EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"

Participe do fórum, é rápido e fácil

EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"
EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Almas do Purgatório - Maria Simma

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Almas do Purgatório - Maria Simma - Página 3 Empty Re: Almas do Purgatório - Maria Simma

Mensagem por mjp Sex Jun 28 2013, 00:53

Altar escreveu:
mjp escreveu:

Se puseres a questão de outro modo... se eu te perdoaria um acto desses sobre um filho/a meu ou minha... bem, terei que por a questão sobre o que é perdoar!

Deus sabe quais as limitações dos nossos corações... e assim como amar os nossos inimigos não é uma ordem desnatural (não se ama alguém que nos quer mal, mas pode-se não odiar e fazer-lhe o bem em caso de necessidade desse inimigo), no caso que apontas, eu não teria de te amar, bastar-me-ia acudir-te em caso de necessidade tua, que te havias constituído como meu inimigo através de tão monstruoso acto.


pois

disse São Francisco de Assis :

"O Amor não é Amado"

Se entras na casa do Amor, não terás outro remédio se não amar o violador e/ou assassino dos teus meninos.

Talvez não me tivesse feito entender... no Céu, ambos salvos, nem se coloca a questão de te amar ou não! No céu, a casa do amor, só lá habita quem ama. Logo... estando eu no Céu contigo, só porque os dois nos amamos em Cristo. É que nem há outra alternativa.

repara bem no que disseste : "eu não teria de te amar"

Aqui, falo na dimensão humana, enquanto os dois na terra, enquanto tu (salvo seja) assassino ou violador de um filho/a meu. As palavras de Cristo: "amai os vossos inimigos" não comportam, neste caso a ideia de uma afeição cordial, mas de um comportamento de caridade cristã. se o teu inimigo tiver sede ou fome da-lhe de beber ou de comer... não exige "beijinhos" à mistura. Exige sim, uma atitude que ultrapassa o dano sofrido e que dá ao inimigoo aquilo que ele necessita.



Desculpa, mas não encaixa, simplesmente não és capaz nem neste mundo nem no próximo se eu lá simplesmente te dissesse "amigo, fui salvo por Cristo"

Neste mundo... limitado pela imperfeição, já te respondi acima. Não te amaria com beijos e abraços; teria era a atitude cristã: socorrer-te, caso tu, que te havias constituído meu inimigo, necessitasses. E Deus me livre de não o fazer! Mas o exemplo que dás é o mais forte possível, e com certeza que seria a mais difícil provação que consigo imaginar.

certamente louvarias a Deus, mas viravas-me as costas, não desejarias ser meu amigo no além

Repito, que aqui, neste caso, essa questão está por natureza ultrapassada. Todas as coisas más foram esquecidas, todas as dores foram apagadas... certo?

todavia, morrendo ambos ao mesmo tempo, ambos justificados em Cristo, se tu entrando primeiro na casa do Amor me visses a mim a sofrer a mesma dor, a tua mesmíssima dor til por til, cêntimo por cêntimo, lá naquele sítio....esmagado pela Justiça Divina....

Quando entrasse no céu já me olharias com outros olhos....eu entraria em lágrimas, abraçar-te-ia logo em primeiro lugar, talvez me ajoelhasse a teus pés

A isso eu chamo vingança... o sentimento que estás a querer ver em mim é o da sede de vingança! Olho por olho, dente por dente. Ora Jesus Cristo extinguiu  a lei mosaica com a Sua morte na cruz. Deixou de vigorar a chamada lei de Talião, passou a vigorar a lei do amor! Não sei agora de cor o texto bíblico, mas é o que S. Paulo diz numa carta, não me lembro agora em qual.

O que não encaixa aqui neste mundo, com o teu coração limitado para o Amor, também não encaixa lá com o coração mais aberto para todo o Amor e toda a Justiça

Encaixa neste mundo, do modo que referi; e encaixa no outro onde o coração estará aberto ao amor, sem limitações.


eu escrevi outro post sobre a eternidade...mas desapareceu Sad será que era contra as regras ?!

Não me apercebi... terá sido noutro tópico? É que se fosse contra as regras terias sido avisado...

Tenho então que reescrever, era uma resposta que explicava o que é a eternidade...só assim se entende estes temas controversos e complicados

Viste a questão que o Investigando a Torre te colocou? Tem a sua razão de ser...
mjp
mjp
Forista desativado

Mensagens : 6491
Likes : 223
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 64
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Almas do Purgatório - Maria Simma - Página 3 Empty Re: Almas do Purgatório - Maria Simma

Mensagem por Altar Sex Jun 28 2013, 01:30

O post que se perdeu foi uma resposta a esta dúvida de "hocosi" abaixo

Responde também ao espiritismo

Esta minha resposta pode-se dizer que é a interpretação de um católico, não propriamente a visão oficial da Igreja.

hocosi escreveu:Outra oração que me faz confusão: "Ó, Meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem."

Existem no Inferno ou no Purgatório almas que precisam mais do que outras?

Inferno, purgatório, são temas demasiado complexos e não se conseguem entender sem se perceber minimamente o que é a eternidade

Quem leu os relatos da Maria Simma ela algures disse que os anjos tinham uma certa inveja de nós...

porquê ?! porque é que ela disse isso ?!

Todos ou quase todos vocês conhecem bem a bíblia, com que objectivo Deus criou o mundo ? não vos parece que Ele guiou toda a criação até o surgimento do ser-humano ? que nós fomos a cereja no topo do bolo ?

Não vos parece que Ele teve mesmo o propósito de nos criar ?!

mas porquê ?

por causa do que Ele é : um ser infinito em termos de perfeição : amor, justiça, tudo.... EU SOU...é o que disse de si mesmo, é AMOR, É JUSTIÇA.

Nada de novo, nada de novo

o problema é só um : ninguém consegue amar como Ele, nem praticar a justiça como Ele, nem ser igual a Ele, nem ser um só Deus como Ele, Ele é o Altíssimo - o topo da escala

Os anjos, sendo seres criados perfeitos logo desde o início, conseguem amar como Ele ?! NÃO !!!! porque não conseguem, os seus corações estão fixos numa certa escala do amor

e nós ?! e o ser-humano ?!

sermos como Deus na escala do amor ? não ! como Ele não podemos ser, mas podemos ser semelhantes a Ele e aproximarmo-nos até onde quisermos do topo da escala

É o que diz a bíblia : "Vams criar o Homem à nossa Semelhança"....quando Jesus disse "sois Deuses..." ... algo assim

Porque é que os anjos não podem evoluir ?! porque é que existe Inferno ?!

por causa da eternidade

Muitos de vós certamente já ouviu falar nos Buracos Negros, das Estrelas que podem colapsar sobre si mesmas sob o peso da gravidade formando-se um corpo cósmico tão denso mas tão denso que tudo suga para o seu interior...

Ora dentro dos buracos negros existe uma coisa chamada de Horizonte de Eventos

http://pt.wikipedia.org/wiki/Horizonte_de_eventos

é um ponto dentro de um buraco negro onde todas as leis da física resultam em absurdos matemáticos

onde nada escapa, nada se move, nada muda, tudo é constante...

isso é a eternidade : um absurdo para a ciência, um absurdo para as nossas mentes

Os habitantes das moradas eternas, os anjos nesse "horizonte de eventos" não podem mudar, não podem evoluir, a sua escala do amor é uma constante eterna

todavia nós, fora desse "horizonte de eventos" da eternidade, podemos evoluir, mudar, enriquecer....

ou também podemos ir no sentido contrário, e toda a gente sabe do que é capaz a maldade humana

somos absolutamente libres de evoluir ou retroceder

quando morremos entramos no tal horizonte de eventos. O nosso coração, a escala do nosso amor fica onde está

é o tesouro de que Jesus fala : "onde está o vosso tesouro aí reside o vosso coração"

é o tesouro que toda a gente deseja no céu, amar...desejam amar muito, aproximar-se ainda mais do topo da escala que é Deus

então uns têm menos, outros mais, e outros nada

quem não tem nada são os que estão no Inferno, desejam tanto...mas tanto amar...mas não conseguem e nem podem, porque estão fixos naquele estado





Altar
Altar
Membros
Membros

Mensagens : 1928
Likes : 58
Data de inscrição : 06/05/2013
Idade : 54
Localização : Lisboa - Alverca

Ir para o topo Ir para baixo

Almas do Purgatório - Maria Simma - Página 3 Empty Re: Almas do Purgatório - Maria Simma

Mensagem por Altar Sex Jun 28 2013, 01:41

mjp escreveu:

Viste a questão que o Investigando a Torre te colocou?  Tem a sua razão de ser...

Respondi globalmente tentando explicar a eternidade, anjos e homens

não sei se consegui transmitir a ideia

Altar
Altar
Membros
Membros

Mensagens : 1928
Likes : 58
Data de inscrição : 06/05/2013
Idade : 54
Localização : Lisboa - Alverca

Ir para o topo Ir para baixo

Almas do Purgatório - Maria Simma - Página 3 Empty Re: Almas do Purgatório - Maria Simma

Mensagem por mjp Sex Jun 28 2013, 02:23

Altar, parece-me nítido que no teu espírito formulas a ideia que o mundo físico é uma cópia, digamos assim, do mundo espiritual.

No entanto, o mundo físico está preso nas limitações das leis da física e o mundo espiritual não.

A própria questão do tempo, qual linha que se mede desde um ponto de partida rumo ao infinito, está e é limitada face à eternidade.

Deus, o Criador, não habita no mundo físico, no Universo, mas numa dimensão fora desse espaço. E não só fora desse espaço, como também fora dessa linha do tempo.

Ele, o Criador, é a causa inicial, a Inteligência que a tudo deu início. As suas próprias criaturas espirituais, anjos, querubins e serafins, não habitam neste mundo físico a que chamamos Universo. E a expressão materialização, indica exactamente que esses seres, para comunicarem connosco, saiem de uma outra dimensão e se materializam de forma a que nós os possamos visualizar e com eles interagir, quando é caso disso. São eles, por assim dizer, que descem a nós, que têm essa capacidade de nos contactar, e não o contrário.

Tudo isto, só para te dizer que, embora algumas das tuas ilustrações ou mesmo comparações possam fazer sentido, em relação ao Céu, Inferno ou Purgatório, tais assumpções podem não ser exactas, mas mesmo um pouco fantasiosas.

Repara: "os anjos têm uma certa inveja de nós"... ora os anjos que tiveram alguma inveja de nós foram os demónios que assumiram  corpos humanos(materializaram-se) para habitar e coabitar com as mulheres, segundo o relato de Génesis. Eles puderam decair... logo, tinham tanta liberdade para agir em conformidade com as regras celestiais ou não, ainda mais que nós, que seguimos ou não as regras Divinas, mas com a tal tendência para o pecado. É-nos muito mais difícil a nós cumprir a nossa liberdade em sentido espiritual, que para esses seres celestiais que não têm a natural propensão para o peacado.

"Os Anjos não podem evoluir"... pois que quem é já criado perfeito por Deus em que sentido poderá ser ainda mais perfeito?

Também Adão e Eva foram criados perfeitos... não se tratava de evoluirem, mas de melhor conhecerem a Deus. Quem te diz que também os Anjos não têm essa possibilidade, tal como os nossos primeiros pais? É que àparte Deus, toda a perfeição por Ele criada é relativa em comparação com Ele. Ele é o único que é infinitamente perfeito, logo, todas as suas criaturas, celestes ou humanas, têm uma margem infinita e inalcançavel (logo, inesgotável) de uma maior aproximação e compreensão da sua Glória, Poder e Amor (entre outros atributos).

Isto faz muito mais sentido que a tua comparação com os estágios de Céu e Inferno, comparados ao tal "Horizonte de eventos", que mais não será (passe a muito grosseira simplificação) que uma outra forma de mundo físico onde outras leis - desconhecidas ainda - certamente terão lugar.

E se por um lado, no Céu, haverá sempre a tal infinita margem de aproximação do conhecimento cada vez mais cabal de Deus, no Inferno, reina o Príncipe das trevas, que por ter sido o primeiro rebelde, é certamente o pior de todos e a quem os demónios seguem, procurando também imitá-lo. Só que neste caso último, o Diabo não é infinito, muito menos eterno, logo que aí sim, os seus demónios poderão aspirar a ser tão maus quanto ele... embora tudo indique nas Sagradas Escrituras que mais poderoso que ele no mundo das trevas não existe mais nenhum ser. Portanto, os demónios, esses sim, estão limitados a uma finitude na sua maldade, e isto por maioria de razão, já que o seu deus, o diabo, ele próprio também é finito.

Já os anjos e os humanos estão livres na sua infinita ascensão à aproximação do seu Criador e Deus e Senhor, portanto, um crescimento espiritual para todo o sempre.

Bem... como já te enviei em MP... já devia estar a fazer óó... olha, nisso é que tenho "inveja" dos Anjos, que pelo que sei, não precisam de dormir... Laughing

Continuaremos a conversar, se Deus quiser.

Abraço fraterno!

mjp
mjp
mjp
Forista desativado

Mensagens : 6491
Likes : 223
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 64
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Almas do Purgatório - Maria Simma - Página 3 Empty Re: Almas do Purgatório - Maria Simma

Mensagem por Convidado Sex Jun 28 2013, 12:46

Altar escreveu:
mjp escreveu:

Viste a questão que o Investigando a Torre te colocou?  Tem a sua razão de ser...

Respondi globalmente tentando explicar a eternidade, anjos e homens

não sei se consegui transmitir a ideia

Mas continuo sem entender...

Veja esta declaração:

ENTÃO, O QUE É PURGATÓRIO PARA OS ESPÍRITAS?
Então, nós espíritas, entendemos por purgatório, as dores físicas e morais: o tempo da expiação. Tempo onde carregamos as cruzes confeccionadas por nós ao transgredirmos as leis divinas. Quase sempre, é na Terra que fazemos o nosso purgatório, ou seja, que expiamos (resgatamos) as nossas faltas. Purgatório significa purgação, purificação. O purgante é o remédio que limpa o organismo. E as dores e aflições é o purgante que limpa a alma das transgressões à Lei Divina. Podemos dizer que, o caminho mais rápido e seguro entre o purgatório e o Céu, é “O PRÓXIMO”. Na medida em que estivermos dispostos a respeitar, ajudar, compreender e amparar aqueles que nos rodeiam, seja o familiar, o colega de serviço, o amigo, o indigente, o doente, estaremos habilitando-nos à felicidade, contribuindo para que ela se estenda sobre o Mundo. Portanto, não nos elevaremos se não tivermos dispostos a auxiliar os companheiros que conosco estagiam no purgatório terrestre.
Fonte: http://grupoallankardec.blogspot.pt/2011/11/purgatorio-na-visao-espirita-richard.html

IT
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Almas do Purgatório - Maria Simma - Página 3 Empty Re: Almas do Purgatório - Maria Simma

Mensagem por hocosi Sex Jun 28 2013, 13:44

Isto é uma verdadeira confusão. Os Papas dizem uma coisa, a Igreja diz outra, uns falam como católicos e outros falam como teólogos ou como biblistas.

Fazem-se verdadeiras piruetas intelectuais para explicar uma coisa que não existe na Bíblia, Cristo nuca falou nisso e nem a lógica a respeito de um Deus de amor consegue explicar.

Nem sequer é justo. Sujeitar ao sofrimento por tempo que ninguém sabe quanto, por alguns erros que a pessoa tenha cometido devido ao facto de sermos pecadores por "herança". Não diz a Bíblia que o salário pago pelo pecado é a morte? Se calhar nem isso é justo.

Mesmo os humanos se refreiam de condenar à morte os praticantes de crimes hediondos. Como pode um Deus de amor, justiça e misericordioso condenar ao sofrimento num lugar de fogo, um lugar literal onde é preciso fazer orações de intercessão, mandar celebrar missas(e pagar) uma espécie de abaixo assinado em prol de determinada pessoa, como se Deus se pudesse comprar.

Peço desculpa, mas eu não compreendo tal enormidade.
hocosi
hocosi
Moderador
Moderador

Mensagens : 2893
Likes : 372
Data de inscrição : 28/12/2011
Idade : 68
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Almas do Purgatório - Maria Simma - Página 3 Empty Re: Almas do Purgatório - Maria Simma

Mensagem por mjp Sex Jun 28 2013, 14:02

hocosi escreveu:Isto é uma verdadeira confusão. Os Papas dizem uma coisa, a Igreja diz outra, uns falam como católicos e outros falam como teólogos ou como biblistas.

Fazem-se verdadeiras piruetas intelectuais para explicar uma coisa que não existe na Bíblia, Cristo nuca falou nisso e nem a lógica a respeito de um Deus de amor consegue explicar.

Nem sequer é justo. Sujeitar ao sofrimento por tempo que ninguém sabe quanto, por alguns erros que a pessoa tenha cometido devido ao facto de sermos pecadores por "herança". Não diz a Bíblia que o salário pago pelo pecado é a morte? Se calhar nem isso é justo.

Mesmo os humanos se refreiam de condenar à morte os praticantes de crimes hediondos. Como pode um Deus de amor, justiça e misericordioso condenar ao sofrimento num lugar de fogo, um lugar literal onde é preciso fazer orações de intercessão, mandar celebrar missas(e pagar) uma espécie de abaixo assinado em prol de determinada pessoa, como se Deus se pudesse comprar.

Peço desculpa, mas eu não compreendo tal enormidade.


Tenho também dificuldade em perceber esse estágio intermédio com destino à salvação! Aliás, sinceramente, neste momento, nem acredito, mesmo!

Também tenho dificuldade em perceber o Inferno!

Em todo o caso, nada disto é central ou sequer é nuclear para a fé em Jesus Cristo, qual Salvador e Redentor da humanidade.

São especulações, "piruetas" intelectuais, como dizes, mas que não deixam de apaixonar quem se debruça sobre estes assuntos.

Eu sempre passei ao lado destas polémicas (de outras, também Morrer a rir ), mas a conversar sobre estes assuntos, tento fazê-lo de forma a não melindrar os que piamente em tais dogmas acreditam.
mjp
mjp
Forista desativado

Mensagens : 6491
Likes : 223
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 64
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Almas do Purgatório - Maria Simma - Página 3 Empty Re: Almas do Purgatório - Maria Simma

Mensagem por Altar Sex Jun 28 2013, 19:47

hocosi escreveu:Isto é uma verdadeira confusão. Os Papas dizem uma coisa, a Igreja diz outra, uns falam como católicos e outros falam como teólogos ou como biblistas.

Fazem-se verdadeiras piruetas intelectuais para explicar uma coisa que não existe na Bíblia, Cristo nuca falou nisso e nem a lógica a respeito de um Deus de amor consegue explicar.


LOL Very Happy

entende como quiseres

Eu tenho que me sentir bem comigo próprio dando alguma justificação lógica para a existência do mundo físico, caso contrário teríamos todos nascido anjos.

se alguém arranjar alguma justificação mais lógica, força....eu dei a minha, quero saber a vossa


Nem sequer é justo. Sujeitar ao sofrimento por tempo que ninguém sabe quanto, por alguns erros que a pessoa tenha cometido devido ao facto de sermos pecadores por "herança". Não diz a Bíblia que o salário pago pelo pecado é a morte? Se calhar nem isso é justo.

Deves é começar pela ciência dos homens, e só depois é que deves avançar para a religião e escritos sagrados

A morte já existia muito antes do homem existir à face da terra, basta ver os dinossauros que foram extintos dizem por um meteorito

O homem evoluiu de alguma espécie símia, algures no tempo deu-se a transição do Homo Erectus para o Homo Sapiens : o primeiro Homem

provavelmente deve ter acontecido simultâneamente em algumas tribos de hominídeos em África

Deus deve-se ter revelado a eles - aos primeiros Homo Sapiens - tendo-lhes dado algumas instruções para eles cumprirem. Eles não o devem ter feito, e prontos, eis o pecado original. Essa desobediência lançou toda a humanidade para o caos que se seguiu completamente afastada de Deus.

Caso tivessem obedecido o que provavelmente aconteceria era sermos arrebatados para o céu após findo o nosso tempo na terra, sem provar a morte física. Tipo aquilo que aconteceu com Elias. E mesmo neste caso se tivessem obedecido, Jesus teria vindo na mesma, simplesmente para glorificar a raça humana que descende de forma natural dos macacos

A morte, a morte de que falas é mais no sentido espiritual, se negas Deus tu já estás morta




Mesmo os humanos se refreiam de condenar à morte os praticantes de crimes hediondos. Como pode um Deus de amor, justiça e misericordioso condenar ao sofrimento num lugar de fogo, um lugar literal onde é preciso fazer orações de intercessão, mandar celebrar missas(e pagar) uma espécie de abaixo assinado em prol de determinada pessoa, como se Deus se pudesse comprar.


Muitos erros cometeu esta Igreja Católica, essas indulgências foi uma das coisas pelas quais Martinho Lutero se revoltou

Considera antes que dar esmola a um pobre em nome das almas é coisa boa, não directamente à Igreja, mas tu mesmo directamente ao pobre ou ao necessitado



Peço desculpa, mas eu não compreendo tal enormidade

Não precisas de pedir, isso é muito bom, teres cabeça para pensar e não acreditares em tudo o que te impingem

É um dogma, nisso não há nada a fazer

O Padre Paulo Ricardo é muito bom, ouçam o que diz

https://www.youtube.com/watch?v=t1pfogYAFGM

ele tem mais vídeos na net, é só pesquisar e encontrar uma vez que sabem a sua cara e nome


Altar
Altar
Membros
Membros

Mensagens : 1928
Likes : 58
Data de inscrição : 06/05/2013
Idade : 54
Localização : Lisboa - Alverca

Ir para o topo Ir para baixo

Almas do Purgatório - Maria Simma - Página 3 Empty Re: Almas do Purgatório - Maria Simma

Mensagem por mjp Sex Jun 28 2013, 20:02

Caminho Recompensador


Aquele que se tenha erguido acima do cesto das esmolas e não se tenha contentado em viver ociosamente das sobras de opiniões suplicadas, que pôs a funcionar os seus próprios pensamentos para encontrar e seguir a verdade, não deixará de sentir a satisfação do caçador; cada momento da sua busca recompensará os seus dissabores com algum prazer; e terá razões para pensar que o seu tempo não foi mal gasto, mesmo quando não se puder gabar de nenhuma aquisição especial.

John Locke, in 'Ensaio Sobre o Entendimento Humano'





P.S. Não me enganei. É mesmo a respeito deste tópico!
mjp
mjp
Forista desativado

Mensagens : 6491
Likes : 223
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 64
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Almas do Purgatório - Maria Simma - Página 3 Empty Re: Almas do Purgatório - Maria Simma

Mensagem por hocosi Sex Jun 28 2013, 20:34

mjp escreveu:

Eu sempre passei ao lado destas polémicas (de outras, também Morrer a rir ), mas a conversar sobre estes assuntos, tento fazê-lo de forma a não melindrar os que piamente em tais dogmas acreditam.

Por favor meu caro mjp. Longe de mim ter a intenção de melindrar seja quem for. Limito-me a expressar a minha opinião e convicções que valem o que valem. Aliás tenho dito aqui muitas vezes que respeito e admiro aqueles que têm fé, mesmo os que acreditam nas farolices do EFD. O que não quer dizer que não expresse o meu desacordo.



hocosi
hocosi
Moderador
Moderador

Mensagens : 2893
Likes : 372
Data de inscrição : 28/12/2011
Idade : 68
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Almas do Purgatório - Maria Simma - Página 3 Empty Re: Almas do Purgatório - Maria Simma

Mensagem por Altar Sex Jun 28 2013, 21:07

mjp escreveu:

Altar, parece-me nítido que no teu espírito formulas a ideia que o mundo físico é uma cópia, digamos assim, do mundo espiritual.


Feita à Imagem de Deus, desde o Big-Bang

Deus criou o mundo físico à sua imagem com um propósito

Vejo a Santíssima Trindade em muitas coisas :

Na Água essecial à vida : H2O : 2 atómos de Hidrogénio e 1 de Oxigénio
O tempo : passado, presente e futuro
O Homem que é corpo, alma e espírito

etc...etc...



mjp escreveu:

No entanto, o mundo físico está preso nas limitações das leis da física e o mundo espiritual não.

A própria questão do tempo, qual linha que se mede desde um ponto de partida rumo ao infinito, está e é limitada face à eternidade.

Deus, o Criador, não habita no mundo físico, no Universo, mas numa dimensão fora desse espaço. E não só fora desse espaço, como também fora dessa linha do

tempo.


Não considero assim

As leis da física são leis criadas por Deus para dar ordem neste mundo, é certo, mas Ele também criou leis que rejem o mundo imaterial e espiritual

Se este mundo físico foi criado por Ele, então eu tenho que encontrar indícios D'ele na sua criação, caso contrário Eu não acreditaria N'Ele

Porque acreditaria na Trindade se eu não visse nada nesta natureza física que indicasse à minha inteligência a sua veracidade ?

Há portanto aqui neste mundo ( universo ) a imagem do mundo espiritual, algo difusa, é certo, mas há




mjp escreveu:

Ele, o Criador, é a causa inicial, a Inteligência que a tudo deu início. As suas próprias criaturas espirituais, anjos, querubins e serafins, não habitam

neste mundo físico a que chamamos Universo. E a expressão materialização, indica exactamente que esses seres, para comunicarem connosco, saiem de uma outra

dimensão e se materializam de forma a que nós os possamos visualizar e com eles interagir, quando é caso disso. São eles, por assim dizer, que descem a nós,

que têm essa capacidade de nos contactar, e não o contrário.



Eu também vejo assim, que existe uma outra dimensão, que as "moradas eternas" não são mais do que uma dimensão fora deste universo físico

Concordo plenamente quando dizes "Ele, o Criador, é a causa inicial, a Inteligência que a tudo deu início"

Mas o que se calhar discordamos é o facto de eu encontrar a Sua imagem nesta criação, em lhe dar um sentido racional, em encontrar respostas para :

- porque raios criou o mundo físico e não nos fez a todos espirituais desde o início ???? why ???? pouparia muitas chatices, não ?! pelo menos a nós


ok, o que é racional para mim pode não ser para os outros, mas pelo menos ficam a perceber a minha lógica Very Happy



mjp escreveu:

Tudo isto, só para te dizer que, embora algumas das tuas ilustrações ou mesmo comparações possam fazer sentido, em relação ao Céu, Inferno ou Purgatório,

tais assumpções podem não ser exactas, mas mesmo um pouco fantasiosas.


São pessoais, é o que disse em cima

Tipo se saísse um decreto do Papa a dizer que excomungava a todos os que acreditassem na Evolução das Espécies, nos dinossauros, eu seria

excomungado...abandonaria até a Igreja Católica

Primeiro eu acredito na Ciência Provada, irrefutável, nas leis da física - Toda a Ciência vem de Deus - é a minha premissa máxima, diga o que disser qualquer

que seja a religião.

Portanto é a minha primeira verdade, depois a partir dela vejo qual é a religião que obedece a essa premissa

Assim eu por exemplo considero a teoria Intelligent Design ( Desenho Inteligente ) mais apropriada

http://en.wikipedia.org/wiki/Intelligent_design

http://pt.wikipedia.org/wiki/Design_inteligente

resumindo é uma evolução como diz a ciência, mas orientada com a mão de Deus...num sentido...num propósito


mjp escreveu:

Repara: "os anjos têm uma certa inveja de nós"... ora os anjos que tiveram alguma inveja de nós foram os demónios que assumiram corpos humanos

(materializaram-se) para habitar e coabitar com as mulheres, segundo o relato de Génesis. Eles puderam decair... logo, tinham tanta liberdade para agir em

conformidade com as regras celestiais ou não, ainda mais que nós, que seguimos ou não as regras Divinas, mas com a tal tendência para o pecado. É-nos muito

mais difícil a nós cumprir a nossa liberdade em sentido espiritual, que para esses seres celestiais que não têm a natural propensão para o peacado.


Os Anjos não podem sentir inveja, porque é pecado, é uma forma de dizer

E os Anjos coabitarem com mulheres é algo folclórico dos primeiros trechos da bíblia


Abrir a bíblia e ler as primeiras páginas e depois lembrar de algumas frases famosas do Saramago dá vontade de rir, disse ele :

"porque é que Deus não montou uma cerca à volta da árvore ?"

continua lendo até ao relato de Caim e Abel

O texto começa por dizer que Caim era lavrador e Abel pastor de ovelhas. Mas, se os 2 irmãos são filhos dos primeiros humanos, isso é impossível.

Segundo a paleontologia - os primeiros seres humanos que apareceram sobre a terra há 2.000.000 anos - viviam da caça, da pesca e dos frutos espontâneos do

solo. A domesticação de animais só surgiu 10.000 anos AC, e a agricultura mais tarde : uns 8000 AC

como podia Caim conhecer a Agricultura e Abel ser pastor ?

outra: Caim convida seu irmão a saírem juntos até ao campo. Mas porventura já viviam na cidade ?

Depois ele assassina o irmão Abel, perante o castigo que Deus está prestes a dar-lhe ele contrariado replica : "O primeiro a encontrar-me matar-me-á"

Quem vai poder matá-lo se não existe mais ninguém a não ser Adão e Eva ?

e onde ele arranjou mulher se não havia mais ninguém ? foi a sua própria mãe ?

estás a ver ?!



mjp escreveu:

"Os Anjos não podem evoluir"... pois que quem é já criado perfeito por Deus em que sentido poderá ser ainda mais perfeito?

Também Adão e Eva foram criados perfeitos... não se tratava de evoluirem, mas de melhor conhecerem a Deus. Quem te diz que também os Anjos não têm essa

possibilidade, tal como os nossos primeiros pais? É que àparte Deus, toda a perfeição por Ele criada é relativa em comparação com Ele. Ele é o único que é

infinitamente perfeito, logo, todas as suas criaturas, celestes ou humanas, têm uma margem infinita e inalcançavel (logo, inesgotável) de uma maior

aproximação e compreensão da sua Glória, Poder e Amor (entre outros atributos).


Eram mortais desde o início, porque as leis deste mundo físico sempre assim foram, ou os dinossauros não tivessem existido e morrido milhões de anos antes

podiam é não experimentar a morte física, nota bem !!! tipo serem arrebatados para o céu como aconteceu com Elias à vista de todos

ou seja, seriam arrebatados para outra dimensão findo o tempo na terra



mjp escreveu:

Isto faz muito mais sentido que a tua comparação com os estágios de Céu e Inferno, comparados ao tal "Horizonte de eventos", que mais não será (passe a muito

grosseira simplificação) que uma outra forma de mundo físico onde outras leis - desconhecidas ainda - certamente terão lugar.



Não concordo com isso

As leis de Deus já as conhecemos todas, o que pode acontecer é não as entendermos

Deus está para os espíritos como o Sol está para nós, ou será que eles têm uma estrela que os ilumina e aquece ?!

Por isso estabeleço a analogia de olhar directamente para o Sol é o mesmo que a Alma olhar para Deus

queima-te

só olha para o Sol quem estiver preparado...


mjp escreveu:

E se por um lado, no Céu, haverá sempre a tal infinita margem de aproximação do conhecimento cada vez mais cabal de Deus, no Inferno, reina o Príncipe das

trevas, que por ter sido o primeiro rebelde, é certamente o pior de todos e a quem os demónios seguem, procurando também imitá-lo. Só que neste caso último,

o Diabo não é infinito, muito menos eterno, logo que aí sim, os seus demónios poderão aspirar a ser tão maus quanto ele... embora tudo indique nas Sagradas

Escrituras que mais poderoso que ele no mundo das trevas não existe mais nenhum ser. Portanto, os demónios, esses sim, estão limitados a uma finitude na sua

maldade, e isto por maioria de razão, já que o seu deus, o diabo, ele próprio também é finito.


O primeiro rebelde....

o que terá acontecido, dizem que Satanás era um querubim - "Estrela da Manhã"...um ser belo e perfeito

a bíblia é muito vaga, a sua queda é narrada num trecho dedicado a Nabucodonosor

não se sabe, só se pode conjecturar

Na minha opinião, alguns anjos revoltaram-se com os designíos de Deus criar o mundo físico e por consequência o Ser Humano

Não aceitaram o facto do ser Humano poder ser superior a eles

Satanás deve ter liderado essa revolta




mjp escreveu:

Já os anjos e os humanos estão livres na sua infinita ascensão à aproximação do seu Criador e Deus e Senhor, portanto, um crescimento espiritual para todo o

sempre.


A meu ver o "Horizonte de Eventos" que acontece dentro de um Buraco Negro é uma imagem perfeita da eternidade, do dia eterno, sem tempo

Só há tempo se te deslocas de A para B, sem deslocamento não há tempo, são leis da física

Logo não podem alguma vez mudar, ou evoluir

Leis de Deus que regem tanto este mundo como o outro, e depois há também a adicionar a isso as leis que regem os espíritos. Nota bem o que disse : A

ADICIONAR



mjp escreveu:


Bem... como já te enviei em MP... já devia estar a fazer óó... olha, nisso é que tenho "inveja" dos Anjos, que pelo que sei, não precisam de dormir... Laughing

Continuaremos a conversar, se Deus quiser.

Abraço fraterno!

mjp


Abraços, mjp

são temas tão complexos que eu quando começo a falar esqueço das horas... LOL Very Happy

hoje acordei cheio de sono


Altar
Altar
Membros
Membros

Mensagens : 1928
Likes : 58
Data de inscrição : 06/05/2013
Idade : 54
Localização : Lisboa - Alverca

Ir para o topo Ir para baixo

Almas do Purgatório - Maria Simma - Página 3 Empty Re: Almas do Purgatório - Maria Simma

Mensagem por hocosi Sex Jun 28 2013, 21:19

Altar escreveu:

Eu tenho que me sentir bem comigo próprio dando alguma justificação lógica para a existência do mundo físico, caso contrário teríamos todos nascido anjos.

se alguém arranjar alguma justificação mais lógica, força....eu dei a minha, quero saber a vossa

Compreendo bem a tua posição. Não teria sentido dizeres que acreditas em determinada doutrina e não tentar pelo menos justificar isso. Quando dizes: "teríamos nascido anjos". Porquê? Os anjos não pecam? Como dizes: tens que "arranjar alguma justificação". Nada disso seria necessário se não fossem raciocínios e doutrinas inventadas pelo ser humano.

A morte já existia muito antes do homem existir à face da terra, basta ver os dinossauros que foram extintos dizem por um meteorito

O homem evoluiu de alguma espécie símia, algures no tempo deu-se a transição do Homo Erectus para o Homo Sapiens : o primeiro Homem

provavelmente deve ter acontecido simultâneamente em algumas tribos de hominídeos em África

Deus deve-se ter revelado a eles - aos primeiros Homo Sapiens - tendo-lhes dado algumas instruções para eles cumprirem. Eles não o devem ter feito, e prontos, eis o pecado original. Essa desobediência lançou toda a humanidade para o caos que se seguiu completamente afastada de Deus.

Mas então não foram Adão e Eva, os nossos primeiros pais que nos entregaram à condenação à morte? Estranho! Porque as escrituras dizem que por intermédio de Adão todos os humanos estão condenados à morte. O último Adão Jesus Cristo comprou com o seu próprio sangue aquilo que Adão perdeu.

Deus deve-se ter revelado a eles - aos primeiros Homo Sapiens - tendo-lhes dado algumas instruções para eles cumprirem. Eles não o devem ter feito, e prontos, eis o pecado original. Essa desobediência lançou toda a humanidade para o caos que se seguiu completamente afastada de Deus.

Caso tivessem obedecido o que provavelmente aconteceria era sermos arrebatados para o céu após findo o nosso tempo na terra, sem provar a morte física. Tipo aquilo que aconteceu com Elias. E mesmo neste caso se tivessem obedecido, Jesus teria vindo na mesma, simplesmente para glorificar a raça humana que descende de forma natural dos macacos

Não me parece que seja isso que a ciência diz. O resto é apenas a tua interpretação.

Não precisas de pedir, isso é muito bom, teres cabeça para pensar e não acreditares em tudo o que te impingem

É um dogma, nisso não há nada a fazer

Ok. Nada a fazer. Tem que se acreditar num dogma, mesmo que o mesmo não nos seja compreensível. Na Bíblia diz em 1 Coríntios 14:8,9

"além disso, se a trombeta não emitir um som claro, quem se preparará para a batalha? 9 Assim acontece com vocês. Se não proferirem palavras compreensíveis com a língua, como alguém saberá o que está sendo dito? Vocês estarão simplesmente falando ao ar.

Penso que é isto que acontece. Muitas palavras mas poucas facilmente compreensíveis.

Naturalmente respeito as tuas convicções mas eu é que não consigo compreender como um Deus de amor, justiça e abundante em benevolência e em verdade possa condenar os descendentes daqueles patifes originais que nos entregaram à condenação ao envelhecimento, sofrimento e morte, nos posso condenar ao sofrimento após a morte num hipotético Purgatório.

Outra coisa. Quem sabe dizer com certeza que A ou B após a sua morte foi para o Céu, para o Purgatório ou para o Inferno?

Se os iníquos vão para o Inferno, não adianta nada orar por eles. Nunca mais de lá saem. Viveram uma curta vida de ***** mas estão condenados a arder por toda a eternidade.

Os bons, santos vão para o Céu. Não é preciso gastar o latim em orações pois apesar de terem tido uma curta vida de ***** serão abençoados por toda a eternidade.

Os que vão para o Purgatório têm que pagar até ao ultimo tostão o mal que fizeram na sua curta vida de *****. Coitadinhos! Se ninguém se lembrar deles bem se lixam.

Meu caro Altar, não leves a mal estes meus desabafos, mas depois de 57 anos chegar à conclusão que nada faz sentido é muito desolador. Para mim o que faz sentido é que nascemos, crescemos e morremos como qualquer outra alma vivente. Talvez seja melhor assim. Pelo menos não vivo na ilusão.
hocosi
hocosi
Moderador
Moderador

Mensagens : 2893
Likes : 372
Data de inscrição : 28/12/2011
Idade : 68
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Almas do Purgatório - Maria Simma - Página 3 Empty Re: Almas do Purgatório - Maria Simma

Mensagem por Altar Sex Jun 28 2013, 21:35

Já sei o que aconteceu à minha mensagem que desapareceu ontem, foi isto :

Uma nova mensagem foi adicionada no momento em que você escrevia a sua mensagem. Você pode consultar as últimas mensagens postadas abaixo e decidir por modificá-la ou salvá-la.

Não devo ter escolhido a opção certa Sad

tive que escrever tudo de novo e com sono.... Sad

----------------

Investigando a Torre escreveu:
Altar escreveu:
mjp escreveu:

Viste a questão que o Investigando a Torre te colocou? Tem a sua razão de ser...

Respondi globalmente tentando explicar a eternidade, anjos e homens

não sei se consegui transmitir a ideia

Mas continuo sem entender...

Veja esta declaração:



Não estou a entender então as tuas dúvidas

Será que queres dizer que esta doutrina do purgatório e inferno é espiritista do Allan Kardek ?

bom, só te posso dizer que toda e qualquer religião contém alguma semente de verdade

bem....a verdade, LOL Very Happy Very Happy

considera essa "verdade" a dita católica, que eu assumo como sendo a "verdade"

é relativa portanto à minha verdade, podes ter outra

assim até te posso dizer que o Inferno de Dante tem sementes de verdade






Altar
Altar
Membros
Membros

Mensagens : 1928
Likes : 58
Data de inscrição : 06/05/2013
Idade : 54
Localização : Lisboa - Alverca

Ir para o topo Ir para baixo

Almas do Purgatório - Maria Simma - Página 3 Empty Re: Almas do Purgatório - Maria Simma

Mensagem por Convidado Sex Jun 28 2013, 21:54

Altar escreveu:Não estou a entender então as tuas dúvidas

Será que queres dizer que esta doutrina do purgatório e inferno é espiritista do Allan Kardek ?

bom, só te posso dizer que toda e qualquer religião contém alguma semente de verdade

bem....a verdade, LOL Very Happy:D

considera essa "verdade" a dita católica, que eu assumo como sendo a "verdade"

é relativa portanto à minha verdade, podes ter outra

assim até te posso dizer que o Inferno de Dante tem sementes de verdade
Quer dizer então que se o Papa Francisco agora marcar um Concílio onde será discutida uma suposta "visão", ao estilo de Novas Luzes do Corpo Desgovernado TJ, que se converterá em dogma da Igreja se aprovada, onde se apresentará ao mundo sem qualquer sustentação bíblica que existe ainda um passo intermédio entre o Purgatório e o Inferno, ou entre o Purgatório e o Céu, que na prática quer dizer exactamente o mesmo, ao qual será atribuído o nome de "Pingatório" i.e. um outro espaço de purificação, passarás a defender com unhas e dentes esse novo espaço sideral, ou seja lá o que for.

Achas isso razoável?

IT


Última edição por Investigando a Torre em Sex Jun 28 2013, 22:20, editado 1 vez(es)
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Almas do Purgatório - Maria Simma - Página 3 Empty Re: Almas do Purgatório - Maria Simma

Mensagem por Altar Sex Jun 28 2013, 22:17

hocosi escreveu:

Compreendo bem a tua posição. Não teria sentido dizeres que acreditas em determinada doutrina e não tentar pelo menos justificar isso. Quando dizes: "teríamos nascido anjos". Porquê? Os anjos não pecam? Como dizes: tens que "arranjar alguma justificação". Nada disso seria necessário se não fossem raciocínios e doutrinas inventadas pelo ser humano.



Não sei se com isto queres dizer que todas as Religiões são fruto da imaginação humana, ou se em ultima analise colocas a existência de Deus em questão

bom, assim sendo muitas outras questões se colocam

muita ciência aproxima-nos de Deus, pouca ciência afasta-nos

Eu não acredito nas obras do acaso, em aleatoriedades, principalmente quando elas são sequenciais...tipo ganhar o euromilhões imensas vezes seguidas

No big-bang formou-se matéria e anti-matéria, para onde foi a anti-matéria ?

porque é que o Sol tem a dimensão certa, está à distância certa da Terra ?
porque é que a Terra tem o tamanho certo, a inclinação do sei eixo certo, um satélite ( Lua ) de tamanho certo que a equilibra nessas variáveis ?
porque é que o sistema solar tem os planetas todos em equilíbrio certo para sustentar a vida na terra ?
porque é que o DNA, a molécula básica de suporte a toda a vida, foi formada numa "sopa" ideal de moléculas num ambiente ideal ?

etc...etc...etc...

Não acredito absolutamente nesses acasos, nessas aleatoriedades


hocosi escreveu:

Mas então não foram Adão e Eva, os nossos primeiros pais que nos entregaram à condenação à morte? Estranho! Porque as escrituras dizem que por intermédio de Adão todos os humanos estão condenados à morte. O último Adão Jesus Cristo comprou com o seu próprio sangue aquilo que Adão perdeu.


Leste atrás o que escrevi sobre Abel e Caim, filhos de Adão e Eva ?!


hocosi escreveu:

Não me parece que seja isso que a ciência diz. O resto é apenas a tua interpretação.


O que diz então ?!





Penso que é isto que acontece. Muitas palavras mas poucas facilmente compreensíveis.

Naturalmente respeito as tuas convicções mas eu é que não consigo compreender como um Deus de amor, justiça e abundante em benevolência e em verdade possa condenar os descendentes daqueles patifes originais que nos entregaram à condenação ao envelhecimento, sofrimento e morte, nos posso condenar ao sofrimento após a morte num hipotético Purgatório.


diria :

Como é que a cruz pode ser um sinal de amor ?!





Outra coisa. Quem sabe dizer com certeza que A ou B após a sua morte foi para o Céu, para o Purgatório ou para o Inferno?


segundo estas doutrinas todos passarão pelo purgatório, uns apenas de passagem, tipo voo razante...

simplesmente porque todos pecam

ao inferno só cairá quem negar Deus até ao último segundo





Os que vão para o Purgatório têm que pagar até ao ultimo tostão o mal que fizeram na sua curta vida de *****. Coitadinhos! Se ninguém se lembrar deles bem se lixam.


À sombra desta doutrina, sim é verdade



Meu caro Altar, não leves a mal estes meus desabafos, mas depois de 57 anos chegar à conclusão que nada faz sentido é muito desolador. Para mim o que faz sentido é que nascemos, crescemos e morremos como qualquer outra alma vivente. Talvez seja melhor assim. Pelo menos não vivo na ilusão.

Como posso levar-te a mal se são questões complicadas ?!

o conselho que te dou ?! acredites ou não nesta ou naquela doutrina, não feches é o coração a Deus[/quote]
[/quote]
Altar
Altar
Membros
Membros

Mensagens : 1928
Likes : 58
Data de inscrição : 06/05/2013
Idade : 54
Localização : Lisboa - Alverca

Ir para o topo Ir para baixo

Almas do Purgatório - Maria Simma - Página 3 Empty Re: Almas do Purgatório - Maria Simma

Mensagem por Altar Sex Jun 28 2013, 22:39

Investigando a Torre escreveu:

Quer dizer então que se o Papa Francisco agora marcar um Concílio onde será discutida uma suposta "visão", ao estilo de Novas Luzes do Corpo Desgovernado TJ, que se converterá em dogma da Igreja se aprovada, onde se apresentará ao mundo sem qualquer sustentação bíblica que existe ainda um passo intermédio entre o Purgatório e o Inferno, ou entre o Purgatório e o Céu, que na prática quer dizer exactamente o mesmo, ao qual será atribuído o nome de "Pingatório" i.e. um outro espaço de purificação, passarás a defender com unhas e dentes esse novo espaço sideral, ou seja lá o que for.

Achas isso razoável?

IT

Não, não acho razoável

A Igreja que frequento não estabelece dogmas assim desse modo avulso e a bel prazer de cada Papa

http://pt.wikipedia.org/wiki/Dogmas_da_Igreja_Cat%C3%B3lica

Quando um papa rege uma bula, ou dirige uma carta encíclica a todos os bispos, ele fala apenas como Bispo, como pessoa humana falível

Já quando ele fala "ex cathedra" ... então aí sim, mas na história poucas vezes ela foi aplicada, a mioria dos dogmas já vêm por tradição oral

http://pt.wikipedia.org/wiki/Infalibilidade_papal
Altar
Altar
Membros
Membros

Mensagens : 1928
Likes : 58
Data de inscrição : 06/05/2013
Idade : 54
Localização : Lisboa - Alverca

Ir para o topo Ir para baixo

Almas do Purgatório - Maria Simma - Página 3 Empty Re: Almas do Purgatório - Maria Simma

Mensagem por Altar Sex Jun 28 2013, 22:51

Bom,

eu pessoalmente acredito nas experiências de quase morte ( NDE Experiences em ingles )

acredito também nas aparições de Fátima

mas isto sou eu, nem a Igreja Católica manda acreditar nisso

Assim eu dei o testemunho de Maria Simma, porque está de acordo com as doutrinas católicas mas pode-se ou não acreditar

Agora vou dar outro, mas desta vez do Inferno, o relato de uma alma condenada ao Inferno

encontrei esta tradução em português neste site :

( eu nem sei se é católico, eu apenas conhecia a carta do além e procurei no google para vos dar a conhecer )

leiam com atenção, por favor, acreditem ou não

http://www.ultimasmisericordias.com.br/Pagina/3700/CARTA-DO-ALEM-Impressionante-e-terrivel-relato-de-uma-alma-condenada-ao-inferno
Altar
Altar
Membros
Membros

Mensagens : 1928
Likes : 58
Data de inscrição : 06/05/2013
Idade : 54
Localização : Lisboa - Alverca

Ir para o topo Ir para baixo

Almas do Purgatório - Maria Simma - Página 3 Empty Re: Almas do Purgatório - Maria Simma

Mensagem por Convidado Sex Jun 28 2013, 23:46

Altar escreveu:A Igreja que frequento não estabelece dogmas assim desse modo avulso e a bel prazer de cada Papa

http://pt.wikipedia.org/wiki/Dogmas_da_Igreja_Cat%C3%B3lica

Quando um papa rege uma bula, ou dirige uma carta encíclica a todos os bispos, ele fala apenas como Bispo, como pessoa humana falível

Já quando ele fala "ex cathedra" ... então aí sim, mas na história poucas vezes ela foi aplicada, a mioria dos dogmas já vêm por tradição oral
Essa da tradição oral vem mesmo a propósito!
Quer dizer que o dogma do Purgatório, vem mesmo por tradição oral, uma vez que as Escrituras são completamente alheias a tal doutrina!!!
Então, onde você consegue enquadrar isso no Plano de Salvação apresentado por Jesus na Bíblia?

IT
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Almas do Purgatório - Maria Simma - Página 3 Empty Re: Almas do Purgatório - Maria Simma

Mensagem por mjp Sex Jun 28 2013, 23:58

hocosi escreveu:mjp escreveu:

Eu sempre passei ao lado destas polémicas (de outras, também Morrer a rir ), mas a conversar sobre estes assuntos, tento fazê-lo de forma a não melindrar os que piamente em tais dogmas acreditam.

Por favor meu caro mjp. Longe de mim ter a intenção de melindrar seja quem for. Limito-me a expressar a minha opinião e convicções que valem o que valem. Aliás tenho dito aqui muitas vezes que respeito e admiro aqueles que têm fé, mesmo os que acreditam nas farolices do EFD. O que não quer dizer que não expresse o meu desacordo.



Ah, não, meu caro hocosi, quando escrevi que procuro não melindrar, estava mesmo a referir-me a mim. Não estava a referir-me a nenhuma situação em particular, muito menos  a alguém aqui do forum.

Era de mim que eu falava.Tenho sempre algum receio de escolher mal as palavras quando abordo o assunto religião. Por exemplo, na pregação, quando eu era TJ (Vómito como fui capaz?... ) estava sempre a por água na fervura quando alguns "irmões" (exactamente, escrevi "irmões") sentiam que a "presa" começava a vacilar, era sempre eu que pedia desculpa quando já estávamos a demorar algum tempo e nos apressava a que saíssemos, quando  era notório que já só por manifesta boa educação a pessoa nos estava a atender. 

Ainda hoje, sou incapaz de "agredir" religiosamente seja quem for. Enfim, eu visto a pele de lobo e até há (quem me conhece melhor em termos pessoais)  quem pense que sou mesmo Morrer a rir  mas, isso está muito longe de ser verdade!

Eu fico "piurso" é com outras coisas... injustiças, violências, tiranias, aproveitamento dos mais fragilizados, etc, etc, etc,... coisas dessas!
mjp
mjp
Forista desativado

Mensagens : 6491
Likes : 223
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 64
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Almas do Purgatório - Maria Simma - Página 3 Empty Re: Almas do Purgatório - Maria Simma

Mensagem por mjp Sáb Jun 29 2013, 02:47

Altar escreveu:
( eu nem sei se é católico, eu apenas conhecia a carta do além e procurei no google para vos dar a conhecer )

leiam com atenção, por favor, acreditem ou não

http://www.ultimasmisericordias.com.br/Pagina/3700/CARTA-DO-ALEM-Impressionante-e-terrivel-relato-de-uma-alma-condenada-ao-inferno

Mas tu acreditas em tudo?... Nestas coisas, que caiem assim do céu (letra pequena) aos trambolhões? 

Para que não se estabeleça a total confusão, pelo menos na nossa conversa, devo dizer que muito há nalguns dogmas da Igreja Católica que eu encaro com alguma prudência. E digo prudência e não desconfiança. Tudo o que vai além do que está escrito nas Sagradas Escrituras é, para mim, matéria para reflexão prudente e decisão pessoal. E as próprias Sagradas Escrituras, nalgumas passagens, com muitas reticências sobre certas interpretações, sejam elas católicas, ou de qualquer outra corrente do cristianismo. Mas nada disto é de espantar! Afinal, pelo que leio e analiso, muitos fazem o mesmo!

Depois temos a Tradição. Sem ela não havia, por exemplo, a Bíblia como a conhecemos hoje, o testemunho dos Santos, a formação da Igreja e a certeza que nos é transmitida, como algo que já faz história há 2000 anos, (refiro-me obviamente ao desenvolvimento e expansão do cristianismo) que o que Cristo iniciou, nos foi legado através das sucessivas gerações, de uma forma tão humanamente exacta quanto a Sua vontade o determinou.

Mas há que separar o que é fiel ao original, do que é obra de homens imperfeitos... lendas, invenções, testemunhos confusos, crendices, superstições e credulidades, enfim, uma quantidade muito grande de assuntos sobre os quais não podemos ter a certeza de que são fidedignos.

Posso encarar um testemunho da natureza daqueles que aqui tens trazido de várias maneiras: posso simplesmente rejeitá-lo, como contos para encantar ou aterrorizar. Posso dar alguma credibilidade à testemunha, mas dada a natureza do testemunho, não posso construir em cima de tais declarações nada de sólido, de absolutamente credível ou mesmo aceitável. Posso ainda descrer totalmente na testemunha ou na fonte da testemunha e, entre muitas outras atitudes, posso fazer o que sempre fiz, mesmo quando ainda menino tal me foi ensinado: "não acredites em tudo o que ouves ou lês, pois muito do que se diz e escreve, está longe de ser verdadeiro e mesmo quem o diz ou escreve, oculta por vezes outras intenções". E fui criado por católicos! Modéstia àparte, grandes católicos!

E foi nas pistas que eles me deixaram, que eu, passo a passo, devagar mas com toda a segurança, construí com muito trabalho o caminho de regresso à Igreja Católica; não por histórietas ou raciocínios como os que aqui apresentas, mas pela forma como passei a ler e a interpretar as Escrituras Sagradas, pela compreensão do que é verdadeiramente a Tradição e pela visão renovada e muitíssimo mais aprofundada do que é, de facto, a Igreja. Não pelos homens e mulheres que a formam e nela se movimentam, mas pelo Espírito que a sustém, há já 2000 anos!

E, já agora, pela liberdade que nela se respira! Desde a liberdade do proferimento dos mais incríveis disparates (antes, como agora) até aos mais sérios e profundos trabalhos de pesquisa, reflexão e meditação sobre o difícil caminho a trilhar que nos leva a Jesus Cristo. 

E, de novo, voltei a encontrar tudo o que havia, neste aspecto, perdido: o contacto com pessoas admiráveis, dignas do nosso mais profundo respeito e admiração, mas também outras constituídas num verdadeiro ninho de víboras oportunistas, de mal amanhados Judas Iscariotes, homens e mulheres tão falsos e ambiciosos como o próprio satanás. 

E, de novo, reencontrei gente smples e humilde, uns mais crédulos do que crentes, outros mais arreigados à superstição que à verdadeira oração ou fé; outros que pela sua própria condição humana intelectualmente menos favorecida, incapazes, muitas vezes, de distinguirem a sua mão esquerda da sua direita; e outros ainda, capazes dos mais incrivéis sacrifícios humanos e dos mais comoventes actos de generosidade, abnegação e espírito de sacrifício.

Sou muito crítico, mesmo de forma muito dura, com muito daquilo que a Igreja Católica permite e tolera. Talvez mais ainda, pela forma como se ausenta ou se abstém de um ensino doutrinário que chegue de forma mais eficaz junto das pessoas e que se aproxime de forma mais estreita àquilo que realmente ensina! Mas percebo também, que se um qualquer tolo se quiser atirar para dentro de um poço, e o fizer dizendo que o faz por amor a Cristo, bem que pode a hierárquia da Igreja vir dizer e ensinar que aquilo para nada serve e que de sacrifício vão e inútil se trata, que só encontra eco naqueles que já o sabem.

Há gente que não quer ser ensinada! Quando na própria escola não o querem e é para cima do professor/a que se atiram as culpas... que fazer quando alguém teima que é assim mesmo que acha que faz bem? Que aquilo é que o santifica?

Não sou contra as expressões de piedade pessoal, de penitência ou de agradecimento, se a isso o coração das pessoas as impelirem... Mas vejo ou tomo conhecimento de cada coisa... que até me arrepia a espinha!

Tudo o resto, meu caro Altar, são invenções, especulações, lendas, superstições, assuntos que para a linha de pensamento que sigo, não conduzem nem passam por nada que mereça dois segundos de atenção.

Comecei a ler o tal testemunho que colocaste sobre o inferno... e à medida que ia lendo, mais apressava a leitura e mais a diagonalizava. Nunca perdi tempo com este tipo de relatos, documentos, testemunhos... é que nada daquilo tem pés ou cabeça. Um total absurdo! Desculpa, não me leves a mal, mas há alturas em que se me esgotam as palavras para que tenha a certeza que sou compreendido.
Não me peças mais que volte a ler este tipo de relato... pois não o voltarei a fazer!

Se não for pedir muito, responde-me só a esta pergunta: acreditas na fidedignidade deste tipo de relatos? Mesmo?

Abraço fraterno

mjp
mjp
mjp
Forista desativado

Mensagens : 6491
Likes : 223
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 64
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Almas do Purgatório - Maria Simma - Página 3 Empty Re: Almas do Purgatório - Maria Simma

Mensagem por Altar Seg Jul 01 2013, 18:15

mjp escreveu:

Mas tu acreditas em tudo?... Nestas coisas, que caiem assim do céu (letra pequena) aos trambolhões? 

mjp


Obviamente que não

Mas há uma grande diferença nos diversos pontos de vista aqui discutidos

Eu considero que Deus participa na história dos homens, é omnipresente, isto é : Não é um Deus ausente totalmente alheio numa outra dimensão a borrifar-se para os homens e sua história

para mim é um erro pensar assim

Assim para mim é perfeitamente natural que Deus tenha tentado comunicar com santos, tenha enviado N. Senhora para falar com os pastorinhos para avisar a humanidade em Fátima, ou em Lourdes ou em Guadalupe ...

Vou acreditar num Deus que está completamente ausente nestes 2000 anos do advento de Cristo ?!

Portanto esta negação de Deus presente anula completamente qualquer hipótese de eventos sobrenaturais, para mim é mau e perigoso e errado

Acreditar em todos e em tudo ?! também não, por isso a Igreja tem uma postura muito cuidadosa nesse aspecto. Ademais, quem conhece a doutrina católica basta analisar qualquer aparente mensagem do além para ver que é fraude.

Estes temas de Inferno e Purgatório não são fáceis, assim eu também procurei os ensinamentos dos santos, aceito as visões que os santos tiveram como por exemplo S. João Bosco...etc...A Maria Simma era um livro que arranjei numa biblioteca católica, existe porém o relato na net. A carta do Inferno não é de nenhuma biblioteca mas não tem erros doutrinários e vem comentado por citações de santos católicos, portanto de leitura aconselhada. Aliás daqui se depreende que a dita pessoa caiu no Inferno porque ela quis

Vendo bem as coisas, sendo Deus omnipresente, que está em todo o lado, para onde iriam pessoas como Hitler e tantos outros que morrem odiando a humanidade e tudo o resto ? perdoado ele poderia ser, mas duvido muito que se tenha suicidado a pedir perdão, aliás o suicídio é já de si mau...

há muitas questões a levantar, há argumentos contra estes dogmas mas muitos outros a favor, mas a posição da ICAR é só 1

portanto olha...é assim
Altar
Altar
Membros
Membros

Mensagens : 1928
Likes : 58
Data de inscrição : 06/05/2013
Idade : 54
Localização : Lisboa - Alverca

Ir para o topo Ir para baixo

Almas do Purgatório - Maria Simma - Página 3 Empty Re: Almas do Purgatório - Maria Simma

Mensagem por mjp Sáb Jul 06 2013, 14:22

Altar escreveu:(...)



Eu considero que Deus participa na história dos homens, é omnipresente, isto é : Não é um Deus ausente totalmente alheio numa outra dimensão a borrifar-se para os homens e sua história

Eu também.

para mim é um erro pensar assim

Assim para mim é perfeitamente natural que Deus tenha tentado comunicar com santos, tenha enviado N. Senhora para falar com os pastorinhos para avisar a humanidade em Fátima, ou em Lourdes ou em Guadalupe ...

Porque razão, não são, por exemplo, essas aparições e fenómenos dogmas de fé!? Não é para responderes. É só para pensares.


Vou acreditar num Deus que está completamente ausente nestes 2000 anos do advento de Cristo ?!


Não.

Também partilho contigo dessa profunda convicção: Deus nunca se ausentou. E conduz a História! Sim!

Portanto esta negação de Deus presente anula completamente qualquer hipótese de eventos sobrenaturais, para mim é mau e perigoso e errado

Não são necessários eventos sobrenaturais para provar que Deus conduz a História. Aliás, nenhum desses eventos são, como já fiz questão de realçar, dogma de fé!

Mas se tivermos atentos... percebemos que Ele não está ausente da História. E se não andarmos para aí a blasfemar, pecar crassamente, ou a virarmos-Lhe flagrantemente as costas, etc, do género, se isto não é assim como eu quero ou como eu pensava, então já não acredito em Ti, Ele também nos conduz a nós. Volto a lembrar S. Paulo, na primeira epístola aos coríntios, cap 13 (todo). Gosto muito desse capítulo. Se tivesse que escolher, de toda a Bíblia, excluindo os Evangelhos, obviamente, um capítulo, seria, muito possivelmente, esse.

Acreditar em todos e em tudo ?! também não, por isso a Igreja tem uma postura muito cuidadosa nesse aspecto. Ademais, quem conhece a doutrina católica basta analisar qualquer aparente mensagem do além para ver que é fraude.

Exactamente. São muitíssimas mais "as vozes que as nozes".

Estes temas de Inferno e Purgatório não são fáceis, assim eu também procurei os ensinamentos dos santos, aceito as visões que os santos tiveram como por exemplo S. João Bosco...etc...A Maria Simma era um livro que arranjei numa biblioteca católica, existe porém o relato na net. A carta do Inferno não é de nenhuma biblioteca mas não tem erros doutrinários e vem comentado por citações de santos católicos, portanto de leitura aconselhada. Aliás daqui se depreende que a dita pessoa caiu no Inferno porque ela quis

Muita cautela, sempre muita cautela é o que eu tenho a respeito disso tudo.

Em todo o caso, o que Cristo veio ministrar foi a salvação! O que Ele veio fazer, foi dar o Seu exemplo de vida! O que Ele nos amou, sacrificando-se na cruz, foi para que tivéssemos esperança na salvação e não medo do Inferno!


Vendo bem as coisas, sendo Deus omnipresente, que está em todo o lado, para onde iriam pessoas como Hitler e tantos outros que morrem odiando a humanidade e tudo o resto ? perdoado ele poderia ser, mas duvido muito que se tenha suicidado a pedir perdão, aliás o suicídio é já de si mau...


Pois é exactamente aí que eu não me meto. Da justiça dos homens, ainda percebo qualquer coisinha. A de Deus, ultrapassa-me de tal maneira que, a esse respeito, limito-me a encolher os ombros e a confiar Nele, sabendo por certeza absoluta, que o que Ele terá feito com essa gente, só poderá estar e ter sido perfeitamente feito!

há muitas questões a levantar, há argumentos contra estes dogmas mas muitos outros a favor, mas a posição da ICAR é só 1

portanto olha...é assim[
/b]



Pois é pura e simplesmente a posição da ICAR que me interessa.

O resto, para mim, são, como já disse, historietas. E historietas há muitas. Como são colaterais á ICAR, para mim, valem o que valem, nesses casos, zero! 0!


Abraço fraterno

mjp
mjp
mjp
Forista desativado

Mensagens : 6491
Likes : 223
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 64
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Almas do Purgatório - Maria Simma - Página 3 Empty Re: Almas do Purgatório - Maria Simma

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos