EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"

Participe do fórum, é rápido e fácil

EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"
EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Nova Despertai! - 2013

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Nova Despertai! - 2013 - Página 2 Empty Re: Nova Despertai! - 2013

Mensagem por António Madaleno Sáb Dez 08 2012, 20:22

Eu penso que todos nós temos o desejo de acreditar num futuro melhor. Num futuro que nos traga paz, prosperidade, sucesso profissional e pessoal. Sem este "acreditar" a vida seria bem mais dificil.

Muitos comentadores e analistas políticos ao olharam para a situação atual do país e para as medidas que estão a ser tomadas, criticam invariavelmente o governo português de colocar estas medidas como algo inevitável, esquecendo uma simples palavra que deveria ser passada à nação:

Esperança!

Do ponto de vista religioso e espiritual, viver sem esperança num mundo melhor, numa situação melhor, é meio caminho para se morrer espiritualmente e para a fé decair e desaparecer. Essa necessidade de se ter esperança no futuro, foi o que levou o apóstolo Paulo a rebater alguns cristãos em Corinto que estavam proclamando que a ressurreição dos mortos era de ordem simbólica e não literal. Afirmavam que esta ressurreição era apenas a mudança de condição do homem antes de conhecer o Cristo e depois de o conhecer, revestindo-se de uma nova personalidade.

Embora isso estivesse relacionado, Paulo insurgiu-se contra esta idéia limitativa e redutora da fé cristã.
Ele disse em 1 Coríntios 15:19:

"Se somente nesta vida temos esperado em Cristo, somos os mais lastimáveis de todos os homens."

Não foi por menos que Deus nos terá dado a esperança de uma vida melhor. Ele conhece os nossos anseios, desejos e necessidades. Nós não somos simples animais que vivem para viver o dia-a-dia. Que apenas sentem o presente, sem pensar no amanhã.

Nós humanos, desejamos e pensamos no futuro e refletimos sobre ele. É por isso que fazemos planos a curto, médio e longo prazo. A nossa mente finita (actualmente) pensa em termos infinitos, porque ela de modo natural coloca-se sempre no amanhã, no futuro.

Esse desejo de viver, confronta-se com o temor da morte e da inexistência. Essa luta interna, reflete aquilo que acredito ser a ruptura entre aquilo que somos por dentro (mente/alma) e aquilo que somos por fora (corpo físico).

Acredito que o não ter esperança, é morrer todos os dias um pouco, porque passamos a ser como os meros animais, vivendo apenas para cada dia.
António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Nova Despertai! - 2013 - Página 2 Empty Re: Nova Despertai! - 2013

Mensagem por hocosi Sáb Dez 08 2012, 20:25



mjp citou:

Eu quero saber como Deus criou este mundo. Não estou interessado neste ou naquele fenômeno, no espectro deste ou daquele elemento. Eu quero conhecer os pensamentos Dele, o resto são detalhes.
Albert Einstein

Hebreus 11:6 diz:

Além disso, sem fé é impossível agradar-lhe bem, pois aquele que se aproxima de Deus tem de crer que ele existe e que se torna o recompensador dos que seriamente o buscam.

Prezado mjp, pelo que parece não é possível obter respostas a certas questões sem fé.

E como diz outra passagem biblica. "a fé não é propriedade de todos". Certo?


hocosi
hocosi
Moderador
Moderador

Mensagens : 2893
Likes : 372
Data de inscrição : 28/12/2011
Idade : 68
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Nova Despertai! - 2013 - Página 2 Empty Re: Nova Despertai! - 2013

Mensagem por Filino Rupro Sáb Dez 08 2012, 20:31

calimera

Filino, subscrevo as suas palavras. Conseguiu encontrar exatamente as palavras que descrevem o que também senti e sinto. Penso que nunca o disse aqui no forúm...mas além da eliminação do sofrimento, outra das promessas que mais me atraía, era não envelhecermos! E apesar de termos que o aceitar, a verdade é que ninguém o faz com alegria. Por vezes ainda recordo quando se dizia que não fomos feitos para envelhecer e morrer; daí que se invista tanto em pesquisas desta natureza. Pessoalmente custa-me mais a degradação fisica que a morte. Isto também é um desabafo Embarassed

Mas é também por isso que me inscrevi! Queria saber como lidaram com isso, como refizeram as vossas esperanças, como posicionaram as vossas vidas num novo sentido! Por favor calimera, temos de falar disso!
Temos de descobrir a verdade sobre a existência e tentar perceber se ela tem sentido, ou se tudo não passa de uma enorme machina mundi que funciona por si mesmo, criando e destruindo até se esgotar!

Não venho para aqui porque estou zangado, ressaibiado, ressentido. Não!
Venho para aqui porque penso que alguns de vós pelo menos, perceberão os meus sentimentos, passarão por angustias iguais e que juntos, com o nosso profundo respeito pela verdade e sem medos, possamos tentar perceber!

Tenho tanta coisa para dizer desta angustia e desta busca... E sabes calimera, também eu estou a envelhecer. E percebo que já não tenho tanto tempo para realizar essa busca! Gastei mais de 30 anos atrás de uma ilusão e não tenho outros 30 para gastar!
Que fogo a arder-me nas veias! Pelo menos podemos tentar seguir juntos por um pedaço nesta caminhada?
Filino Rupro
Filino Rupro
Membros
Membros

Mensagens : 1300
Likes : 96
Data de inscrição : 06/12/2012
Idade : 52
Localização : Aveiro

Ir para o topo Ir para baixo

Nova Despertai! - 2013 - Página 2 Empty Re: Nova Despertai! - 2013

Mensagem por Filino Rupro Sáb Dez 08 2012, 20:37

TJCurioso

Acredito que o não ter esperança, é morrer todos os dias um pouco, porque passamos a ser como os meros animais, vivendo apenas para cada dia.
E se formos mesmo uns animais? E se formos mesmo resultado da evolução?
Porque temos cérebro?
Muitas questões, tão pouco tempo! Mas prefiro gastá-lo a procurar as respostas do que a acreditar em mentiras!
Não posso aceitar outra, já vivi demasiado tempo mergulhado numa!
Sabiam que o nosso cérebro nos mente continuamente? E que temos tendência para ver agentes, onde eles não existem?
Preciso de ajuda, de toda a ajuda possível, daqueles que como eu, querem as respostas verdadeiras e não prenderem-se em quimeras, em ilusões, em fantasias.
Filino Rupro
Filino Rupro
Membros
Membros

Mensagens : 1300
Likes : 96
Data de inscrição : 06/12/2012
Idade : 52
Localização : Aveiro

Ir para o topo Ir para baixo

Nova Despertai! - 2013 - Página 2 Empty Re: Nova Despertai! - 2013

Mensagem por hocosi Sáb Dez 08 2012, 20:37

Para mim é difícil depois de 18 anos chegar à conclusão de que a religião dos meus pais estava errada, acreditar durante 30 anos nas promessas bíblicas de que um Novo Mundo está para chegar e substituir este velho e onde todas as desgraças da humanidade se tornarão coisas do passado e novamente chegar à conclusão de que todas estas coisas são meras interpretações humanas. Descobrir que a própria fonte destas interpretações, a Bíblia, é ela mesma duvidosa por muitos motivos e ainda assim continuar a acreditar que existe um Deus que se preocupa connosco. Estou mais inclinado a acreditar no Deus de Espinosa.
hocosi
hocosi
Moderador
Moderador

Mensagens : 2893
Likes : 372
Data de inscrição : 28/12/2011
Idade : 68
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Nova Despertai! - 2013 - Página 2 Empty Re: Nova Despertai! - 2013

Mensagem por mjp Sáb Dez 08 2012, 20:57

hocosi escreveu:Para mim é difícil depois de 18 anos chegar à conclusão de que a religião dos meus pais estava errada, acreditar durante 30 anos nas promessas bíblicas de que um Novo Mundo está para chegar e substituir este velho e onde todas as desgraças da humanidade se tornarão coisas do passado e novamente chegar à conclusão de que todas estas coisas são meras interpretações humanas. Decobrir que a própria fonte destas interpretações, a Bíblia, é ela mesma duvidosa por muitos motivos e ainda assim continuar a acreditar que existe um Deus que se preocupa connosco. Estou mais inclinado a acreditar no Deus de Espinopsa.


Concepualizações filosóficas sobre Deus, há muitas. Muitas li e já esqueci.

Mas se Jesus Cristo foi de facto o Filho de Deus, e a História séria não levanta grandes obstáculos à Sua existência histórica, temos todos aqui um excelente ponto de partida para conhecer o verdadeiro Deus.

Como já pude comentar algures, muitos são os estudiosos sérios da Bíblia que por ela só não têm fé, é verdade. Por outro lado, o que tenho lido aponta que a verdadeira fé indica algo mais que somente a Bíblia. No entanto os Evangelhos e as cartas do NT, são neste caso, também um excelente ponto de partida para pesquisar fora deles. Para quem, como Tomé, precisa de algo mais palpável que a simples fé, há que mergulhar lá atrás, ir ao início e procurar na História secular mais cimento para este novo alicerce. Mas claro, se partirmos do princípio que nenhum relato, nenhum documento, é fidedigno, não existiriam também chagas no corpo de Cristo que convencessem Tomé que aquele era o ressuscitado Jesus Cristo.





mjp
mjp
Forista desativado

Mensagens : 6491
Likes : 223
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 64
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Nova Despertai! - 2013 - Página 2 Empty Re: Nova Despertai! - 2013

Mensagem por Filino Rupro Sáb Dez 08 2012, 20:59

hocosi

Para mim fé deixou de ter sentido.
Filino Rupro
Filino Rupro
Membros
Membros

Mensagens : 1300
Likes : 96
Data de inscrição : 06/12/2012
Idade : 52
Localização : Aveiro

Ir para o topo Ir para baixo

Nova Despertai! - 2013 - Página 2 Empty Re: Nova Despertai! - 2013

Mensagem por Filino Rupro Sáb Dez 08 2012, 21:01

mjp

Não me considero um céptico.
Filino Rupro
Filino Rupro
Membros
Membros

Mensagens : 1300
Likes : 96
Data de inscrição : 06/12/2012
Idade : 52
Localização : Aveiro

Ir para o topo Ir para baixo

Nova Despertai! - 2013 - Página 2 Empty Re: Nova Despertai! - 2013

Mensagem por Filino Rupro Sáb Dez 08 2012, 21:05

Peço desculpa que nos desviamos imenso do tópico!
Devíamos ser mais disciplinados. :-P
Mas só queria dar mais uma achega:
Mesmo a ocorrência de um milagre, um tão grande quanto um homem ressuscitar pode não nos dizer nada, nem sobre Deus, nem sobre o sentido da vida!
(Senão vejam lá este livro: http://www.bubok.pt/livros/6194/Ressurreicao)
[O download em pdf é gratuito!]
Filino Rupro
Filino Rupro
Membros
Membros

Mensagens : 1300
Likes : 96
Data de inscrição : 06/12/2012
Idade : 52
Localização : Aveiro

Ir para o topo Ir para baixo

Nova Despertai! - 2013 - Página 2 Empty Re: Nova Despertai! - 2013

Mensagem por hocosi Sáb Dez 08 2012, 21:10

"Ter fé é assinar uma folha em branco e deixar que Deus nela escreva o que quiser". Santo Agostinho

Faz algum sentido isto?

"A fé é ignorar tudo aquilo que é verdade". Friedrich Nietzsche

Ou fará mais isto?
hocosi
hocosi
Moderador
Moderador

Mensagens : 2893
Likes : 372
Data de inscrição : 28/12/2011
Idade : 68
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Nova Despertai! - 2013 - Página 2 Empty Re: Nova Despertai! - 2013

Mensagem por António Madaleno Sáb Dez 08 2012, 21:23

Filino Rupro escreveu:E se formos mesmo uns animais? E se formos mesmo resultado da evolução?
Porque temos cérebro?
Muitas questões, tão pouco tempo! Mas prefiro gastá-lo a procurar as respostas do que a acreditar em mentiras!
Não posso aceitar outra, já vivi demasiado tempo mergulhado numa!
Sabiam que o nosso cérebro nos mente continuamente? E que temos tendência para ver agentes, onde eles não existem?
Preciso de ajuda, de toda a ajuda possível, daqueles que como eu, querem as respostas verdadeiras e não prenderem-se em quimeras, em ilusões, em fantasias.

Filino, creio que o que a ciência descobriu até agora e o que mais irá descobrir, só nos pode convencer que nada existe por acaso. Desde o mais "simples" organismo vivo ao mais complexo, tem a assinatura de uma inteligência superior.

Deixar de acreditar nisso, quanto a mim, é andar para trás no processo de obter respostas. É o voltar as costas a essas mesmas respostas:

- Porque estamos aqui?
- Para onde vamos?

Embora cada religião ou crença, dê as respostas a estas questões à sua maneira, todas elas apontam para algo mais do que para um universo sem Deus ou algo superior que nos domina e transcende.

Acreditar que tudo é produto do acaso, que somos um mero ajuntamento acidental de moléculas algures no tempo, para mim é tão credível como juntar umas pedras num balde e sacolejá-lo até que apareça um relógio.


Última edição por TJ Curioso em Sáb Dez 08 2012, 21:24, editado 1 vez(es)
António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Nova Despertai! - 2013 - Página 2 Empty Re: Nova Despertai! - 2013

Mensagem por mjp Sáb Dez 08 2012, 21:24

Filino Rupro escreveu:mjp

Não me considero um céptico.


O cepticismo como filosofia leva-nos ao tal pensamento circular que nos atira para um beco sem saída. Sócrates(o ateniense), demonstrou-o na obra escrita de Platão.

A busca da verdade no que vemos e no universo que nos rodeia, leva-nos para o racionalismo, para as ciencias exactas, com todas as fantásticas descobertas e inovações tecnológicas.

A resposta para o estarmos aqui, o vivermos, pensarmos e muito mais, como amarmos e termos uma consciência moral e ética, impulsiona-nos para o mundo do espírito, onde a fé e a razão puramente abstracta têm uma palavra a dizer.

Somos seres complexos. Os nossos edificíos estruturais no que às emoções se referem, são muitas vezes abalados por razões que para uns são pouco e para outros são imenso e vice-versa.

Mas eu acredito na liberdade, e acredito nela porque acredito em Deus. E na minha liberdade escolho. Não posso, sempre que compro pão, analisar e provar se este é de boa qualidade. Tenho fé que o alimento é bom e não penso mais nisso. Se o padeiro me vendeu pão estragado, não deixo de comprar pão noutro lado por causa disso.
Mas provavelmente irei querer saber muito mais a respeito de pão, para que não me volte a enganar no fornecedor. Ou seja, não será por causa de alguns patifes que eu vou decidir que pão nunca mais.

mjp
mjp
Forista desativado

Mensagens : 6491
Likes : 223
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 64
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Nova Despertai! - 2013 - Página 2 Empty Re: Nova Despertai! - 2013

Mensagem por hocosi Sáb Dez 08 2012, 21:33



mjp escreveu:

Se o padeiro me vendeu pão estragado, não deixo de comprar pão noutro lado por causa disso.
Mas provavelmente irei querer saber muito mais a respeito de pão, para que não me volte a enganar no fornecedor. Ou seja, não será por causa de alguns patifes que eu vou decidir que pão nunca mais.

Corre o risco de esgotar as padarias e não encontrar nenhuma de confiança. A não ser que faça o seu próprio pão.

Um abraço amigo.
hocosi
hocosi
Moderador
Moderador

Mensagens : 2893
Likes : 372
Data de inscrição : 28/12/2011
Idade : 68
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Nova Despertai! - 2013 - Página 2 Empty Re: Nova Despertai! - 2013

Mensagem por mjp Sáb Dez 08 2012, 21:40

hocosi escreveu:


mjp escreveu:

Se o padeiro me vendeu pão estragado, não deixo de comprar pão noutro lado por causa disso.
Mas provavelmente irei querer saber muito mais a respeito de pão, para que não me volte a enganar no fornecedor. Ou seja, não será por causa de alguns patifes que eu vou decidir que pão nunca mais.

Corre o risco de esgotar as padarias e não encontrar nenhuma de confiança. A não ser que faça o seu próprio pão.

Um abraço amigo.

Esperava um comentário do género. Refiro-me ao verdadeiro fornecedor de pâo, da falta que tenho desse alimento, e não aos que o vendem por aí. Sobre os intermediários propriamente ditos, não era assunto que me tivesse apercebido de ter sido trazido à conversa. Deus e o homem que foi enganado por uma religião, eram o alvo dos meus argumentos. Simplesmente isso.
mjp
mjp
Forista desativado

Mensagens : 6491
Likes : 223
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 64
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Nova Despertai! - 2013 - Página 2 Empty Re: Nova Despertai! - 2013

Mensagem por Filino Rupro Sáb Dez 08 2012, 21:46

hocosi escreveu:"Ter fé é assinar uma folha em branco e deixar que Deus nela escreva o que quiser". Santo Agostinho

Faz algum sentido isto?

"A fé é ignorar tudo aquilo que é verdade". Friedrich Nietzsche

Ou fará mais isto?

Voto no Nietzsche.
Filino Rupro
Filino Rupro
Membros
Membros

Mensagens : 1300
Likes : 96
Data de inscrição : 06/12/2012
Idade : 52
Localização : Aveiro

Ir para o topo Ir para baixo

Nova Despertai! - 2013 - Página 2 Empty Re: Nova Despertai! - 2013

Mensagem por António Madaleno Sáb Dez 08 2012, 21:49

Filino Rupro escreveu:
hocosi escreveu:"Ter fé é assinar uma folha em branco e deixar que Deus nela escreva o que quiser". Santo Agostinho

Faz algum sentido isto?

"A fé é ignorar tudo aquilo que é verdade". Friedrich Nietzsche

Ou fará mais isto?

Voto no Nietzsche.

Para votar tenho de ter a consciência do real significado da palavra "fé".
António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Nova Despertai! - 2013 - Página 2 Empty Re: Nova Despertai! - 2013

Mensagem por mjp Sáb Dez 08 2012, 21:57

Filino Rupro escreveu:
hocosi escreveu:"Ter fé é assinar uma folha em branco e deixar que Deus nela escrão
"A fé é ignorar tudo aquilo que é verdade". Friedrich Nietzsche

Ou fará mais isto?

Voto no Nietzsche.


Pois é. Vota-se mal e estamos no estado em que estamos... Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir , sem segundas interpretações de género algum. O problema está em comparar realidades incomparavéis. Deus não pode ser conhecido no sentido em que se conhece um fenómeno físico ou um facto. Um filósofo na linha do pensamento de Nietzsche nunca poderá equacionar Deus como um dado sobre o qual trabalhar num determinado sentido. Agora leiam também Kant ou Hegel, não menos objectivos no método utilizado e tirem as vossas conclusões... filosóficas, claro, que não espirituais.
mjp
mjp
Forista desativado

Mensagens : 6491
Likes : 223
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 64
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Nova Despertai! - 2013 - Página 2 Empty Re: Nova Despertai! - 2013

Mensagem por Filino Rupro Sáb Dez 08 2012, 21:58

TJCurioso

Valeu! Para discutir é preciso primeiro definir os termos!
Mas aceitei a definição de Hebreus 11:1, tem outra na ideia?
Filino Rupro
Filino Rupro
Membros
Membros

Mensagens : 1300
Likes : 96
Data de inscrição : 06/12/2012
Idade : 52
Localização : Aveiro

Ir para o topo Ir para baixo

Nova Despertai! - 2013 - Página 2 Empty Re: Nova Despertai! - 2013

Mensagem por mjp Sáb Dez 08 2012, 22:08

Filino Rupro escreveu:TJCurioso

Valeu! Para discutir é preciso primeiro definir os termos!
Mas aceitei a definição de Hebreus 11:1, tem outra na ideia?


O ponto de partida é do melhor que há... agora não consigo perceber como é que se pode aceitar algo para raciocinar, se à partida esse dado já foi rejeitado por quem quer investigar uma determinada "verdade". Poderá arquitectar a mais brilhante teoria, mas a permissa onde a assenta é desde logo falsa.
mjp
mjp
Forista desativado

Mensagens : 6491
Likes : 223
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 64
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Nova Despertai! - 2013 - Página 2 Empty Re: Nova Despertai! - 2013

Mensagem por hocosi Sáb Dez 08 2012, 22:13

"Esses que puxam conversa sobre se chove ou não chove - não poderão ir para o Céu! Lá faz sempre bom tempo..." Mario Quintana

Meus amigos, da minha parte penso que não vale a pena continuarmos esta conversa.
hocosi
hocosi
Moderador
Moderador

Mensagens : 2893
Likes : 372
Data de inscrição : 28/12/2011
Idade : 68
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Nova Despertai! - 2013 - Página 2 Empty Re: Nova Despertai! - 2013

Mensagem por António Madaleno Sáb Dez 08 2012, 22:30

Filino Rupro escreveu:TJCurioso

Valeu! Para discutir é preciso primeiro definir os termos!
Mas aceitei a definição de Hebreus 11:1, tem outra na ideia?

Não tenho. Creio que Paulo resumiu bem em essência a fé cristã.

Neste respeito, o comentarista bíblico Albert Barnes, diz o seguinte sobre esta passagem que acho interessante:

Hebrews 11:1

Now faith is the substance of things hoped for - On the general nature of faith, see the notes on Mar_16:16. The margin here is, “ground or confidence.” There is scarcely any verse of the New Testament more important than this, for it states what is the nature of all true faith, and is the only definition of it which is attempted in the Scriptures. Eternal life depends on the existence and exercise of faith Mar_16:16, and hence, the importance of an accurate understanding of its nature. The word rendered “substance” - ὑπόστασις hupostasis - occurs in the New Testament only in the following places. In 2Co_9:4; 2Co_11:17; Heb_3:14, where it is rendered “confident” and “confidence;” and in Heb_1:3, where it is rendered “person,” and in the passage before us; compare the notes on Heb_1:3. Prof. Stuart renders it here “confidence;” Chrysostom, “Faith gives reality or substance to things hoped for.”

The word properly means “that which is placed under” (Germ. Unterstellen); then “ground, basis, foundation, support.” Then it means also “reality, substance, existence,” in contradistinction from what is unreal, imaginary, or deceptive (täuschung). “Passow.” It seems to me, therefore, that the word here has reference to something which imparts reality in the view of the mind to those things which are not seen, and which serves to distinguish them from those things which are unreal and illusive. It is what enables us to feel and act as if they were real, or which causes them to exert an influence over us as if we saw them. Faith does this on all other subjects as well as religion. A belief that there is such a place as London or Calcutta, leads us to act as if this were so, if we have occasion to go to either; a belief that money may be made in a certain undertaking, leads people to act as if this were so; a belief in the veracity of another leads us to act as if this were so. As long as the faith continues, whether it be well-founded or not, it gives all the force of reality to what is believed. We feel and act just as if it were so, or as if we saw the object before our eyes. This, I think, is the clear meaning here. We do not see the things of eternity. We do not see God, or heaven, or the angels, or the redeemed in glory, or the crowns of victory, or the harps of praise; but we have faith in them, and this leads us to act as if we saw them. And this is, undoubtedly, the fact in regard to all who live by faith and who are fairly under its influence.

Of things hoped for - In heaven. Faith gives them reality in the view of the mind. The Christian hopes to be admitted into heaven; to be raised up in the last day from the slumbers of the tomb, to be made perfectly free from sin; to be everlastingly happy. Under the influence of faith he allows these things to control his mind as if they were a most affecting reality.

The evidence of things not seen - Of the existence of God; of heaven; of angels; of the glories of the world suited for the redeemed. The word rendered “evidence” - ἔλεγχος elengchos - occurs in the New Testament only in this place and in 2Ti_3:16, where it is rendered “reproof.” It means properly proof, or means of proving, to wit, evidence; then proof which convinces another of error or guilt; then vindication, or defense; then summary or contents; see “Passow.” The idea of “evidence” which goes to demonstrate the thing under consideration, or which is adapted to produce “conviction” in the mind, seems to be the elementary idea in the word. So when a proposition is demonstrated; when a man is arraigned and evidence is furnished of his guilt, or when he establishes his innocence; or when one by argument refutes his adversaries, the idea of “convincing argument” enters into the use of the word in each case.

This, I think, is clearly the meaning of the word here. “Faith in the divine declarations answers all the purposes of a convincing argument, or is itself a convincing argument to the mind, of the real existence of those things which are not seen.” But is it a good argument? Is it rational to rely on such a means of being convinced? Is mere “faith” a consideration which should ever convince a rational mind? The infidel says “no;” and we know there may be a faith which is no argument of the truth of what is believed. But when a man who has never seen it believes that there is such a place as London, his belief in the numerous testimonies respecting it which he has heard and read is to his mind a good and rational proof of its existence, and he would act on that belief without hesitation. When a son credits the declaration or the promise of a father who has never deceived him, and acts as though that declaration and promise were true, his faith is to him a ground of conviction and of action, and he will act as if these things were so.

In like manner the Christian believes what God says. He has never seen heaven; he has never seen an angel; he has never seen the Redeemer; he has never seen a body raised from the grave. “But he has evidence which is satisfactory to his mind that God has spoken on these subjects,” and his very nature prompts him to confide in the declarations of his Creator. Those declarations are to his mind more convincing proof than anything else would be. They are more conclusive evidence than would be the deductions of his own reason; far better and more rational than all the reasonings and declarations of the infidel to the contrary. He feels and acts, therefore, as if these things were so - for his faith in the declarations of God has convinced him that they are so - The object of the apostle, in this chapter, is not to illustrate the nature of what is called “saving faith,” but to show the power of “unwavering confidence in God” in sustaining the soul, especially in times of trial; and particularly in leading us to act in view of promises and of things not seen as if they were so. “Saving faith” is the same kind of confidence directed to the Messiah - the Lord Jesus - as the Saviour of the soul.
António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Nova Despertai! - 2013 - Página 2 Empty Re: Nova Despertai! - 2013

Mensagem por MariaL Sáb Dez 08 2012, 22:31

TJ Curioso escreveu:
Ele disse em 1 Coríntios 15:19:

"Se somente nesta vida temos esperado em Cristo, somos os mais lastimáveis de todos os homens."
...

Acredito que o não ter esperança, é morrer todos os dias um pouco, porque passamos a ser como os meros animais, vivendo apenas para cada dia.

TJC,
Discordo do Paulo e de ti também.

Os crentes (alguns), como eu no passado, têm uma tendência a ver os céticos como uns coitadinhos. Onde foram buscar essa ideia?

Tenho esperança sim, que tenho algum poder para mudar a minha vida e talvez também para mudar um pouco à minha volta. E tento fazê-lo todos os dias, sem esperar por milagres. E isto é muito bom!

Não estou presa ao passado mas também não vivo para um futuro que não sei como será.


MariaL
MariaL
Membros
Membros

Mensagens : 988
Likes : 79
Data de inscrição : 12/05/2012
Idade : 50
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Nova Despertai! - 2013 - Página 2 Empty Re: Nova Despertai! - 2013

Mensagem por António Madaleno Sáb Dez 08 2012, 22:44

MariaL escreveu:
Discordo do Paulo e de ti também.

Os crentes (alguns), como eu no passado, têm uma tendência a ver os céticos como uns coitadinhos. Onde foram buscar essa ideia?

Tenho esperança sim, que tenho algum poder para mudar a minha vida e talvez também para mudar um pouco à minha volta. E tento fazê-lo todos os dias, sem esperar por milagres. E isto é muito bom!

Não estou presa ao passado mas também não vivo para um futuro que não sei como será.

Paulo disse estas palavras, tendo em mente as privações, perseguições e perigos que os cristãos corriam, em face da perseguição feroz que sentiam por parte dos opositores.

Na realidade, devotar a nossa vida a uma causa destas, em que somos sujeitos a perseguições, oposição e até mesmo a morte, por seguirmos Cristo, só poderia acontecer se houvesse uma esperança de que esta vida não é tudo o que há e que aquilo que fazemos serve para um propósito maior.

Não se trata de considerar os outros (céticos e ateus) como coitadinhos. Mas trata-se de valorizar a crença que se possui como algo que terá um resultado positivo, independentemente do que possamos passar enquanto humanos.

Quanto a não saber como será o futuro, não existe ninguém que possa afirmar com toda a certeza como será, porque a Bíblia usa muita linguagem simbólica e metafórica nesse sentido. Mas uma coisa que ela nos garante é que será um futuro glorioso.

Mas respeito a tua maneira atual de ver as coisas e concordo que não é fácil permanecer "crente" num mundo tão materialista como o nosso.
António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Nova Despertai! - 2013 - Página 2 Empty Re: Nova Despertai! - 2013

Mensagem por hocosi Sáb Dez 08 2012, 23:04



Tj Curioso disse:

Paulo disse estas palavras, tendo em mente as privações, perseguições e perigos que os cristãos corriam, em face da perseguição feroz que sentiam por parte dos opositores.



Eu disse que para mim terminaria esta conversa. No entanto não resisto a dar mais uma achega sobre aquilo que somos capazes de fazer e dizer pela fé ou credulidade.

Não há um único historiador ou comentarista bíblico que prove com certeza de que foi Paulo o escritor do livro aos Hebreus.

Ok. O que está lá está lá independente de quem escreveu, mas quantas coisas se afirmam como factuais quando na realidade não há certezas?

Um abraço e boa noite.
hocosi
hocosi
Moderador
Moderador

Mensagens : 2893
Likes : 372
Data de inscrição : 28/12/2011
Idade : 68
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Nova Despertai! - 2013 - Página 2 Empty Re: Nova Despertai! - 2013

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos