida e a vida dos outros sempre numa rotação acima das tuas forças.
Assim vais estenuar-te sem grande proveito....faz uma triagem das situações em que intervens, e não te dês toda, vai-te dando, conforme pessoas e situações vão merecendo.
Assim o esforço é doseado, consegues respeito e que os outros façam por merecer o que lhes dás.
Voçês hoje deixam-me envergonhada Embarassed
open mind
open mind
Membros
Membros

Mensagens : 298
Likes : 35
Data de inscrição : 25/12/2012
Idade : 54
Localização : Setubal

Ir para o topo Ir para baixo

Sentimento de rejeição para com a espiritualidade, Bíblia, Deus e Jesus Empty Re: Sentimento de rejeição para com a espiritualidade, Bíblia, Deus e Jesus

Mensagem por Ana Cláudia Sáb Mar 16 2013, 11:11

open mind,

vou envergonha-te mais um bocadinho...

Fazes parte do grupo de pessoas que acho que enriquecem o forum com os seus comentários, ideias e opiniões. Não concordo com tudo o que escreves mas é exactamente isso que é a individualidade e que enriquece este forum.

É esta diversidade de opiniões e de comentários que faz com as pessoas venham ler o que aqui se escreve, faz com que fiquem e faz com que algumas TJs abram os olhos ou pelo menos fiquem com duvidas.

É esta diversidade que dá apoio aos que nos procuram a precisar dele.
Ana Cláudia
Ana Cláudia
Membros
Membros

Mensagens : 3340
Likes : 138
Data de inscrição : 16/05/2012
Idade : 42

Ir para o topo Ir para baixo

Sentimento de rejeição para com a espiritualidade, Bíblia, Deus e Jesus Empty Re: Sentimento de rejeição para com a espiritualidade, Bíblia, Deus e Jesus

Mensagem por open mind Sáb Mar 16 2013, 11:18

Querida
Não é suposto concordarmos sempre, e todos uns com os outros...senão bastava um escrever e os outros dizerem AMEN.
Cada cabeça sua sentença....é da discussão que sai a luz e aí por diante, ditados velhos mas certos.

Quando não estão de acordo, prefiro que me mostrem o outro lado, também é assim que aprendo alguma coisa, certo????
open mind
open mind
Membros
Membros

Mensagens : 298
Likes : 35
Data de inscrição : 25/12/2012
Idade : 54
Localização : Setubal

Ir para o topo Ir para baixo

Sentimento de rejeição para com a espiritualidade, Bíblia, Deus e Jesus Empty Re: Sentimento de rejeição para com a espiritualidade, Bíblia, Deus e Jesus

Mensagem por MariaL Sáb Mar 16 2013, 14:20

Eu tinha pedido respostas, aqui está uma. Obrigada, open mind. Nada disto aprendi com as TJ nem na Bíblia.

open mind escreveu:

Das três uma, ou tú estás a dar muita importância ao que não tem (pessoas e situações), ou estás a atrair situações e pessoas que não queres e por não quereres e teres receio disso mesmo, estas caiem-te em cima, e aqui há a necessidade de descontraires na vida, quer dizer que vives em tensão e com medos, atraindo mais do mesmo, ou ainda estás a passar por um periodo de evolução, aprendizagem e a ter a tuas lições de vida, aprende e segue, não fiques bloqueada e presa ao mesmo....como diz o velho ditado....faz como a água, ela contorna obstaculos e segue o seu caminho, não fica a bater de frente com eles.

Aprende minha linda, tú só estás cansada porque te esgotas, porque vives a tua vida e a vida dos outros sempre numa rotação acima das tuas forças.
Assim vais estenuar-te sem grande proveito....faz uma triagem das situações em que intervens, e não te dês toda, vai-te dando, conforme pessoas e situações vão merecendo.
Assim o esforço é doseado, consegues respeito e que os outros façam por merecer o que lhes dás.

Somos o produto das nossas vivências. Não acordei um dia a dizer: “Agora já não me apetece acreditar na Bíblia, em Deu, em Jesus nem ser cristã.”
O TJC costuma dizer que não se deve deitar fora o bebé juntamente com a água suja. Mas há razões e caminhos diferentes…

MariaL
MariaL
Membros
Membros

Mensagens : 988
Likes : 79
Data de inscrição : 12/05/2012
Idade : 50
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Sentimento de rejeição para com a espiritualidade, Bíblia, Deus e Jesus Empty Re: Sentimento de rejeição para com a espiritualidade, Bíblia, Deus e Jesus

Mensagem por António Madaleno Sáb Mar 16 2013, 14:59

Sem dúvida que a open mind é uma mais valia neste fórum (vá cora mais um pouco!).

E com respeito a deitar a água suja com o bebé, creio que a espiritualidade (não religião), deve ser mantida, porque é uma parte essencial de cada um de nós. Independentemente das opções que cada um tome ou dos caminhos que decida seguir.
António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Sentimento de rejeição para com a espiritualidade, Bíblia, Deus e Jesus Empty Re: Sentimento de rejeição para com a espiritualidade, Bíblia, Deus e Jesus

Mensagem por MariaL Sáb Mar 16 2013, 15:25

TJ Curioso escreveu:

E com respeito a deitar a água suja com o bebé, creio que a espiritualidade (não religião), deve ser mantida, porque é uma parte essencial de cada um de nós. Independentemente das opções que cada um tome ou dos caminhos que decida seguir.

Há uns dias atrás o Condor postou um texto muito interessante sobre espiritualidade vs religião.
https://testemunhasdejeova.forumeiros.com/t1546-religiao-vs-espiritualidade?highlight=espiritualidade

A Wikipedia tem esta definição, que para mim não diz nada:

"A espiritualidade é uma dimensão da pessoa humana que traduz, segundo diversas religiões e confissões religiosas, o modo de viver característico de um crente que busca alcançar a plenitude da sua relação com o transcendental. Cada uma das referidas religiões comporta uma dimensão específica a esta descrição geral, mas, em todos os casos, se pode dizer que a espiritualidade "traduz uma dimensão do homem, enquanto é visto como ser naturalmente religioso, que constitui, de modo temático ou implícito, a sua mais profunda essência e aspiração"

O que é a espiritualidade para cada um de vocês?
Quem só acredita na matéria não tem uma dimensão espiritual?


MariaL
MariaL
Membros
Membros

Mensagens : 988
Likes : 79
Data de inscrição : 12/05/2012
Idade : 50
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Sentimento de rejeição para com a espiritualidade, Bíblia, Deus e Jesus Empty Re: Sentimento de rejeição para com a espiritualidade, Bíblia, Deus e Jesus

Mensagem por Ana Cláudia Sáb Mar 16 2013, 15:43

MariaL escreveu:
TJ Curioso escreveu:

E com respeito a deitar a água suja com o bebé, creio que a espiritualidade (não religião), deve ser mantida, porque é uma parte essencial de cada um de nós. Independentemente das opções que cada um tome ou dos caminhos que decida seguir.

Há uns dias atrás o Condor postou um texto muito interessante sobre espiritualidade vs religião.
https://testemunhasdejeova.forumeiros.com/t1546-religiao-vs-espiritualidade?highlight=espiritualidade

A Wikipedia tem esta definição, que para mim não diz nada:

"A espiritualidade é uma dimensão da pessoa humana que traduz, segundo diversas religiões e confissões religiosas, o modo de viver característico de um crente que busca alcançar a plenitude da sua relação com o transcendental. Cada uma das referidas religiões comporta uma dimensão específica a esta descrição geral, mas, em todos os casos, se pode dizer que a espiritualidade "traduz uma dimensão do homem, enquanto é visto como ser naturalmente religioso, que constitui, de modo temático ou implícito, a sua mais profunda essência e aspiração"

O que é a espiritualidade para cada um de vocês?
Quem só acredita na matéria não tem uma dimensão espiritual?



Acompanho-te, MariaL, nas tuas duvidas.
Ana Cláudia
Ana Cláudia
Membros
Membros

Mensagens : 3340
Likes : 138
Data de inscrição : 16/05/2012
Idade : 42

Ir para o topo Ir para baixo

Sentimento de rejeição para com a espiritualidade, Bíblia, Deus e Jesus Empty Re: Sentimento de rejeição para com a espiritualidade, Bíblia, Deus e Jesus

Mensagem por open mind Sáb Mar 16 2013, 15:46

Ser um ser espiritual, nada tem a ver com ser religioso.
Com mais tempo vou explicando diferenças.
open mind
open mind
Membros
Membros

Mensagens : 298
Likes : 35
Data de inscrição : 25/12/2012
Idade : 54
Localização : Setubal

Ir para o topo Ir para baixo

Sentimento de rejeição para com a espiritualidade, Bíblia, Deus e Jesus Empty Re: Sentimento de rejeição para com a espiritualidade, Bíblia, Deus e Jesus

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos