EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"

Participe do fórum, é rápido e fácil

EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"
EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ter muito conhecimento da ORGA dá-nos vantagem?

Página 1 de 11 1, 2, 3 ... 9, 10, 11  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Ter muito conhecimento da ORGA dá-nos vantagem? Empty Ter muito conhecimento da ORGA dá-nos vantagem?

Mensagem por António Madaleno Sex maio 03 2013, 08:27

Este topico foi aberto porque esta discussão começou num local errado. Foi a partir desta mensagem do Lopão que tudo começou. Está incluida no comentário do TJC para não tirar a mensagem no local original, mas foi copiada.
Podem continuar a dialogar, mas agora num local mais correto.


lopão escreveu:
AlexandraShanti escreveu:Bom dia a todos,

Sou ex TJ e desde 2009 não frequento mais as reuniões. De início fiquei sem rumo pois, aprendi que ao sair da organização Jeová viraria as costas para mim e retiraria seu espírito santo.

Pensei em voltar algumas vezes e até fui no salão do reino um avez, mas constatei que aquilo não fazia mais parte de mim.. n ão sabia explicar, mas não me sentia bem naquele lugar onde presenciei fofocas, intrigas e maledicências por parte de uma mulherada que nas portas pregavam o amor genuíno e entre "as irmãs" pouca ou nenhuma condescendência era praticada! Aquilo me destoava na minha coerencia.

Durante anos repudiei minha familia, claro que fui fanatica, mas sempre levava em consideração o versiculo da biblia onde Jesus diz que se alguém der mais importancia á familia do que a ele, essa pessoa nã era digna dele. Pois bem, fui contra tudo e contra todos e machuquei muitta gente, inclusive meu pai que faleceu sem entender o por que de muita coisa e nossa relação estava abalada por isso.

Abreviando a minha experiencoa como TJ para não cansá-los, ainda hoje sinto duvidas quando penso em tantas coisas reais que o CG nos apresentava. As profecias aparentemente tão fidedignas, as datas tão precisas (claro que eu não pesquisava muito e engolia tudo que era apresentado como alimento espiritual), a perspectiva de uma vida feliz num futuro bem próximo,a destruição no armagedom.. tenho uma filha de 1 ano e meio e ainda tenho medo do armagedom, que possamos as duas ser destruidas...

Enfim, estou aqui para sanar essas duvidas e gostaria de contar com os amigos para tal, já que vi a seriedade do fórum e das pessaos que aqui postam, documentando tudo.
Hoje me sinto um pouco m ais forte, mas não tão convicta, tanto que as vezes penso se essa religião ainda não será a verdadeira, visto tantas coisas coerentes (pelo menos pro meu cérebro ainda vinculado ao medo) que eles pregam. Peço ajuda a todos que se propuserem com seriedade e sem espirito vingativo e futil. Preciso mesmo da vossa ajuda.

Abraço a todos,

Alexandra

Boa noite Alexandra,

Visto que pediu para alguém dar ajuda sem espírito vingativo ou fútil, é isso que pretendo fazer aqui. Vamos ser neutros e encarar a realidade. O fato de discordamos disso ou daquilo não anula muitas verdades que são pregadas quase que exclusivamente pelas Testemunhas de Jeová.

Posso citar a trindade, inferno, imortalidade da alma a restauração do paraíso entre outras. Sobre o armagedon, não sou tolo para dizer que não virá, pois está na Bíblia e, de fato, trata-se do fim deste mundo iníquo e dos que o apoiam. Tenho eu receio de ser destruído no armagedon? Sem dúvida que sim! São as testemunhas de Jeová a religião verdadeira?

Não há a menor dúvida que sim, ainda que precisem ser levadas a aprimoramentos em alguns de seus ensinos. Seria ficar mais cego, alguém classificar tudo como mentiras os ensinamentos das testemunhas de Jeová por causa de alguns ensinamentos mudados. Deve-se de mente aberta analisar a história das Testemunhas. Russell escreveu muitas besteiras? Sim escreveu! Outros depois dele agiram igual? Sim, agiram! Mas as verdades que ensinaram e publicaram não se tornaram mentiras por causa das tolices cometidas.

A terra será povoada para sempre e o armagedon abrirá o caminho para isso. É simplesmente impossível contestar isso de alguma forma, dizendo não este o propósito divino. Eu sempre achei difícil aceitar a ideia da mudança de ensino, porque sempre se dizia que o ensino provinha de Jeová Deus. Se vier de Jeová não deve mudar, esse é o raciocínio lógico. Como pode Jesus ter um escravo fiel e discreto, responsável por alimento espiritual que depois não deve mais se alimentar dele por causa da mudança?

Fui instrutor de anciãos por muitos anos na qualidade de Supte. De circuito efetivo que também fui por 9 anos (na minha apresentação eu omiti isso, apenas disso que fui substituto), mas só recentemente encontrei motivos bíblicos para entender claramente que alguém na dianteira da organização cometeria falhas no ensino e ainda assim, serem servos de Deus. Veja só estes motivos: O Rei Davi desejou construir para Jeová um templo e Natã, que era um profeta, cujas palavras eram sempre tidas como vindas de Deus, pois era assim que todos os profetas procediam, disse que ele podia construir , o assegurando que tinha a aprovação de Jeová. Porém, Deus disse que ele não devia construir.

E por meio de quem disse Ele isso? Por meio do profeta Natã, o mesmo que disse que Deus aprovava a intenção de Davi. Natã, mesmo na qualidade de profeta se equivocou. Mas isso não fazia dele um profeta falso, sim, representava o Deus verdadeiro. Veja isso em 1 crônicas 17:1-4.

Outro caso dos servos de Deus se equivocarem no modo de interpretação de palavras divinas temos em João 21: 21-23 quando os discípulos passaram a difundir erroneamente que Jesus dissera que Pedro não morreria. Novamente isso não fazia com que não fossem os verdadeiros discípulos. Em vista disso Alexandra, a organização das Testemunhas de Jeová é sem sombra de dúvida a religião verdadeira. Tudo o que se possa falar contra ela de seu passado não passa de enganos de interpretação que devia ser mudado.

Li tudo o eu Raymond Franz escreveu e nunca acusou o corpo governante do qual fez parte, de intenções demoníacas, o que caracteriza as organizações usadas por Satanás. Jamais em seus escritos, Raymond acusou a organização de maquinação e nem mesmo do mau uso dos donativos. Fui desassociado em junho de 2007. Mas não pense que ficarei nesta situação. Tudo o que se fala contra a organização já é do meu conhecimento. Não há nada absolutamente demoníaco. Realmente, mais se depõe a favor do que contra esta organização.

Temos de considerar isso! A sobrepujança das ações de devoção piedosa suplanta em muito quaisquer falhas. Falta a mim humildade de admitir que não lidei bem com a situação que levou a minha desassociação. Quando recuperar a suficiente humildade voltarei a me associar com as Testemunhas de Jeová, pois o armagedon virá sim, pois está na Bíblia e a terra será mesmo transformada num paraíso. Aqui neste fórum, não vou induzir ninguém a retornar a organização de Jeová, pois como diz a Bíblia “cada um leva a sua própria carga” (responsabilidade). – Gálatas 6:5

Trabalhei representando o corpo governante por anos e sei que a sinceridade de que possuem, de modo muito do que se fala contra ele é falso, muito falso mesmo! Nem tudo que sei e vivi pode ser relatado aqui. Mas se precisar de algo me escreva no e-mail sumumd@gmail.com.



_______________________________________________________________________________________________________________________

Resposta do TJ Curioso


É interessante como pessoas que têm acesso às mesmas informações sobre a Organização, chegam a conclusões tão diferentes!

Lopão, lá por Raymond Franz não acreditar que as intenções do corpo governante fossem demoníacas ou com motivações erradas, isso não significa que na prática, essas políticas organizacionais e o desejo de controlar seus irmãos cristãos não se tornem em práticas erradas.

Ele próprio disse que eles (CG) são vítimas de vítimas. Persistem num padrão religioso errado e acredita apesar de poderes encarar algumas crenças como certas, ainda assim muitas delas estão erradas, sim.

E mesmo naquelas em que poderão estar certos, existem outras religiões que defendem exatamente o que as TJ defendem a nível doutrinal.

Assim, onde está a diferença? Acho que precisas de pesquisar muito mais para além do livro "Crise de Consciência".


Última edição por ellipsis em Sex maio 03 2013, 18:09, editado 3 vez(es) (Motivo da edição : Colocar a informação de onde começou este Tópico)


"Não me calarei perante a perversidade de homens que se colocam como deuses entre os demais e que tentam silenciar aqueles que lhes fazem frente."
António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ter muito conhecimento da ORGA dá-nos vantagem? Empty Re: Ter muito conhecimento da ORGA dá-nos vantagem?

Mensagem por Kimba Sex maio 03 2013, 08:45

TJ Curioso escreveu:É interessante como pessoas que têm acesso às mesmas informações sobre a Organização, chegam a conclusões tão diferentes!


TJ Curioso, acho que estás a ser simpático. Para mim, quem se inscreve num fórum como este e depois escreve o que o lopão escreveu, tem uma agenda escondida e não pode estar com intenções sérias. Aquela verborreia toda, com destaque para a desculpabilização do corpo governante, é um decalque de uma qualquer sentinela. Por isso acuso: lopão és uma fraude, e acho que só andas aqui para lançar a confusão.


"Aquele que procura a verdade corre o risco de a encontrar." - Isabel Allende
Kimba
Kimba
Membros
Membros

Mensagens : 704
Likes : 89
Data de inscrição : 30/08/2012
Idade : 49
Localização : Aveiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ter muito conhecimento da ORGA dá-nos vantagem? Empty Re: Ter muito conhecimento da ORGA dá-nos vantagem?

Mensagem por Heidi Klum Sex maio 03 2013, 12:27

Bem, eu vou na pág 629 do livro que Raymond Franz escreveu "Em busa da liberdade cristã" e já cheguei a inúmeras conclusões sendo que a principal talvez, até agora, seja a que a ORGA ensina muito os estudantes até um certo ponto; a partir desse ponto a pessoa estagna (tem de estagnar segundo a ORGA). Se estagnar está tudo numa boa, os irmãos gostam dessa pessoa, é bem vista na congregação e acarinhada. Se a pessoa tem um "ataque" de lucidez e curiosidade e pesquisa e medita e raciocina (coisa que a ORGA aconselha: a meditação!) então tudo começa a ser visto com olhos de ver. Excelente para a pessoa! Desde que não fale nada, não comente com ninguém e continue a agir exactamente na mesma. Mas as pessoas não são máquinas e portanto o natural é começar a agir de acordo com o que aprenderam. Verdade? Mentira. Para a ORGA nem pensar. Temos é de nos perguntar: o que Deus acha que a pessoa deve fazer nesse caso? É que Jesus disse que a carga é leve. E não me parece que quem chega às conclusões que este fórum divulga e que continue na ORGA (de uma maneira regular, sem questionar, sem falar, sem se expressar) tenha uma carga leve. Ora, se não tem, deveria ter. Assim, algo se passa...


Heidi
Heidi Klum
Heidi Klum
Membros
Membros

Mensagens : 91
Likes : 12
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 49
Localização : Norte

Ir para o topo Ir para baixo

Ter muito conhecimento da ORGA dá-nos vantagem? Empty Re: Ter muito conhecimento da ORGA dá-nos vantagem?

Mensagem por lopão Sex maio 03 2013, 13:59

Kimba escreveu:
TJ Curioso escreveu:É interessante como pessoas que têm acesso às mesmas informações sobre a Organização, chegam a conclusões tão diferentes!


TJ Curioso, acho que estás a ser simpático. Para mim, quem se inscreve num fórum como este e depois escreve o que o lopão escreveu, tem uma agenda escondida e não pode estar com intenções sérias. Aquela verborreia toda, com destaque para a desculpabilização do corpo governante, é um decalque de uma qualquer sentinela. Por isso acuso: lopão és uma fraude, e acho que só andas aqui para lançar a confusão.

Bom dia,

É bastante desrespeitoso fazer a acusação que fez. Em primeiro lugar, eu admitir as falhas e em segundo, a Alexandra pediu que nos expressássemos sem espírito vingativo ou fútil. Se eu não não devo crer no que escrevi é necessário haver evidências disso. Aqui no forum li que minha experiência seria útil, afinal quem aqui serviu como eu servi e viu o que eu vi? Se tenho conhecimento de causa, por que não devo mencioná-lo? O proprio Raymond em vídeos no youtube defendeu a capacidade de seu tio como tradutor da TNM, embora a apostasia em geral litiga isso. Devia ele desconsiderar os pontos verdadeiros por causa de falhas? Meu querido, um ladrão que faz uma boa ação merece ser elogiado pela boa ação. O fato de ser ele um ladrão não quer dizer que tudo dele tem de ser desprezado ou não reconhecido. Eu não posso me expressar aqui como leigo que se afastou por causa do ouviu e leu. Fui muito mais do que um ancião. Eu entendo como funciona um circuito, um distrito e um betel e a comissão de filial e a atual da mesma. Tenho amplo conhecimento de diretrizes organizacionais para as chamadas comissões judicativas. Reunia-me quase todo os anos com outros viajantes com a comissão de filial ou representantes direto dela. Participei em mudanças para substituir livros e publicar outros, como exemplo a substituição do livro "Conhecimento" para o "Bíblia ensina". Ademais, se o que eu disse para a Alexandra é inverídico, apresente bases, mostre para ela como lidar com os sentimentos negativos de estar em esperança de salvação. Mostre você para ela onde se agarrar em busca de direção para os problemas que haverão de surgir na vida dela. Sua intenção aqui é das melhores? Então aja como tal e não simplesmente acuse-me. Para poder acusar-me precisa ter mais conhecimento do que eu tenho. Fale para mim quais foram as suas reais experiências com as Testemunhas de Jeová. Tem você larga experiência? Ou simplesmente foi um publicador? Se acha que sou duro com você, lembre que foi você que fez a acusação. Aguardo seus comentários baseados em sua experiência e não o espirito vingativo do qual a Alexandra disse não querer.

Tenha um bom dia



avatar
lopão

Mensagens : 50
Likes : 1
Data de inscrição : 30/04/2013
Idade : 56
Localização : Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

Ter muito conhecimento da ORGA dá-nos vantagem? Empty Re: Ter muito conhecimento da ORGA dá-nos vantagem?

Mensagem por Heidi Klum Sex maio 03 2013, 14:22

lopão escreveu:Tem você larga experiência? Ou simplesmente foi um publicador?


Não pretendendo demonstrar que tenho um espírito vingativo, porque considero que não o tenho, e não tendo a resposta do lopão sido dirigida à minha pessoa, apenas quero dizer que eu fui simplesmente uma publicadora e que considero os simplesmente publicadores tão bons ou tão dignos de consideração como os Superintendentes de Circuito, Distrito...etc. E que são os "simplesmente publicadores" que mais sofrem quando questionam o que quer que seja, portanto experiência não lhes falta e não me falta a mim também.


Última edição por TJ Curioso em Sex maio 03 2013, 14:38, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Acrescentar comentário.)


Heidi
Heidi Klum
Heidi Klum
Membros
Membros

Mensagens : 91
Likes : 12
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 49
Localização : Norte

Ir para o topo Ir para baixo

Ter muito conhecimento da ORGA dá-nos vantagem? Empty Re: Ter muito conhecimento da ORGA dá-nos vantagem?

Mensagem por Goran Sex maio 03 2013, 14:45

Boa tarde a todos!
Lopão, acha aconselhável participar neste tipo de fóruns? Com o vasto conhecimento que tem, deverá saber que pode ser destruído no Armagedom!!! scratch



Goran
Goran
Membros
Membros

Mensagens : 84
Likes : 19
Data de inscrição : 10/04/2013
Idade : 48
Localização : Aveiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ter muito conhecimento da ORGA dá-nos vantagem? Empty Re: Ter muito conhecimento da ORGA dá-nos vantagem?

Mensagem por António Madaleno Sex maio 03 2013, 14:46

Apesar do lopão não ter respondido às minhas observações, ainda assim, posso atestar que como ex-ancião, também eu tenho experiência na organização. Também tive vários privilégios na Organização, alguns deles bem restritos.

Convivi com muitos dos nomes mais sonantes da Organização e tive o privilégio de também passar pelo Betel.

Li também, para além de Raymond Franz muitos outros que foram betelitas, missionários, Sup. Circuito e Distrito, que chegaram às mesmas conclusões que eu e muitos outros.

A Organização da Torre de Vigia, por mais bem intencionada motivação possa ter, não passa de uma religião como as outras, tendo como senão a agravante de ser altamente manipuladora e controladora de seus membros, chegando mesmo ao ponto de estar classificada entre os grupos religiosos que usam de "controle mental" em seus membros.

Para para chegar a estas conclusões é preciso ler e pesquisar muito. Eu levei 10 anos a fazê-lo.


Última edição por TJ Curioso em Qua maio 08 2013, 20:14, editado 1 vez(es)


"Não me calarei perante a perversidade de homens que se colocam como deuses entre os demais e que tentam silenciar aqueles que lhes fazem frente."
António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ter muito conhecimento da ORGA dá-nos vantagem? Empty Re: Ter muito conhecimento da ORGA dá-nos vantagem?

Mensagem por lopão Sex maio 03 2013, 14:54

Goran escreveu:Boa tarde a todos!
Lopão, acha aconselhável participar neste tipo de fóruns? Com o vasto conhecimento que tem, deverá saber que pode ser destruído no Armagedom!!! scratch

É! Mas eu posso mudar isso! Posso consertar a minha vida. Apenas não posso reparar o mal que fiz aos que divulguei material critico que nada lhes ajudaram a ter mais fé em Deus. Obrigado pelo eu lembrete!



avatar
lopão

Mensagens : 50
Likes : 1
Data de inscrição : 30/04/2013
Idade : 56
Localização : Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

Ter muito conhecimento da ORGA dá-nos vantagem? Empty Re: Ter muito conhecimento da ORGA dá-nos vantagem?

Mensagem por Fidel Apostate Sex maio 03 2013, 15:05

lopão escreveu:
Kimba escreveu:
TJ Curioso escreveu:É interessante como pessoas que têm acesso às mesmas informações sobre a Organização, chegam a conclusões tão diferentes!


TJ Curioso, acho que estás a ser simpático. Para mim, quem se inscreve num fórum como este e depois escreve o que o lopão escreveu, tem uma agenda escondida e não pode estar com intenções sérias. Aquela verborreia toda, com destaque para a desculpabilização do corpo governante, é um decalque de uma qualquer sentinela. Por isso acuso: lopão és uma fraude, e acho que só andas aqui para lançar a confusão.

Bom dia,

É bastante desrespeitoso fazer a acusação que fez. Em primeiro lugar, eu admitir as falhas e em segundo, a Alexandra pediu que nos expressássemos sem espírito vingativo ou fútil. Se eu não não devo crer no que escrevi é necessário haver evidências disso. Aqui no forum li que minha experiência seria útil, afinal quem aqui serviu como eu servi e viu o que eu vi? Se tenho conhecimento de causa, por que não devo mencioná-lo? O proprio Raymond em vídeos no youtube defendeu a capacidade de seu tio como tradutor da TNM, embora a apostasia em geral litiga isso. Devia ele desconsiderar os pontos verdadeiros por causa de falhas? Meu querido, um ladrão que faz uma boa ação merece ser elogiado pela boa ação. O fato de ser ele um ladrão não quer dizer que tudo dele tem de ser desprezado ou não reconhecido. Eu não posso me expressar aqui como leigo que se afastou por causa do ouviu e leu. Fui muito mais do que um ancião. Eu entendo como funciona um circuito, um distrito e um betel e a comissão de filial e a atual da mesma. Tenho amplo conhecimento de diretrizes organizacionais para as chamadas comissões judicativas. Reunia-me quase todo os anos com outros viajantes com a comissão de filial ou representantes direto dela. Participei em mudanças para substituir livros e publicar outros, como exemplo a substituição do livro "Conhecimento" para o "Bíblia ensina". Ademais, se o que eu disse para a Alexandra é inverídico, apresente bases, mostre para ela como lidar com os sentimentos negativos de estar em esperança de salvação. Mostre você para ela onde se agarrar em busca de direção para os problemas que haverão de surgir na vida dela. Sua intenção aqui é das melhores? Então aja como tal e não simplesmente acuse-me. Para poder acusar-me precisa ter mais conhecimento do que eu tenho. Fale para mim quais foram as suas reais experiências com as Testemunhas de Jeová. Tem você larga experiência? Ou simplesmente foi um publicador? Se acha que sou duro com você, lembre que foi você que fez a acusação. Aguardo seus comentários baseados em sua experiência e não o espirito vingativo do qual a Alexandra disse não querer.

Tenha um bom dia

Olá amigo lopão,

No decurso da nossa vida temos efectivamente de fazer decisões com as quais nos identificamos e nos sentimos bem em consciência para o fazer e assim decidir.

Não serei eu de forma alguma que o irei criticar na questão de querer voltar para a Organização, essa será sempre a sua decisão pessoal, e se isso o faz sentir-se melhor, ótimo para si.

Como referencia Ray Franz, ele também não fez questão de emitir a opinião do que cada um de nós, depois de conhecer-mos os meandros da ORG deveríamos ou não fazer, em termos de ficar ou sair, simplesmente temos de tomar consciência das nossas acções em relação a nós, aos outros e a nossa relação com Deus.

Também não gosto de ser acusado disto ou daquilo quando emito a minha humilde opinião, mas também não gosto de acusar, gosto de trocar ideias, ouvindo as dos outros ainda que não concorde no mínimo com elas, daí serem opiniões, se depois de as ouvir e tendo reflectido nelas se provarem razoáveis, talvez a minha anterior opinião possa ser suplantada por esta outra, não procuro “ficar com a taça”, ou seja, que a minha opinião prevaleça sobre as demais. Daí pensar que em vez de acusar há que ouvir, aceitar mas também não retaliar com orgulho ferido, só porque já fomos mais do que um simples publicador na organização das TJ, que interessa isso? Será que nos dá mais peso, mais legitimidade de falar do que os demais? Nada disso amigo lopão, somos tão imperfeitos quanto os outros, tão falhos quanto os outros, embora tivéssemos vivenciado outras coisas dentro da ORG. Essa vantagem só possibilita partilhar o conhecimento dos pormenores dos bastidores, ainda que já seja conhecido na generalidade.

A experiência que o lopão diz ter nas diversas áreas e designações na ORG, certamente lhe ensinaram, a não revidar ao primeiro embate, antes mostrar e exercer paciência para com aqueles que têm opinião diferente ou menos privilegiada da ORG, não fazendo logo publicidade do que fizemos ou o que fomos dentro da ORG, desculpe que lhe diga, mas isso demonstra pouca madureza cristã, antes faz transparecer (não estou a dizer que é) uma certa “saudade do poder” que já viveu dentro da ORG, acusando logo outros de “simplesmente foi um publicador”, à semelhança dos fariseus do I século que desdenhavam do povo comum.

Em boa verdade muito realmente fez dentro da organização e certamente o fez com as melhores motivações de coração, mas de tudo o que descreveu, muito desse trabalho é administrativo e pouco valor têm para as demais TJs, ainda que possamos pensar o contrário.
Por muito que tenhamos vivido, nas mais diversas “posições de destaque” organizacional, a melhor posição que podemos ocupar é a da humildade perante Deus e perante homens, sem no entanto nos negar-mos a nível pessoal.

Como tal veja este meu comentário não como uma acusação, antes como um conselho de um humilde cristão que se esforça a cada dia para ser um ser humano melhor, esteja também certo de que os seus comentários e opiniões serão por mim apreciados no espírito de equidade, tolerância e amor próprios de um cristão que se preza de levar esse nome.

Com um abraço e estima,
Fidel Apostate




"Os amigos da verdade são aqueles que a procuram e não os que se vangloriam de a ter encontrado." - Condorcet , Marie
Fidel Apostate
Fidel Apostate
Membros
Membros

Mensagens : 840
Likes : 76
Data de inscrição : 01/08/2012
Idade : 57
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ter muito conhecimento da ORGA dá-nos vantagem? Empty Re: Ter muito conhecimento da ORGA dá-nos vantagem?

Mensagem por Kimba Sex maio 03 2013, 15:09

A minha experiência como tj está resumida na minha apresentação, mas desde já lhe digo que não “fui muito mais do que um ancião”, nem “ entendo como funciona um circuito”, nem patati patata. Ou seja, estalou o verniz e resolveu atirar-me á cara que sabe melhor do que eu como funciona uma empresa, neste caso a empresa torre de vigia, e depois? O que é que esse assomo de vaidade acrescentou à discussão? Nada.
Apenas mais uma coisa: a direcção para resolver os problemas da minha vida procuro-a eu, se você precisa que uma organização faça isso por si tudo bem, mas poupe-me às lições de moral.

E por aqui me fico, pois falta-me o tempo e sobretudo o jeito para lhe responder da maneira que merece…


"Aquele que procura a verdade corre o risco de a encontrar." - Isabel Allende
Kimba
Kimba
Membros
Membros

Mensagens : 704
Likes : 89
Data de inscrição : 30/08/2012
Idade : 49
Localização : Aveiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ter muito conhecimento da ORGA dá-nos vantagem? Empty Re: Ter muito conhecimento da ORGA dá-nos vantagem?

Mensagem por lopão Sex maio 03 2013, 15:29

Fidel Apostate escreveu:

Olá amigo lopão,

No decurso da nossa vida temos efectivamente de fazer decisões com as quais nos identificamos e nos sentimos bem em consciência para o fazer e assim decidir.

Não serei eu de forma alguma que o irei criticar na questão de querer voltar para a Organização, essa será sempre a sua decisão pessoal, e se isso o faz sentir-se melhor, ótimo para si.

Como referencia Ray Franz, ele também não fez questão de emitir a opinião do que cada um de nós, depois de conhecer-mos os meandros da ORG deveríamos ou não fazer, em termos de ficar ou sair, simplesmente temos de tomar consciência das nossas acções em relação a nós, aos outros e a nossa relação com Deus.

Também não gosto de ser acusado disto ou daquilo quando emito a minha humilde opinião, mas também não gosto de acusar, gosto de trocar ideias, ouvindo as dos outros ainda que não concorde no mínimo com elas, daí serem opiniões, se depois de as ouvir e tendo reflectido nelas se provarem razoáveis, talvez a minha anterior opinião possa ser suplantada por esta outra, não procuro “ficar com a taça”, ou seja, que a minha opinião prevaleça sobre as demais. Daí pensar que em vez de acusar há que ouvir, aceitar mas também não retaliar com orgulho ferido, só porque já fomos mais do que um simples publicador na organização das TJ, que interessa isso? Será que nos dá mais peso, mais legitimidade de falar do que os demais? Nada disso amigo lopão, somos tão imperfeitos quanto os outros, tão falhos quanto os outros, embora tivéssemos vivenciado outras coisas dentro da ORG. Essa vantagem só possibilita partilhar o conhecimento dos pormenores dos bastidores, ainda que já seja conhecido na generalidade...



Bom dia,

O que se desenvolveu aqui ilustra claramente que o pode acontecer quando muitos leem e interpretam um único texto. Algo parecido tem ocorrido com o material crítico que sobre as testemunhas de Jeová que nós temos divulgado. Eu os leio e relaciono com a minha experiência e com toda certeza posso eliminar o que é tendencioso e que o que não é. A minha rápida defesa foi interpretada por ti como falta de madureza, ao passo eu entendi que era tempo imediato para falar, segundo Eclesiastes: 3:7. Quanto a desejar o poder que detinha, saiba que eu mesmo com as minhas vontades os entreguei. Ele não mexe comigo, de modo que se equivocou. Saiba que se requer habilidades psicológicas para avaliar sentimentos á base da escrita de outros e não vê-los face a face e sentir suas reações corporais. Falo isso porque estou no segundo ano de reflexologia que inclui muito de psicologia. Estou aprendendo a tratar o emocional dos outros e ali pude ver o que tudo o que aconteceu nestes 5 anos de dissidência fez-me um mal que precisa ser tratado, tratamento este que está em andamento. De qualquer forma, não senti em seus comentários completa motivação.



avatar
lopão

Mensagens : 50
Likes : 1
Data de inscrição : 30/04/2013
Idade : 56
Localização : Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

Ter muito conhecimento da ORGA dá-nos vantagem? Empty Re: Ter muito conhecimento da ORGA dá-nos vantagem?

Mensagem por lopão Sex maio 03 2013, 15:39

Kimba escreveu:A minha experiência como tj está resumida na minha apresentação, mas desde já lhe digo que não “fui muito mais do que um ancião”, nem “ entendo como funciona um circuito”, nem patati patata. Ou seja, estalou o verniz e resolveu atirar-me á cara que sabe melhor do que eu como funciona uma empresa, neste caso a empresa torre de vigia, e depois? O que é que esse assomo de vaidade acrescentou à discussão? Nada.
Apenas mais uma coisa: a direcção para resolver os problemas da minha vida procuro-a eu, se você precisa que uma organização faça isso por si tudo bem, mas poupe-me às lições de moral.

E por aqui me fico, pois falta-me o tempo e sobretudo o jeito para lhe responder da maneira que merece…

Tudo bem! Não precisamos fazer disso uma questão tão litigante assim. Mas para finalizar, lembre que nenhuma pessoa na terra é um ilha. Com efeito, você e eu sempre precisaremos da orientação de outros para as mais diversas causas da vida. Não somos autônomos e independentes. Da minha vida cuido não é uma situação que se deva levar em 100%. Um bom percentual em nossas vidas dependerá da ajuda de outros. Não falo isso dum ponto de vista religioso, mas dum campo profissional, pois estou no segundo ano de reflexologia e sei bem o poder das emoções sobre nossos conceitos. Tenha um bom dia.



avatar
lopão

Mensagens : 50
Likes : 1
Data de inscrição : 30/04/2013
Idade : 56
Localização : Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

Ter muito conhecimento da ORGA dá-nos vantagem? Empty Re: Ter muito conhecimento da ORGA dá-nos vantagem?

Mensagem por Fidel Apostate Sex maio 03 2013, 15:48

lopão escreveu:


Bom dia,

O que se desenvolveu aqui ilustra claramente que o pode acontecer quando muitos leem e interpretam um único texto. Algo parecido tem ocorrido com o material crítico que sobre as testemunhas de Jeová que nós temos divulgado. Eu os leio e relaciono com a minha experiência e com toda certeza posso eliminar o que é tendencioso e que o que não é. A minha rápida defesa foi interpretada por ti como falta de madureza, ao passo eu entendi que era tempo imediato para falar, segundo Eclesiastes: 3:7. Quanto a desejar o poder que detinha, saiba que eu mesmo com as minhas vontades os entreguei. Ele não mexe comigo, de modo que se equivocou. Saiba que se requer habilidades psicológicas para avaliar sentimentos á base da escrita de outros e não vê-los face a face e sentir suas reações corporais. Falo isso porque estou no segundo ano de reflexologia que inclui muito de psicologia. Estou aprendendo a tratar o emocional dos outros e ali pude ver o que tudo o que aconteceu nestes 5 anos de dissidência fez-me um mal que precisa ser tratado, tratamento este que está em andamento. De qualquer forma, não senti em seus comentários completa motivação.


Amigo lobão,

Como sublinhei no texto que escrevi, disse que faz transparecer não disse que o era, mas da maneira como escreveu a sua resposta ficou essa ideia.

No entanto deixe-me reafirmar-lhe o seguinte, quando falamos demais das nossas credênciais, quer académicas quer outras quaisquer, deve concordar que é um pouco falta de confiança pessoal, e para fazer esta análise não preciso de nenhum doutoramento, desculpe a franqueza.

Quando fala em completa motivação da minha parte poder-lhe-ia responder como me respondeu: "Saiba que se requer habilidades psicológicas para avaliar sentimentos á base da escrita de outros e não vê-los face a face e sentir suas reações corporais.", mas não vou adiantar mais este assunto.

Reafirmo o que lhe disse: "esteja também certo de que os seus comentários e opiniões serão por mim apreciados no espírito de equidade, tolerância e amor próprios de um cristão que se preza de levar esse nome."

Grande abraço,
Fidel Apostate




"Os amigos da verdade são aqueles que a procuram e não os que se vangloriam de a ter encontrado." - Condorcet , Marie
Fidel Apostate
Fidel Apostate
Membros
Membros

Mensagens : 840
Likes : 76
Data de inscrição : 01/08/2012
Idade : 57
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ter muito conhecimento da ORGA dá-nos vantagem? Empty Re: Ter muito conhecimento da ORGA dá-nos vantagem?

Mensagem por António Madaleno Sex maio 03 2013, 16:30

lopão gostava também de ter um comentário às diversas observações que coloquei, caso o queira fazer, claro.


"Não me calarei perante a perversidade de homens que se colocam como deuses entre os demais e que tentam silenciar aqueles que lhes fazem frente."
António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ter muito conhecimento da ORGA dá-nos vantagem? Empty Re: Ter muito conhecimento da ORGA dá-nos vantagem?

Mensagem por Ana Cláudia Sex maio 03 2013, 16:39

Portanto se entendi bem é assim, de baixo para cima:
Publicadores
Pioneiros auxiliares
Pioneiros especiais
Servo Ministrial
Ancião
Sup. Circuito
Sup. Distrito
Betelitas
CG

Se me enganei na ordem ou se falta alguém desculpem.

O facto de eu ter organizado esta hierarquia na minha mente enquanto lia os comentários neste tópico é no mínimo preocupante. Porquê?

Porque fica claro que dentro da Organização TJ esta hierarquia existe, que uns são mais importantes que outros e que são mais dignos que outros, em tudo, dignos de vassalagem e da salvação. Como este principo contraria o espirito cristão nem vale a pena continuar por aqui...




Ana Cláudia
Ana Cláudia
Membros
Membros

Mensagens : 3340
Likes : 138
Data de inscrição : 16/05/2012
Idade : 41

Ir para o topo Ir para baixo

Ter muito conhecimento da ORGA dá-nos vantagem? Empty Re: Ter muito conhecimento da ORGA dá-nos vantagem?

Mensagem por Fidel Apostate Sex maio 03 2013, 16:49

Atena escreveu:Portanto se entendi bem é assim, de baixo para cima:
Publicadores
Pioneiros auxiliares
Pioneiros regulares (que falta de consideração Atena Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir )
Pioneiros especiais
Servo Ministrial
Ancião
Sup. Circuito
Sup. Distrito
Betelitas
CG

Se me enganei na ordem ou se falta alguém desculpem.

O facto de eu ter organizado esta hierarquia na minha mente enquanto lia os comentários neste tópico é no mínimo preocupante. Porquê?

Porque fica claro que dentro da Organização TJ esta hierarquia existe, que uns são mais importantes que outros e que são mais dignos que outros, em tudo, dignos de vassalagem e da salvação. Como este principo contraria o espirito cristão nem vale a pena continuar por aqui...

Como estamos no tópico de apresentação da Alexandra sugiro que nos concentremos na questão por ela deixada e levemos (caso desejem) a restante discussão para outro tópico.

AlexandraShanti escreveu:
Hoje me sinto um pouco m ais forte, mas não tão convicta, tanto que as vezes penso se essa religião ainda não será a verdadeira, visto tantas coisas coerentes (pelo menos pro meu cérebro ainda vinculado ao medo) que eles pregam. Peço ajuda a todos que se propuserem com seriedade e sem espirito vingativo e futil. Preciso mesmo da vossa ajuda.

Alexandra, bem vinda ao forum. Alguns dos tópicos que pode encontrar no forum podem ajudar a responder ás suas questões. Como por exemlpo:
https://testemunhasdejeova.forumeiros.com/t748-que-religiao-jesus-ensinou?highlight=religi%C3%A3o+verdadeira



"Os amigos da verdade são aqueles que a procuram e não os que se vangloriam de a ter encontrado." - Condorcet , Marie
Fidel Apostate
Fidel Apostate
Membros
Membros

Mensagens : 840
Likes : 76
Data de inscrição : 01/08/2012
Idade : 57
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ter muito conhecimento da ORGA dá-nos vantagem? Empty Re: Ter muito conhecimento da ORGA dá-nos vantagem?

Mensagem por Ana Cláudia Sex maio 03 2013, 16:54

Fidel!!!!

Esqueci-me de mim!!!!!!!!!!!!!! Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir
Ana Cláudia
Ana Cláudia
Membros
Membros

Mensagens : 3340
Likes : 138
Data de inscrição : 16/05/2012
Idade : 41

Ir para o topo Ir para baixo

Ter muito conhecimento da ORGA dá-nos vantagem? Empty Re: Ter muito conhecimento da ORGA dá-nos vantagem?

Mensagem por lopão Sex maio 03 2013, 17:01

Fidel Apostate escreveu:
Atena escreveu:Portanto se entendi bem é assim, de baixo para cima:
Publicadores
Pioneiros auxiliares
Pioneiros regulares (que falta de consideração Atena Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir )
Pioneiros especiais
Servo Ministrial
Ancião
Sup. Circuito
Sup. Distrito
Betelitas
CG

Se me enganei na ordem ou se falta alguém desculpem.

O facto de eu ter organizado esta hierarquia na minha mente enquanto lia os comentários neste tópico é no mínimo preocupante. Porquê?

Porque fica claro que dentro da Organização TJ esta hierarquia existe, que uns são mais importantes que outros e que são mais dignos que outros, em tudo, dignos de vassalagem e da salvação. Como este principo contraria o espirito cristão nem vale a pena continuar por aqui...

Como estamos no tópico de apresentação da Alexandra sugiro que nos concentremos na questão por ela deixada e levemos (caso desejem) a restante discussão para outro tópico.

AlexandraShanti escreveu:
Hoje me sinto um pouco m ais forte, mas não tão convicta, tanto que as vezes penso se essa religião ainda não será a verdadeira, visto tantas coisas coerentes (pelo menos pro meu cérebro ainda vinculado ao medo) que eles pregam. Peço ajuda a todos que se propuserem com seriedade e sem espirito vingativo e futil. Preciso mesmo da vossa ajuda.

Alexandra, bem vinda ao forum. Alguns dos tópicos que pode encontrar no forum podem ajudar a responder ás suas questões. Como por exemlpo:
https://testemunhasdejeova.forumeiros.com/t748-que-religiao-jesus-ensinou?highlight=religi%C3%A3o+verdadeira

Boa tarde,

Bom, hierarquia no pleno sentido da palavra, nunca cri haver. Contudo se considerarmos que no domínio da invisibilidade celestial a categoria é
Jeová,
Jesus,
Serafins e
Querubins

não será rejeitável posições diferentes. Normalmente, se eu me preocupar e me incomodar com hierarquia, possuo um sério problema emocional que deverá ser tratado: sentimentos de inferioridade.



avatar
lopão

Mensagens : 50
Likes : 1
Data de inscrição : 30/04/2013
Idade : 56
Localização : Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

Ter muito conhecimento da ORGA dá-nos vantagem? Empty Re: Ter muito conhecimento da ORGA dá-nos vantagem?

Mensagem por Kimba Sex maio 03 2013, 17:20

Atena escreveu:Como estamos no tópico de apresentação da Alexandra sugiro que nos concentremos na questão por ela deixada e levemos (caso desejem) a restante discussão para outro tópico.

Isso é verdade, e eu desde já me penalizo por ter contribuído para a descaracterização do tópico da Alexandra, da minha parte acabou o "off topic"


"Aquele que procura a verdade corre o risco de a encontrar." - Isabel Allende
Kimba
Kimba
Membros
Membros

Mensagens : 704
Likes : 89
Data de inscrição : 30/08/2012
Idade : 49
Localização : Aveiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ter muito conhecimento da ORGA dá-nos vantagem? Empty Re: Ter muito conhecimento da ORGA dá-nos vantagem?

Mensagem por Ana Cláudia Sex maio 03 2013, 19:09

Kimba escreveu:
Atena escreveu:Como estamos no tópico de apresentação da Alexandra sugiro que nos concentremos na questão por ela deixada e levemos (caso desejem) a restante discussão para outro tópico.

Isso é verdade, e eu desde já me penalizo por ter contribuído para a descaracterização do tópico da Alexandra, da minha parte acabou o "off topic"

Kimba,

já estamos organizados, estamos num novo tópico criado para acabar com confusão que se criou num tópico de apresentação.

Comenta á tua vontade! Very Happy Very Happy Very Happy
Ana Cláudia
Ana Cláudia
Membros
Membros

Mensagens : 3340
Likes : 138
Data de inscrição : 16/05/2012
Idade : 41

Ir para o topo Ir para baixo

Ter muito conhecimento da ORGA dá-nos vantagem? Empty Re: Ter muito conhecimento da ORGA dá-nos vantagem?

Mensagem por Ana Cláudia Sex maio 03 2013, 19:14

lopão escreveu:
Boa tarde,

Bom, hierarquia no pleno sentido da palavra, nunca cri haver. Contudo se considerarmos que no domínio da invisibilidade celestial a categoria é
Jeová,
Jesus,
Serafins e
Querubins

não será rejeitável posições diferentes. Normalmente, se eu me preocupar e me incomodar com hierarquia, possuo um sério problema emocional que deverá ser tratado: sentimentos de inferioridade.

Lopão,

peço-lhe (com toda a humildade) que não faça de mim tonta.

Eu escrevi, e acho que fui clara, que me referia á Organização TJ.

E é claro que escrevi isto porque em toda a discussão vi muitos a dizer que foram Sup de circuito, betelitas anciãos etc... e também vi colocada a questão de outros serem simples publicadores. Esta conversa deu-me a clara sensação de uns se acham mais importantes que outros.
Ana Cláudia
Ana Cláudia
Membros
Membros

Mensagens : 3340
Likes : 138
Data de inscrição : 16/05/2012
Idade : 41

Ir para o topo Ir para baixo

Ter muito conhecimento da ORGA dá-nos vantagem? Empty Re: Ter muito conhecimento da ORGA dá-nos vantagem?

Mensagem por odesmacarador Sex maio 03 2013, 20:16

Kimba escreveu:
TJ Curioso escreveu:É interessante como pessoas que têm acesso às mesmas informações sobre a Organização, chegam a conclusões tão diferentes!


TJ Curioso, acho que estás a ser simpático. Para mim, quem se inscreve num fórum como este e depois escreve o que o lopão escreveu, tem uma agenda escondida e não pode estar com intenções sérias. Aquela verborreia toda, com destaque para a desculpabilização do corpo governante, é um decalque de uma qualquer sentinela. Por isso acuso: lopão és uma fraude, e acho que só andas aqui para lançar a confusão.


aplausos aplausos aplausos aplausos aplausos aplausos
avatar
odesmacarador
Forista desativado

Mensagens : 150
Likes : 8
Data de inscrição : 02/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Ter muito conhecimento da ORGA dá-nos vantagem? Empty Re: Ter muito conhecimento da ORGA dá-nos vantagem?

Mensagem por António Madaleno Sex maio 03 2013, 20:32

Com respeito à questão da hierarquia, deixo aqui algumas citações da organização com as respetivas referências. Agora comparem com a prática dentro da religião:


*** sh cap. 11 p. 267 Apostasia — bloqueado o caminho a Deus ***

Como Surgiu a Classe Clerical


11 Outro sinal de apostasia foi o abandono do ministério geral de todos os cristãos, conforme Jesus e os apóstolos haviam ensinado, em favor do sacerdócio e hierarquia exclusivos que se desenvolveram na cristandade. (Mateus 5:14-16; Romanos 10:13-15; 1 Pedro 3:15) Durante o primeiro século, após a morte de Jesus, seus apóstolos, junto com outros anciãos cristãos espiritualmente qualificados de Jerusalém, trabalhavam para aconselhar e dirigir a congregação cristã. Nenhum deles exercia superioridade sobre os outros. — Gálatas 2:9.


*** g84 8/10 p. 19 A reforma — conseguirão sanar a ruptura? ***

Isto nos leva à importantíssima pergunta: Em que base devem os cristãos ficar unidos? Os católicos afirmam que a união devia resultar de se aceitarem os pronunciamentos da hierarquia eclesiástica. Muitas denominações protestantes fazem essa mesma afirmação, apenas substituem os credos católicos por seus próprios credos, tais como a Confissão de Augsburgo, e a hierarquia católica pela sua própria.
Na verdade, é possível fazer vigorar a união com base nos pronunciamentos dos homens, mas, e se tais homens imperfeitos estiverem errados com respeito às crenças cristãs fundamentais e vitais? Que bem resulta de tal espécie de união? Agrada a Deus? Como poderia, uma vez que Jesus Cristo indicou que Deus deseja ser adorado “com espírito e verdade”? (João 4:23, 24) Os fariseus do primeiro século estavam unidos em suas crenças, mas Jesus disse que a adoração deles era vã, “porque ensinam por doutrinas os mandados de homens”. — Mateus 15:9.


*** g97 22/8 p. 25 As Testemunhas de Jeová na Rússia ***

“Passei muito tempo observando as Testemunhas de Jeová, para tentar descobrir o que atraiu tanta gente diferente a essa organização religiosa. Com todas as diferenças de personalidade, de níveis de instrução e preferências pessoais, [as Testemunhas de Jeová não participam de ofícios religiosos com] religiões que transigem com o mundo pecaminoso. Não se sentem à vontade em lugares em que as [pessoas] têm de crer cegamente na autoridade, em que há espaço para o misticismo, em que as pessoas são divididas entre hierarquia e massas obedientes.


"Não me calarei perante a perversidade de homens que se colocam como deuses entre os demais e que tentam silenciar aqueles que lhes fazem frente."
António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ter muito conhecimento da ORGA dá-nos vantagem? Empty Re: Ter muito conhecimento da ORGA dá-nos vantagem?

Mensagem por mjp Seg maio 06 2013, 02:47

Caro Lopão, não o vou citar, visto que penso ter apreendido a sua ideia central ao ler o que entretanto foi comentando. Gostava no entanto que me dissesse como organiza os seus processos mentais de forma a concluir que fora das Testemunhas de Jeová, não pode, de alguma outra forma, haver uma aprovação de quem se diz cristão, por parte de Deus.

Repare que procura passar a ideia que muitas doutrinas nucleares das Testemunhas de Jeová são biblicamente verdadeiras, como "Posso citar a trindade, inferno, imortalidade da alma a restauração do paraíso entre outras (mais o armagedom que também refere) e depois mais à frente continua: Seria ficar mais cego, alguém classificar tudo como mentiras os ensinamentos das testemunhas de Jeová por causa de alguns ensinamentos mudados. Deve-se de mente aberta analisar a história das Testemunhas. Russell escreveu muitas besteiras? Sim escreveu! Outros depois dele agiram igual? Sim, agiram! Mas as verdades que ensinaram e publicaram não se tornaram mentiras por causa das tolices cometidas. E para terminar, conclui: A sobrepujança das ações de devoção piedosa suplanta em muito quaisquer falhas.

Como as hierarquias, pessoalmente, não me fazem a mínima confusão mental ou emocional, vou deixar esse aspecto para trás, embora queira sublinhar que as hierárquias em si, até são desejáveis, outra coisa é como se sente e actua quem ocupa um lugar considerável numa hierárquia cristã, sabendo-se que como Cristo ensinou, "o que se fizer menor de entre vós será o maior no Reino dos Céus".

Passemos, portanto, às outras questões. Vejamo-las por outra ordem e por outro prisma:

Diz que: "Seria ficar mais cego, alguém classificar tudo como mentiras os ensinamentos das testemunhas de Jeová por causa de alguns ensinamentos mudados. Deve-se de mente aberta analisar a história das Testemunhas. Russell escreveu muitas besteiras? Sim escreveu! Outros depois dele agiram igual? Sim, agiram! Mas as verdades que ensinaram e publicaram não se tornaram mentiras por causa das tolices cometidas".


Se existiram e continuam a existir alguns (e olhe que são muitos, importantes e sérios) ensinamentos que, como admite - impossível não o admitir, embora qualquer Testemunha de Jeová, dos tais simples publicadores com quem falo na rua não o saibam - foram e continuarão a ser alterados ( não sou profeta, mas sei prever, graças a Deus) que garantias tem que os tais ensinos que tem como biblicamente certos e que são apanágio das Testemunhas de Jeová também não serão alterados e, portanto, alvo de mudança ou aperfeiçoamento?

Como presumo que sabe, são muitos e muito competentes os teólogos e biblistas da "cristandade" que se debruçam sobre os assuntos que menciona, tais como imortalidade da alma, inferno de fogo, paraíso terrestre, armagedom, etc, etc e que a concordância entre eles nalguns aspectos são muito sólidas. Ora como pode ter então a certeza que são os "teólogos" das Testemunhas de Jeová, que estão certos nesses aspectos quando se enganaram tão redondamente noutros e outros ainda os alteraram?

É que também na "cristandade" em geral, é muito bem aceite a ideia que a revelação que o Espírito Santo trás sobre certos assuntos a serem alterados na visão Teológica e Doutrinal é progressiva e no tempo certo, para utilizar uma expressão com que está mais familiarizado.

Não encontro, neste aspecto, nenhumas diferenças. Consegue distingui-las?

Penso que compreende a minha dúvida.

A última questão que gostaria que me esclarecesse prende-se exactamente, como já percebeu, com as "sobrepujantes accções de devoção piedosa". A que se refere quando menciona essa expressão? Tratar e cuidar dos orfãos e viúvas? Dar de comer a quem tem fome em países e locais onde a escassez de víveres mata milhões de crianças, velhos, homens e mulheres? Socorrer feridos em teatro de guerra? Tratar gratuitamente milhões de seres humanos que não possuem meios económicos para aceder a cuidados de saúde? Ensinar a ler, a escrever, a contar e a terem uma profissão, aqueles que em países paupérrimos não têm nem recursos financeiros nem quem os ensine?

Ou será que se refere a uma obra de pregação rigidamente organizada, no modelo empresarial norte-americano das vendas de porta em porta, para vender, neste caso, a ideia da vossa "verdade imutável"? Ou será que se refere a uma estrutura organizacional que controla e vigia os actos dos seus crentes de forma a que eles não tenham a mínima ideia que podem estar iludidos e contam isso como preocupação amorosa? Ou será que entende por devoção piedosa evitar e proibir o contacto com familiares e amigos próximos quando esses começam a pensar de outra forma e abandonam a "imutável verdade dos ensinos da bíblia" conforme a interpretam as Testemunhas de Jeová? Ou será ainda devoção piedosa sugerir o abandono da actividade a pioneiros especiais, quando estes ficam doentes e se vêm impossibilitados de cumprir com o horário da entidade patronal, neste caso a STV, sabendo que estes não têm forma de prover o seu sustento, fora da Organização Cristã das Testemunhas de Jeová?

Meu caro Lopão, espero que perceba que ficar cego é não raciocinar sobre estes aspectos, de forma a não chegar à única conclusão possível: que, na melhor das hipóteses, a STV é uma organização religiosa de homens, como outros, sem qualquer canal de comunicação especial com Deus, que alteram ensinos, doutrinas e teologias com maior frequência que muitas outras da "cristandade" e, continuo a dizer, na melhor das hipóteses, estarão tão certos nalguns pontos de vista como quaisquer outras e que, continuo a reforçar a ideia, na melhor das hipóteses, a culpa de sangue que têm pelas mortes resultantes de equívocos doutrinários e teológicos se devem a irresponsáveis disparates do seus sucessivos Corpos Governantes que, após Russel e Rutherford, e como eles, continuaram a iludirem-se e a iludir muitos que lhes dedicaram inutilmente uma vida. Porque se tudo isto não for na melhor das hipóteses... nem quero pensar em qual será a pior delas.

Abraço

mjp




mjp
mjp
Forista desativado

Mensagens : 6491
Likes : 223
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 64
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Ter muito conhecimento da ORGA dá-nos vantagem? Empty Re: Ter muito conhecimento da ORGA dá-nos vantagem?

Mensagem por lopão Ter maio 07 2013, 03:42

CARO LOPÃO, NÃO O VOU CITAR, VISTO QUE PENSO TER APREENDIDO A SUA IDEIA CENTRAL AO LER O QUE ENTRETANTO FOI COMENTANDO. GOSTAVA NO ENTANTO QUE ME DISSESSE COMO ORGANIZA OS SEUS PROCESSOS MENTAIS DE FORMA A CONCLUIR QUE FORA DAS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ, NÃO PODE, DE ALGUMA OUTRA FORMA, HAVER UMA APROVAÇÃO DE QUEM SE DIZ CRISTÃO, POR PARTE DE DEUS.

Em minha mente é claro o seguinte: “Antes eu era muito religioso, porém a forma de religião que eu praticava nunca me deu a certeza de que estava na religião verdadeira - faltava este sentimento. O conhecimento bíblico não era amplo e nem a bíblia usada tão extensivamente. Cursei por um tempo teologia (2,4 meses), embora não tenha ido até o final dos estudos e esta não foi a mim esclarecedora para desenvolver uma amizade com Deus. Teve utilidade para intelectualizar formas verbais de textos bíblicos, formas literárias da Bíblia, como os costumes dos tempos bíblicos ajudam no entendimento de certos relatos, etc. Os estudos com a STV fez com que eu tivesse o sentimento de libertação – de que achara a verdade. Deus passou a ser real, sentia ter com ele um relacionamento. Não tenho dúvida de que foi este o sentimento de muitos aqui no fórum e por causa disso, alguns dissidentes em vários fóruns no Brasil tem a perturbação real de demora em se livrar de tudo o que lhes foram ensinado pela STV. Tornaram-se pessoas com sentimentos reprimidos. De minha parte, jamais encontrei qualquer dissidente que fornecesse, não esporadicamente, mas frequentemente informações bíblicas melhores do que a STV publica, ainda que mudadas com o tempo. Foi com a STV que a ideia de haver religião falsa foi-me percebida; que os cristão devem pregar como Jesus pediu que se fizesse; também foi com ela que entrou em mim os sentimentos de luta para se aderir aos princípios de moralidade cristã. Antes disso, eu era como muito religioso e ao mesmo tempo imoral. Contudo, que influência tinha esta forma religiosa em minha vida quanto aos aspectos morais? Nenhuma! Ia aos cultos na igreja, saia dali e em algumas vezes cometia fornicação e não tinha consciência ferida. Tudo foi diferente com os ensinamentos absorvidos com a STV. Agora a consciência acusava do erro. Mas por que não acusava antes se eu já tinha visto na bíblia que era errado fornicar e adulterar? Por que a religião que eu praticava não infundiu forças internas em mim para ser um homem de moral? Por que só foi assim com a STV? Quanto aos estudos teológicos, de que me serviram neste sentido? Entender corretamente um assunto seja ele bíblico ou não, envolve não somente as emoções, mas sobretudo a razão. Estes são alguns dos processos mentais que me fazem querer voltar a me associar com as STV. Mas esta decisão é minha, assim como foi as minhas ações para a desassociação em julho de 2007.

REPARE QUE PROCURA PASSAR A IDEIA QUE MUITAS DOUTRINAS NUCLEARES DAS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ SÃO BIBLICAMENTE VERDADEIRAS, COMO "POSSO CITAR A TRINDADE, INFERNO, IMORTALIDADE DA ALMA A RESTAURAÇÃO DO PARAÍSO ENTRE OUTRAS (MAIS O ARMAGEDOM QUE TAMBÉM REFERE) E DEPOIS MAIS À FRENTE CONTINUA: SERIA FICAR MAIS CEGO, ALGUÉM CLASSIFICAR TUDO COMO MENTIRAS OS ENSINAMENTOS DAS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ POR CAUSA DE ALGUNS ENSINAMENTOS MUDADOS. DEVE-SE DE MENTE ABERTA ANALISAR A HISTÓRIA DAS TESTEMUNHAS. RUSSELL ESCREVEU MUITAS BESTEIRAS? SIM ESCREVEU! OUTROS DEPOIS DELE AGIRAM IGUAL? SIM, AGIRAM! MAS AS VERDADES QUE ENSINARAM E PUBLICARAM NÃO SE TORNARAM MENTIRAS POR CAUSA DAS TOLICES COMETIDAS. E PARA TERMINAR, CONCLUI: A SOBREPUJANÇA DAS AÇÕES DE DEVOÇÃO PIEDOSA SUPLANTA EM MUITO QUAISQUER FALHAS.

COMO AS HIERARQUIAS, PESSOALMENTE, NÃO ME FAZEM A MÍNIMA CONFUSÃO MENTAL OU EMOCIONAL, VOU DEIXAR ESSE ASPECTO PARA TRÁS, EMBORA QUEIRA SUBLINHAR QUE AS HIERÁRQUIAS EM SI, ATÉ SÃO DESEJÁVEIS, OUTRA COISA É COMO SE SENTE E ACTUA QUEM OCUPA UM LUGAR CONSIDERÁVEL NUMA HIERÁRQUIA CRISTÃ, SABENDO-SE QUE COMO CRISTO ENSINOU, "O QUE SE FIZER MENOR DE ENTRE VÓS SERÁ O MAIOR NO REINO DOS CÉUS".

PASSEMOS, PORTANTO, ÀS OUTRAS QUESTÕES. VEJAMO-LAS POR OUTRA ORDEM E POR OUTRO PRISMA:

DIZ QUE: "SERIA FICAR MAIS CEGO, ALGUÉM CLASSIFICAR TUDO COMO MENTIRAS OS ENSINAMENTOS DAS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ POR CAUSA DE ALGUNS ENSINAMENTOS MUDADOS. DEVE-SE DE MENTE ABERTA ANALISAR A HISTÓRIA DAS TESTEMUNHAS. RUSSELL ESCREVEU MUITAS BESTEIRAS? SIM ESCREVEU! OUTROS DEPOIS DELE AGIRAM IGUAL? SIM, AGIRAM! MAS AS VERDADES QUE ENSINARAM E PUBLICARAM NÃO SE TORNARAM MENTIRAS POR CAUSA DAS TOLICES COMETIDAS".

SE EXISTIRAM E CONTINUAM A EXISTIR ALGUNS (E OLHE QUE SÃO MUITOS, IMPORTANTES E SÉRIOS) ENSINAMENTOS QUE, COMO ADMITE - IMPOSSÍVEL NÃO O ADMITIR, EMBORA QUALQUER TESTEMUNHA DE JEOVÁ, DOS TAIS SIMPLES PUBLICADORES COM QUEM FALO NA RUA NÃO O SAIBAM - FORAM E CONTINUARÃO A SER ALTERADOS ( NÃO SOU PROFETA, MAS SEI PREVER, GRAÇAS A DEUS) QUE GARANTIAS TEM QUE OS TAIS ENSINOS QUE TEM COMO BIBLICAMENTE CERTOS E QUE SÃO APANÁGIO DAS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ TAMBÉM NÃO SERÃO ALTERADOS E, PORTANTO, ALVO DE MUDANÇA OU APERFEIÇOAMENTO?

Aqui você faz alusão aos “simples publicadores” que foram assim mencionados por mim. Vou aproveitar isso para destacar algo relevante. Quando eu assim me expressei não quis salientar posições hierárquicas como aqui no fórum foi sugerido. Esta questão foi uma interpretação por parte de alguns. Minha motivação era apenas mostrar que a minha experiência com as Testemunhas de Jeová na qualidade de Supte. De Ciruito era maior do que aqueles que serviram apenas como publicadores e, portanto tinha uma visão mais clara de quem realmente é o corpo governante, estando mais apto para acusá-lo e até tirar a culpa se este fosse o caso. Contudo, criou-se algo baseado na interpretação de minhas palavras escritas e não em cima de minhas reais motivações. Indubitavelmente que, julgar motivações é algo mais difícil. Algo semelhante ocorre com a STV. A interpretação dada aos seus erros doutrinais levam muitos a crer numa ideia de que a intenção não era pura, todavia, este conceito interpretativo está errado. As motivações são desconsideradas. Estou apto para afirmar isso, visto ter representado a STV por nove anos e ter estado em reuniões exclusivas com ela e do copo governante ter recebido cartas também exclusivas. Não tenho em meu poder estas cartas, uma vez que a orientação era que as mesmas ficassem retidas no arquivo do circuito. Se eu tivesse a grande destas cartas em meu poder, as divulgaria neste fórum para que pudessem conhecer melhor as reais motivações do corpo governante para com as testemunhas e Jeová. Por causa de todas estas experiências não posso simplesmente fechar os olhos e dizer que a STV e o corpo governante serve aos interesses do Diabo como muitas matérias querem sugerir. Errar e fazê-lo mais de uma vez, publicando a correção, ainda que não fizesse isso em todos os casos é uma coisa, servir ao Diabo e motivado a não respeitar a palavra de Deus é outra. NÃO TENHO GARANTIA DE QUE ALGUNS ENSINOS AGORA VIGENTES NÃO SERÃO MUDADOS, MAS ISSO NÃO ME INCOMONDA. O QUE ME INCOMODA SERIA HAVER PESSOAL COMPETENTE E COM RECURSOS DE PESQUISA QUE, AO DESCOBRIR COM CLAREZA SOLAR QUE ALGO DEVA TER AJUSTADO OU MUDADO COMPLETAMENTE NÃO FAZ ISSO POR MÁ MOTIVAÇÃO, DESNOSTIDADE, MÁ MOTIVAÇÃO E PREOCUPAÇÃO COM PUBLICIDADE NEGATIVA POR SEREM HOMENS DE DIANTEIRA. Para ilustrar: “certa vez na região amazônica eu estava realizando uma assembleia de circuito na qualidade de Supte. Viajante e no sábado no meu primeiro discurso passei enfaticamente uma informação bíblica errada e bastante dogmática envolvendo o um terço das estrelas dos céus arrastadas pelo dragão (Rev. 12:3, 4). Naquele mesmo dia, jeitosamente, o Supte. De Distrito me abordou usando dois dos elementos mais importantes na retratação para a mudança de ensino - o raciocínio claro e lógico. Ele estava certo naquilo que me disse, de modo que no meu próximo discurso decidi corrigir a informação. Você o faria? Foi i difícil, contudo, resolvi fazê-lo! Qual foi o impacto? Alguns me respeitaram ainda mais. Outros, durante dos 2 anos que ali servi - o circuito RO-002 (Estado e Rondônia, circuito número 2) não me achavam tão habilitado assim, por causa de errar ao ensinar. Devo confessar que tive de ser honesto para agir e retratar-me, requereu muita força de personalidade em desconsiderar a publicidade negativa gerada em torno de meu nome. Com esse fato, entendo que homens de dianteira, responsáveis pelo ensino perante outros vão falhar, se equivocar, vão ser dogmáticos. Contudo, se forem sinceros e honestos admitirão isso! Mas se aquilo que foi falado prejudicou outros? Neste caso, além da admissão, Deus resolverá a questão com tais, pois a bíblia diz que todos os que se apresentam como instrutores terão um julgamento mais pesado como diz Tiago 3:1 e também Lucas 12:48. Eu não perdi minha crença na Bíblia e na importância de deixar seus princípios influenciarem minhas decisões e o modo de interpretar as coisas. Por causa do exposto aqui por mim, em meus processos mentais a decepção com uma mudança de ensino e o mal que isso causou e ainda causa em alguns, não elimina a confiança em Deus no sentido de que no final cabe a Ele julgar os instrutores como eu fui, outros o são e a STV o é. Demorei para aceitar isso, mas agora faz parte do meu processo mental não ver mais nisso motivo para rejeitar a STV como não sendo usada por Deus. Neste sentido, se não é esta religião a verdadeira, qual é? Nenhum dissidente ao longo de 2007 para cá me mostrou qual. Os argumentos de que temos de adorar a Deus em espírito e verdade segundo João 4: 23,24 e que isso significa eliminar uma organização religiosa da vida é ter uma vida religiosa isolada é uma aplicação errada. Seria ser seguidor de Raymond Franz adotar este comportamento, afinal, o próprio Cristo formou um grupo e estes de reuniam, e nem preciso citar aqui bases bíblicas para isso.


COMO PRESUMO QUE SABE, SÃO MUITOS E MUITO COMPETENTES OS TEÓLOGOS E BIBLISTAS DA "CRISTANDADE" QUE SE DEBRUÇAM SOBRE OS ASSUNTOS QUE MENCIONA, TAIS COMO IMORTALIDADE DA ALMA, INFERNO DE FOGO, PARAÍSO TERRESTRE, ARMAGEDOM, ETC, ETC E QUE A CONCORDÂNCIA ENTRE ELES NALGUNS ASPECTOS SÃO MUITO SÓLIDAS. ORA COMO PODE TER ENTÃO A CERTEZA QUE SÃO OS "TEÓLOGOS" DAS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ, QUE ESTÃO CERTOS NESSES ASPECTOS QUANDO SE ENGANARAM TÃO REDONDAMENTE NOUTROS E OUTROS AINDA OS ALTERARAM?

Não coloco em pauta erudição de teólogos. O problema reside em como interpretam aquilo que pesquisam. No período em que cursei teologia, ficou evidente que a exegese bíblica terá mudanças por parte dos teólogos sérios á medida que novos achados bíblicos arqueológicos forem surgindo. Infelizmente pouquíssimos mudam seus conceitos por temerem a critica e a impopularidade em seu próprio meio. São poucos os exegetas que honestamente alteram as crenças bíblicas por causa das descobertas feitas pelas pesquisas e achados bíblicos arqueológicos. Requer-se honestidade e bastante humildade. Assim, a certeza de que tenho sobre a interpretação dos exegetas Testemunhas de Jeová estarem mais certos é a comparação com o ensino anterior e a base apresentada para a nova interpretação, além de no presente sentir admiração pela coragem honesta de alterar um ensinamento. Apenas se concentrar que o ensino mudou e não analisar de mente aberta a razão, se esta é sólida ou não para a alteração, revelam interesse não humilde na questão. Novamente entra aqui o caso já mencionado por mim: “se algum dissidente fora somente um publicador ou mesmo ancião” e agora acrescento que nada teve de preparo secular no campo teológico, reunirá uma menor vantagem de análise quando analisa a mudança de um ensino para outro. Tal pessoa disporá de poucos elementos empíricos para formar uma divergente base sólida. Não desejo aqui dizer que são desqualificados, mas sim, menos embasados secularmente para julgamento nesta questão. Se alguém criar um tópico novamente sobre esta questão, não me expressarei e entenderei como não tendo a suficiente humildade para admitir a si mesmo de que sabe menos em alguns campos, mas não todos - é claro.


É QUE TAMBÉM NA "CRISTANDADE" EM GERAL, É MUITO BEM ACEITE A IDEIA QUE A REVELAÇÃO QUE O ESPÍRITO SANTO TRÁS SOBRE CERTOS ASSUNTOS A SEREM ALTERADOS NA VISÃO TEOLÓGICA E DOUTRINAL É PROGRESSIVA E NO TEMPO CERTO, PARA UTILIZAR UMA EXPRESSÃO COM QUE ESTÁ MAIS FAMILIARIZADO.

NÃO ENCONTRO, NESTE ASPECTO, NENHUMAS DIFERENÇAS. CONSEGUE DISTINGUI-LAS?

De nenhuma valia tem a argumentação de muitos ao dizerem que o Espírito Santo lhes revelou algo ou certo ensino. Há fortes evidências de que estes não possuem o Espírito Santo. Para esclarecer: talvez alguém aqui no fórum conheça dois antigos missionários de Gileade que serviram em Moçambique, chamados Benjamim Costa e Guilherme Teixeira Morais. (ESTE ESTÁ ÚLTIMO DESASSOCIADO POR TER DEIXADO A ESPOSA E AGORA VIVER COM OUTRA ILEGALMENTE) Eles me disseram na década de 1990 quando lá serviram que as religiões evangélicas não ensinam nesta região do globo a trindade e algumas não ensinam o inferno. Se possuem Espírito Santo deveriam ter unidade na fé e no conhecimento, como nos mostra Efésios 4:13. Em contraste, isso não acontece com a STV, embora haja alguns que inadvertidamente tenham forjado informações para parecer que isso também aconteceu na STV. Ressalto que meu problema com a STV é outro e não mais a questão de mudança de ensino, assunto que para muitos, não todos, pouco importa quando se verifica coragem honesta em mudar quando os fatos obtidos em contínua pesquisa mostram isso.




PENSO QUE COMPREENDE A MINHA DÚVIDA.

A ÚLTIMA QUESTÃO QUE GOSTARIA QUE ME ESCLARECESSE PRENDE-SE EXACTAMENTE, COMO JÁ PERCEBEU, COM AS "SOBREPUJANTES ACCÇÕES DE DEVOÇÃO PIEDOSA". A QUE SE REFERE QUANDO MENCIONA ESSA EXPRESSÃO? TRATAR E CUIDAR DOS ORFÃOS E VIÚVAS? DAR DE COMER A QUEM TEM FOME EM PAÍSES E LOCAIS ONDE A ESCASSEZ DE VÍVERES MATA MILHÕES DE CRIANÇAS, VELHOS, HOMENS E MULHERES? SOCORRER FERIDOS EM TEATRO DE GUERRA?

Estas são sem sombra de dúvida ações de devoção piedosa. Se não for, as caracterize biblicamente você para mim.

TRATAR GRATUITAMENTE MILHÕES DE SERES HUMANOS QUE NÃO POSSUEM MEIOS ECONÓMICOS PARA ACEDER A CUIDADOS DE SAÚDE? ENSINAR A LER, A ESCREVER, A CONTAR E A TEREM UMA PROFISSÃO, AQUELES QUE EM PAÍSES PAUPÉRRIMOS NÃO TÊM NEM RECURSOS FINANCEIROS NEM QUEM OS ENSINE?

Estas também podem ser chamadas de ações de devoção piedosa quando são praticadas pela religião. Entretanto, vale lembrar que você menciona uma atividade social cuja responsabilidade é o governo de cada país no uso dos impostos arrecadados e não exclusivamente de uma religião, embora possa fazê-lo como vemos em João 13:29.

À partir de seus próximos comentários abaixo acho poder interpretar seu ódio, sua distorção e sua interpretação e até seu pouco conhecimento de algumas questões. Também vejo sua mágoa no tratamento que deve receber ou recebeu como desassociado. Não se esqueça de que também sou desassociado e não vejo as coisas com os mesmos olhos que você.
Você fez referência aos pioneiros especiais. Você foi pioneiro especial? Não deve ter sido, pois falastes uma coisa sem empírica alguma. Eu fui pioneiro especial e tais são bem cuidados. Sem dúvida, não sabe que se o pioneiro especial passar por alguma situação urgente, talvez envolvendo uma cirurgia, a STV canalizará recursos dos donativos para pagá-la. Também que todo pioneiro especial ao se aposentar e receber do governo o salário mensal equivalente, continuará a receber da STV a sua chamada ajuda mensal de manutenção. Fui pioneiro especial por 8 anos e nunca me faltou nada para meu sustento decente. Todas as minhas necessidades foram atendidas por todos os 20 anos de tempo integral que não considero serviço feito a STV, mas a Deus. Sempre vi no meu caso a ocorrência de Mateus 6:25-33. Não falo somente por mim, visto que nas imediações de onde servi havia muitos como eu que atestam a mesma coisa. Sugiro abandonar a sua mágoa pessoal e deixar de escrever o que pouco domina. Quando estive no nordeste do Brasil, no estado do Maranhão, desenvolvi problemas cardíacos e fui para outro estado chamado Piauí, receber tratamento e muito cuidado me dispôs a STV.
Quanto à pregação mundial, independentemente de sua razão para escrever o que escreveu, esta é sim uma grande ação sobrepujante de devoção piedosa. Fale para mim quem é que está obedecendo a ordem de Mateus 24:14. Não vai me dizer que não é para pegar, que esta ordem é invalida! Todo ano o recurso enorme para pregação em todo o globo é fornecido. As religiões tiram dinheiro, mas a STV gasta em favor das pessoas. Isso é para mim sobrepujante. Há em diversas ilhas do oceano pacifico uns poucos não tem em seu idioma nenhuma publicação e nem a gramática é ainda desenvolvida. Empresas comerciais não se interessam porque não lhes dará lucro. Mas a STV vem sendo a primeira a publicar livros e revistas naquele idioma e até mesmo são os que estão desenvolvendo a gramática da língua. Tudo isso para ajudar pessoas a poderem ler informações bíblicas. Para mim isso é sobrepujante ação de devoção piedosa, pois não se visam lucros. Dá para falar também do caso de produzir material para os surdos e braile para os cegos. Porventura, você sabe qual o custo destas realizações? Não me diga que vai classificar isso de ação não piedosa! No nordeste do Brasil onde servi, mais de uma congregação recebeu dinheiro para comprar seu terreno e construir seu salão do reino sem precisar devolver nada. Mas já li material crítico distorcendo o objetivo em receber e em devolver dinheiro para das construções. Para mim é sobrepujante não haver na terra uma religião que esteja pregando continuamente e se esforçando em fazê-lo em toda terra. Não vejo nenhum grupo religioso preocupado seriamente com cegos e surdos. Aqui no Brasil havia antes de eu ser desassociado havia 3 circuitos em língua de sinais. Como vocês Portugueses devem saber, o Brasil é enorme, portando, 3 circuitos representa viagens extensas e muito gasto em dinheiro. Eu ainda era Supte. de circuito em 2005 e servia no SP-025 (SÂO PAULO CIRCUITO 25) onde havia uma congregação em língua de sinais com alguns poucos publicadores surdos. Se me lembro bem eram uns 7 ou 8 apenas. Todos bastante incultos e pobres e estes recebiam a visita normalmente. Estes nada tinham a oferecer a não ser sua sinceridade, mas a STV estava interessada neles. Um dos viajantes da de um dos circuitos de língua de sinais escreveu ao corpo governante indagando se compensaria prosseguir com o trabalho com os surdos no Brasil, devido o enorme gasto e pouca produtividade. A resposta foi: “se todo gasto salvar apenas a vida de um surdo, teremos atingido nosso objetivo”. Para mim isso é sobrepujante. Eu mesmo ao visitar a região amazônica tinha de fazer uma viagem longa e sacrificante para visitar 2 publicadores isolados na selva. Passava uma semana com eles dispondo de condições bastante simples. Minha lista não é exaustiva. Por conseguinte, para mim, não tem mais significado especial alteração no ensino, pois não há motivação demoníaca neste procedimento. AO FINAL DA SEMANA EU TINHA DE MANDAR AO CORPO GOVERNANTE UM RELATÓRIO DO QUE FIZ PARA ANIMAR ESTES 2 PUBLICADORES. Vai dizer que isso não era preocupação piedosa com os 2 publicadores!! Não posso, me deixar esquecer das coisas que meus olhos viram" se meu coração sentiu. (Deut. 4:9) Confesso que já deixei me esquecer por alguns anos.

OU SERÁ QUE SE REFERE A UMA OBRA DE PREGAÇÃO RIGIDAMENTE ORGANIZADA, NO MODELO EMPRESARIAL NORTE-AMERICANO DAS VENDAS DE PORTA EM PORTA, PARA VENDER, NESTE CASO, A IDEIA DA VOSSA "VERDADE IMUTÁVEL"? OU SERÁ QUE SE REFERE A UMA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL QUE CONTROLA E VIGIA OS ACTOS DOS SEUS CRENTES DE FORMA A QUE ELES NÃO TENHAM A MÍNIMA IDEIA QUE PODEM ESTAR ILUDIDOS E CONTAM ISSO COMO PREOCUPAÇÃO AMOROSA? OU SERÁ QUE ENTENDE POR DEVOÇÃO PIEDOSA EVITAR E PROIBIR O CONTACTO COM FAMILIARES E AMIGOS PRÓXIMOS QUANDO ESSES COMEÇAM A PENSAR DE OUTRA FORMA E ABANDONAM A "IMUTÁVEL VERDADE DOS ENSINOS DA BÍBLIA" CONFORME A INTERPRETAM AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ?

No tocante a desassociação, eu até acho isso hoje algo bastante ameno. Sob a Lei mosaica, os pais de um filho incorrigível, que era glutão e beberrão, deviam levá-lo aos anciãos da cidade, os quais fariam com que fosse apedrejado até morrer. (De 21:18-21) Se você, pela ótica em que vê a desassociação, estivesse lá, escreveria algo falando contra, tal como o que escreveu acima. Acharia desumano os próprios pais entregarem os filhos para serem mortos e haver HOMENS NA DIANTEIRA PROMOVENDO ISSO. Os executores não só direcionariam as pedras para atingirem partes vitais do corpo, mas também poriam força no arremesso. Você sem dúvida se oporia e falaria contra Moisés e os demais anciãos de frente, assim como o faz hoje com o corpo governante. Você teria seu modo próprio de pensar a fim e amenizar a ordem clara.

OU SERÁ AINDA DEVOÇÃO PIEDOSA SUGERIR O ABANDONO DA ACTIVIDADE A PIONEIROS ESPECIAIS, QUANDO ESTES FICAM DOENTES E SE VÊM IMPOSSIBILITADOS DE CUMPRIR COM O HORÁRIO DA ENTIDADE PATRONAL, NESTE CASO A STV, SABENDO QUE ESTES NÃO TÊM FORMA DE PROVER O SEU SUSTENTO, FORA DA ORGANIZAÇÃO CRISTÃ DAS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ?

MEU CARO LOPÃO, ESPERO QUE PERCEBA QUE FICAR CEGO É NÃO RACIOCINAR SOBRE ESTES ASPECTOS, DE FORMA A NÃO CHEGAR À ÚNICA CONCLUSÃO POSSÍVEL: QUE, NA MELHOR DAS HIPÓTESES, A STV É UMA ORGANIZAÇÃO RELIGIOSA DE HOMENS, COMO OUTROS, SEM QUALQUER CANAL DE COMUNICAÇÃO ESPECIAL COM DEUS, QUE ALTERAM ENSINOS, DOUTRINAS E TEOLOGIAS COM MAIOR FREQUÊNCIA QUE MUITAS OUTRAS DA "CRISTANDADE" E, CONTINUO A DIZER, NA MELHOR DAS HIPÓTESES, ESTARÃO TÃO CERTOS NALGUNS PONTOS DE VISTA COMO QUAISQUER OUTRAS E QUE, CONTINUO A REFORÇAR A IDEIA, NA MELHOR DAS HIPÓTESES, A CULPA DE SANGUE QUE TÊM PELAS MORTES RESULTANTES DE EQUÍVOCOS DOUTRINÁRIOS E TEOLÓGICOS SE DEVEM A IRRESPONSÁVEIS DISPARATES DO SEUS SUCESSIVOS CORPOS GOVERNANTES QUE, APÓS RUSSEL E RUTHERFORD, E COMO ELES, CONTINUARAM A ILUDIREM-SE E A ILUDIR MUITOS QUE LHES DEDICARAM INUTILMENTE UMA VIDA. PORQUE SE TUDO ISTO NÃO FOR NA MELHOR DAS HIPÓTESES... NEM QUERO PENSAR EM QUAL SERÁ A PIOR DELAS.

Bom, cada um em sentido religioso enxerga o que quer enxergar. De minha parte, enxergo o que você enxerga e isto já me afetou no passado, todavia, não afeta mais. Ademais, sou agora o suficiente honesto para ver não apenas as falhas de uma organização que não pertenço mais, mas ver também ações que merecem méritos e que me induz a uma tentativa de retorno, caso eu consiga me despojar do orgulho que sem dúvida é um entrave à visão emocional e espiritual. Se preferir centralizar-se unicamente em pontos negativos, faço-o. Porém, saiba que não apresentou para mim nada que eu desconhecia. Se preferir dar a mudança doutrinal uma importância gigante, faço-o. Por outro lado, ainda confio que Deus irá acertar as contas com todos os que afirmam representá-lo. Foi assim no Israel antigo, quando aquela nação era para Ele a única religião verdadeira e seus reis designados por Ele mesmo falharam mui seriamente em promover suas leis. Não obstante, tais erros não tornavam aquela nação não escolhida e seria tolo para qualquer israelita se afastar dela. Hoje eu me considero um grande tolo estar por quase 6 anos afastado das Testemunhas de Jeová. Lamento, após minha desassociação ter divulgado material critico sobre a STV e não ter confiado que como no caso da nação de Israel, Deus resolva e puna os da dianteira no tempo devido. Para mim já foi torturante saber que alguns foram prejudicados pelas alterações de ensino. Mas me livrei disso quando meditei no relato das ações de Davi terem levado Uzá a morte como vemos em 2 Samuel 6:6,7. Um homem de dianteira erra nas ações que toma, viola a lei sobre o modo de transportar a arca e alguém morre por ter se deixado afetar por tais ações. É assim que encaro hoje a STV e a mudança de ensino. Se eu conseguir voltar a me associar com a STV, levarei esse relato em conta.
ABRAÇO

MJP
Boa noite para você e sua família.



avatar
lopão

Mensagens : 50
Likes : 1
Data de inscrição : 30/04/2013
Idade : 56
Localização : Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

Ter muito conhecimento da ORGA dá-nos vantagem? Empty Re: Ter muito conhecimento da ORGA dá-nos vantagem?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 11 1, 2, 3 ... 9, 10, 11  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos