EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"

Participe do fórum, é rápido e fácil

EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"
EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

E Você, Crê em Deus?

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

E Você, Crê em Deus? Empty E Você, Crê em Deus?

Mensagem por Convidado Qua Out 29 2014, 21:23

Os Americanos (USA) são conhecidos por fazerem estudos muito elaborados, alguns chamaria eu "estudos de cáca"!

Em tais estudos de "cáca" incluo o mais recente estudo que chega à brilhante "conclusão" de que 9 em cada 10 Norte Americanos acreditam em Deus.

Quer dizer, 10% não acredita em Deus!

Na resposta a duas perguntas "Crê em Deus?" e "Acredita num Deus Pessoal?", reparem nos gráficos abaixo, nos quais as Testemunhas de Jeová aparecem num pomposo quarto lugar (pensava eu que iriam aparecer em primeiro, mas não, vá-se lá saber o porquê de não superarem tudo e todos conforme sempre tentam vender em termos de imagem!):
E Você, Crê em Deus? Belief-in-God-457x640_zps378f0d64
E Você, Crê em Deus? Belief-in-Personal-God-457x640_zpsd0ced07f

Fonte: http://tobingrant.religionnews.com/2014/10/24/belief-god-atheists-graphs-churches-religions-faiths/

Mas não é isto que me chama a atenção, embora eu peça a vossa análise e reflexão.

O que me chama a atenção, é que neste "brilhante" estudo até os ATEUS acreditam em Deus, à volta de 6% na crença em Deus e à volta de 3% na crença dum Deus pessoal.

Como é que é?
Ateus que acreditam em Deus?
 Morrer a rir

E, como é que ainda existe uma percentagem entre aqueles que professam uma religião, que simplesmente NÃO ACREDITA em Deus (no caso das TJ, a percentagem anda na casa dos 8% que não acreditam em Deus, subindo para 19% os que não acreditam num Deus pessoal.)?

O que vocês acham deste estudo?

IT
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

E Você, Crê em Deus? Empty Re: E Você, Crê em Deus?

Mensagem por António Madaleno Qui Out 30 2014, 09:43

IT, penso que a resposta às tuas questões e observações prende-se principalmente com o facto de que as pessoas ao responderem a estes questionários anónimos, muitas vezes revelam o que realmente pensam de um assunto.

Por exemplo, uma pessoa que se identifique como Testemunha de Jeová pode, apesar de continuar ativa na religião, ter perdido sua fé ou crença num Deus pessoal. Quantos aqui e em outros fóruns não manifestaram já que apesar de pertencerem à religião (devido à pressão familiar, etc.), já não acreditam em nada e até mesmo deixaram de acreditar em Deus.

Não acho portanto estranho que num inquérito destes, tais pessoas reflitam os seus sentimentos e crenças pessoais de modo sincero.

O mesmo se passa com alguém que professe ser ateu, mas que na verdade pode ter alguma inclinação ou mesmo crença para a existência de Deus.

Talvez devido ao meio envolvente (académico, familiar, etc.), pode achar que é mais seguro identificar-se como ateu, mas na verdade no seu íntimo não o ser verdadeiramente.

Acho estes estudos curiosos e muitas vezes trazem à tona o que as pessoas realmente pensam sobre determinados assuntos, quando não estão a ser julgadas ou avaliadas por outros.
António Madaleno
António Madaleno
Membros
Membros

Mensagens : 9182
Likes : 422
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 50

http://www.extj.pt

Ir para o topo Ir para baixo

E Você, Crê em Deus? Empty Re: E Você, Crê em Deus?

Mensagem por Convidado Qui Out 30 2014, 10:02

TJ Curioso, penso da mesma forma que tu, mas não deixa de ser curioso este tipo de estudo e de certa forma "especulativo"! Twisted Evil

E os restantes foristas... o que acham?

IT
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

E Você, Crê em Deus? Empty Re: E Você, Crê em Deus?

Mensagem por Kristy123 Qui Out 30 2014, 11:05

Não sei, quais os critérios utilizados neste estudo ou inquérito e ás vezes, nesses estudos, os resultados são aqueles que se pretende apresentar.

Não consigo perceber muito bem a diferença e os parâmetros estabelecidos entre “acredita num Deus” e “acredita num Deus pessoal”

Acho muito interessante e curisos saber, que uma pessoa que se diz crente, conseguir dizer que NÂO ACREDITA em Deus e
uma pessoa que se diz Ateu, conseguir dizer que ACREDITA em Deus.

Se este estudo for fidedigno e as pessoas que fizeram parte deste estudo tiverem respondido com sinceridade, só demonstra para mim que nunca devemos julgar ninguém, simplesmente pelas aparências e pelo facto de acharmos ou essa pessoa nos dizer, que é crente ou descente, porque no fundo, não temos a faculdade de poder avaliar correctamente, o que essa pessoa verdadeiramente pensa no seu íntimo sobre a situação em crêr ou não em Deus.

Eventualmente uma pessoa que se diz ateu, poderá ser muito mais digna aos olhos de Deus e uma pessoa que se diz crente, poderá ser indigna aos olhos de Deus! Por isso, somente Deus saberá o que se passa no seu íntimo.


Agora tenho que dizer aqui algo que me deixa sempre um pouco perplexa.
Como é que alguém ainda consegue dizer que pensava que as TJ iriam aparecer em primeiro lugar da lista!
Para mim, esta afirmação demonstra que ainda se está a dar demasiada importância a essa organização.

Quem se encontra dentro duma organização, julga que é a maior e a melhor e que supera tudo e todos, mas
na realidade não deixa de ser uma de muitas outras, que dizem o mesmo.
Por conseguinte, será uma religião, igual a outras tantas, e a seita das TJ
ainda é uma organização minoritária, banal e insignificante!

Por um lado, quanto mais ela agora pretende divulgar e evidenciar a sua nova imagem, por outro lado, mais ela irá înternamente
oprimir e intimidar os que “cairam na ratoeira” para não os perder....
- os seus fieis seguidores desta organização –


Não sei, se são "estudos de cáca"
Eu diria antes: "religiões de cáca"!
Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir
Kristy123
Kristy123
Moderador
Moderador

Mensagens : 5223
Likes : 264
Data de inscrição : 15/10/2013
Idade : 105
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

E Você, Crê em Deus? Empty Re: E Você, Crê em Deus?

Mensagem por River raid Qui Out 30 2014, 14:47

É verdade que a religião TJ é insignificante no plano mundial mas não deixa de ter impacto no tecido social dos países mais ricos.

Nos países onde a Moeda é forte rara é a pessoa que não foi contactada pelas TJ´s.

A propaganda do CG (muito ao estilo de Goebbels) quer fazer-nos crer numa pregação "global" porém, existem milhões de localidades em centenas de países onde a pregação é inexistente, pregação essa dirigida a quem tem algum dinheiro porque as regiões mais remotas e mais pobres não têm acesso á Internet.

Se o Corpo Governante estivesse mesmo preocupado em pregar "globalmente" aumentaria a tiragem das revistas em vez de as diminuir ou "emagrecer".

Em 2015 a histórica revista "Despertai" vai-se fundir coma Sentinela "para o público". Isso diz muito acerca da hipocrisia dessa gente...





avatar
River raid
Membros
Membros

Mensagens : 4622
Likes : 180
Data de inscrição : 02/09/2013
Idade : 49
Localização : Maia

Ir para o topo Ir para baixo

E Você, Crê em Deus? Empty Re: E Você, Crê em Deus?

Mensagem por Kristy123 Sex maio 29 2015, 18:17

http://www.suaescolha.com/existencia/deusexiste/

.... Por outro lado, há aquelas que querem saber se Deus existe;
a essas Ele diz:
“Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo coração.
Eu me deixarei ser encontrado por vocês…”. (Jeremias 29:13-14)


Antes que você olhe para os fatos relacionados à existência de Deus, pergunte-se:
“Se Deus realmente existe, eu gostaria de conhecê-lo?”
Kristy123
Kristy123
Moderador
Moderador

Mensagens : 5223
Likes : 264
Data de inscrição : 15/10/2013
Idade : 105
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

E Você, Crê em Deus? Empty Re: E Você, Crê em Deus?

Mensagem por Convidado Sex maio 29 2015, 18:23

Kristy123 escreveu:http://www.suaescolha.com/existencia/deusexiste/

.... Por outro lado, há aquelas que querem saber se Deus existe;
a essas Ele diz:
“Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo coração.
Eu me deixarei ser encontrado por vocês…”. (Jeremias 29:13-14)


Antes que você olhe para os fatos relacionados à existência de Deus, pergunte-se:
Se Deus realmente existe, eu gostaria de conhecê-lo?”

Se (condicional) Deus realmente existe, claro que o quero conhecer e dizer-lhe umas quantas verdades. E, não quero cá mais ninguém metido nesta conversa, só eu e ele! tass bem

Para início de conversa, quero saber onde é que ele tem andado que não passa cá pela terra com aquela frequência que todos nós desejaríamos. Simplesmente temos estado abandonados.



IT
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

E Você, Crê em Deus? Empty Re: E Você, Crê em Deus?

Mensagem por Kristy123 Sex maio 29 2015, 18:44


Não, IT, estás a ver mal! I love you

Tu é que dizes categoricamente que não queres saber Dele e que não acreditas Nele!
Ele não anda atrás de ti! Very Happy

Tu é que abandonaste Deus tencionalmente e Ele continua à tua espera!

Um dia, quando "dizeres umas verdades a Ele", também vais ter que ouvir das boa!
Aí sim, é mesmo "só tu e ELE"

Pensa nisso! tass bem

Kristy123
Kristy123
Moderador
Moderador

Mensagens : 5223
Likes : 264
Data de inscrição : 15/10/2013
Idade : 105
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

E Você, Crê em Deus? Empty Re: E Você, Crê em Deus?

Mensagem por Altar Sex maio 29 2015, 23:52

Investigando a Torre escreveu:

Se (condicional) Deus realmente existe, claro que o quero conhecer e dizer-lhe umas quantas verdades. E, não quero cá mais ninguém metido nesta conversa, só eu e ele! tass bem


LOL  Morrer a rir  Morrer a rir  Morrer a rir  Morrer a rir  Morrer a rir  Morrer a rir  Morrer a rir


Investigando a Torre escreveu:

Para início de conversa, quero saber onde é que ele tem andado que não passa cá pela terra com aquela frequência que todos nós desejaríamos. Simplesmente temos estado abandonados.

IT

fizeste alguma coisa por essa criança ?!

ou melhor seria perguntar-te :

o que fizeste tu hoje para melhorar o mundo ?! deste algum contributo ?!

ou desejas que seja Deus a corrigir, emendar, modificar, regularizar, compensar todo o mal que o ser humano faz todos os dias ?
Altar
Altar
Membros
Membros

Mensagens : 1928
Likes : 58
Data de inscrição : 06/05/2013
Idade : 54
Localização : Lisboa - Alverca

Ir para o topo Ir para baixo

E Você, Crê em Deus? Empty Re: E Você, Crê em Deus?

Mensagem por Convidado Sáb maio 30 2015, 00:02

Altar escreveu:fizeste alguma coisa por essa criança ?!

ou melhor seria perguntar-te :

o que fizeste tu hoje para melhorar o mundo ?! deste algum contributo ?!

ou desejas que seja Deus a corrigir, emendar, modificar, regularizar, compensar todo o mal que o ser humano  faz todos os dias ?

Acredita que sim!
Enquanto eu fiz (faço) alguma coisa de positivo, o tal deus permite de imediato que pelo menos 100 estraguem o efeito benéfico da minha ou da tua acção.  tass bem

IT
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

E Você, Crê em Deus? Empty Re: E Você, Crê em Deus?

Mensagem por Altar Sáb maio 30 2015, 00:12

Investigando a Torre escreveu:
Altar escreveu:fizeste alguma coisa por essa criança ?!

ou melhor seria perguntar-te :

o que fizeste tu hoje para melhorar o mundo ?! deste algum contributo ?!

ou desejas que seja Deus a corrigir, emendar, modificar, regularizar, compensar todo o mal que o ser humano  faz todos os dias ?

Acredita que sim!
Enquanto eu fiz (faço) alguma coisa de positivo, o tal deus permite de imediato que pelo menos 100 estraguem o efeito benéfico da minha ou da tua acção.  tass bem

IT

Deus não dá a um, dá a todos, e cabe a todos distribuírem entre si

basta ver que este minusculo planeta chamado terra está sujeito às mais terríveis ameaças, e no entanto é o nosso lar...um pontinho azul na imensidão da galáxia via-láctea, ou do universo

acho eu que agora vai haver uma campanha do banco alimentar

não se deseje que seja Deus a distribuir

não se deseje também que Deus mate e esfole e aprisione e castigue esses 100 que estragam as nossas boas acções, o que desejas tu a esses 100 ?

tens mais é que seguir em frente e não O culpar por coisas que até o teu coração te responde, se parares para pensar...
Altar
Altar
Membros
Membros

Mensagens : 1928
Likes : 58
Data de inscrição : 06/05/2013
Idade : 54
Localização : Lisboa - Alverca

Ir para o topo Ir para baixo

E Você, Crê em Deus? Empty Re: E Você, Crê em Deus?

Mensagem por Convidado Sáb maio 30 2015, 00:20

Altar,

É por conta desse teu coração tão generoso que o mundo está como está, não muito diferente do que sempre tem sido e do que continuará a ser!
Deus, não tem nada a ver com isto como é óbvio, porque simplesmente não existe, de modo que não o podemos culpabilizar. Eu estava apenas a ironizar!

No entanto, por via deste tipo de crendice própria do ser humano, continuamos a explorar-nos uns aos outros para nossa própria desgraça. Não passamos de meros animais, diferindo apenas dos irracionais porque no nosso sistema evolutivo desenvolvemos essa capacidade, sem que tal tenha revertido em benefícios evidentes, antes pelo contrário, somos autênticas "bestas racionais". tass bem

IT
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

E Você, Crê em Deus? Empty Re: E Você, Crê em Deus?

Mensagem por HALDYS Sáb maio 30 2015, 10:45

fascina me as pessoa que não creem em Deus...como acreditar que tudo isto não teve autor?
eu acredito em Deus e depois faço as perguntas que o IT fez, durante muitos anos acreditei que era só uma fase que em breve Ele iria repor a justiça e resolver os problemas.Hoje já não acredito e la está fica um vazio.... mas Quais os desígnios dele? também li o Alta[/b[b]]r mas não compreendo essa logica de deixar tudo às mãos dos humanos sabendo que há uma grande desigualdade entre os seres. Nòs podemos contribuir para o Banco Alimentar mas é gota de água no oceano, não muda nada ao que a imagem nos mostra...
HALDYS
HALDYS
Membros
Membros

Mensagens : 504
Likes : 52
Data de inscrição : 04/09/2014
Idade : 44
Localização : porto

Ir para o topo Ir para baixo

E Você, Crê em Deus? Empty Re: E Você, Crê em Deus?

Mensagem por Kristy123 Sáb maio 30 2015, 13:32

Investigando a Torre escreveu:Altar,

É por conta desse teu coração tão generoso que o mundo está como está, não muito diferente do que sempre tem sido e do que continuará a ser!
Deus, não tem nada a ver com isto como é óbvio, porque simplesmente não existe, de modo que não o podemos culpabilizar. Eu estava apenas a ironizar!

No entanto, por via deste tipo de crendice própria do ser humano, continuamos a explorar-nos uns aos outros para nossa própria desgraça. Não passamos de meros animais, diferindo apenas dos irracionais porque no nosso sistema evolutivo desenvolvemos essa capacidade, sem que tal tenha revertido em benefícios evidentes, antes pelo contrário, somos autênticas "bestas racionais".  tass bem

IT


Sabes, IT, se todos conseguissem ter um coração tão generoso como por exemplo o Altar, o mundo não estava como está! Tens uma forma muito implacável de dizer as coisas e isso põe-me triste!
Se dizes, e bem, que Deus não tem nada a ver com tudo isto, não quer dizer que Ele não exista!
Tu é que o rejeitas e por conseguinte ninguém o pode culpabilizar.

Esses animais irracionais que conseguiram desenvolver o seu sistema evolutivo, são mesmo umas "bestas racionais". Mas NÓS todos, nem tu nem eu, não somos assim! tass bem
Kristy123
Kristy123
Moderador
Moderador

Mensagens : 5223
Likes : 264
Data de inscrição : 15/10/2013
Idade : 105
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

E Você, Crê em Deus? Empty Re: E Você, Crê em Deus?

Mensagem por Altar Sáb maio 30 2015, 14:06

nubia escreveu:
mas não compreendo essa logica de deixar tudo às mãos dos humanos sabendo que há uma grande desigualdade entre os seres. Nòs podemos contribuir para o Banco Alimentar mas é gota de água no oceano, não muda nada ao que a imagem nos mostra...

É difícil entender porque não sabemos quem é Deus e como Ele age, quais são os seus desígnios. É uma pergunta muito pertinente aquela que fizeste.

Vou tentar explicar melhor

Todas as religiões dizem que Deus é o criador, certo ?! que todos nós somos "filhos" d'Ele

vamos então transpôr isso tudo para um nível que nós entendemos, e para isso vou valer-me de uma analogia muito católica em que diz que a Família é perfeita imagem de Deus

Imagina que Tu e o Teu marido são Deus, Reis poderosos de um reino poderoso. Portanto sois um casal feliz, perfeito, harmonioso, o supra-sumo da felicidade, num reino feliz e próspero, e vocês no vosso amor geraram 7 filhos

desses 7 filhos, agora adolescentes :

2 são muito bons
3 são assim-assim, estes às vezes são bons, mas outras vezes são influenciados pelos 2 irmãos maus, e fazem asneiras
2 são maus, só se metem em problemas, começaram a fumar, a beber, a drogar-se, roubam, mentem, só espalham sofrimento por onde passam

tu e o teu marido o que vão fazer com esses 7 filhos ?!

muito provavelmente vocês vão querer que os 2 filhos bons sejam ainda melhor, para serem os herdeiros do reino, vão talvez repreender os 3 filhos que são assim-assim e castigá-los para que não façam asneiras, e aos maus vocês se calhar vão tentar ter uma conversa muito séria com eles

quem disse que não é isso que Deus faz com seus filhos ?!

o problema é que acontece o mesmo que te aconteceria na tua família de sangue real num reino próspero :

- os 2 bons, lá continuariam sendo bons, enriqueciam ainda mais nos seus atributos
- os 3 assim-assim, um deles podia até revoltar-se e juntar-se aos maus, os outros podiam cair em si e tornarem-se bons
- os outros 2 maus não estavam para ouvir sermões e fechavam-se no quarto ou saíam de vez do reino ( casa ), e para sobreviver saqueavam todos os habitantes do reino

Tu e o Teu marido vendo os vossos filhos ( os maus ) saírem do reino ( casa ), o que faríeis ?!

- nunca mais os deixaríeis entrar em vosso reino ( casa ) ?
- abris a porta se um deles aparecer a pedir dinheiro e tentais ter mais uma conversa com ele ?

ou imagine-se algo ainda pior

um dos maus antes de sair do vosso reino ( casa ) mata um dos irmãos bons, por inveja, por pura maldade

que fazeis ?!

- persegui-lo-íeis vós mesmos para o matar vingando o irmão bom com as vossas próprias mãos
- mandais os vossos soldados persegui-lo até aos confins do mundo para o encarcerar numa masmorra para o resto dos seus dias
- mandais os vossos soldados prendê-lo numa casa correctiva, e contratais os melhores professores para o tentarem corrigir

pegando novamente nas 100 pessoas que o IT referiu

O que Deus deve fazer com essas pessoas ?!

Altar
Altar
Membros
Membros

Mensagens : 1928
Likes : 58
Data de inscrição : 06/05/2013
Idade : 54
Localização : Lisboa - Alverca

Ir para o topo Ir para baixo

E Você, Crê em Deus? Empty Re: E Você, Crê em Deus?

Mensagem por Convidado Sáb maio 30 2015, 14:30

Altar escreveu:pegando novamente nas 100 pessoas que o IT referiu

O que Deus deve fazer com essas pessoas ?!

Nada, porque simplesmente deus não existe! Suspect

Mas pegando no teu exemplo, o problema é que tentas transpor para o plano da realidade, a existência de algo irreal, que só faz parte do teu querer que assim seja.
De qualquer das formas, deus a existir, tem de ser culpabilizado por toda essa desregulação uma fez que se teve a capacidade de criar o bom e o mau (há quem diga que ele quem criou o mau... então quem foi? Qualquer resposta esbarra na sua criação, pelo que se torna culpado indirectamente.), deveria ter acautelado isso e ter criado tudo sem possibilidade de erro.
E, não me venham com essa do livre arbítrio, porque se esta condição não tivesse sido criada por ele, nós nem sequer sabíamos o que era isso e viveríamos felizes para sempre.

Portanto, ou deus é um sádico ou simplesmente não existe! Eu acredito mais na segunda hipótese. tass bem

IT
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

E Você, Crê em Deus? Empty Re: E Você, Crê em Deus?

Mensagem por Convidado Sáb maio 30 2015, 15:03

[url=][/url]
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

E Você, Crê em Deus? Empty Re: E Você, Crê em Deus?

Mensagem por Altar Sáb maio 30 2015, 15:36

Investigando a Torre escreveu:

...
Nada, porque simplesmente deus não existe! Suspect
...

IT

compreendo

então admita-se isso, Deus não existe, vou entrar nesse jogo contigo

e nesse jogo só tens 2 níveis possíveis :

- ou nos juntamos todos para fazer desta vida melhor
- ou então cada um por si, e como disse o Hitler : os fracos nem merecem viver

em que nível te enquadras ?!
Altar
Altar
Membros
Membros

Mensagens : 1928
Likes : 58
Data de inscrição : 06/05/2013
Idade : 54
Localização : Lisboa - Alverca

Ir para o topo Ir para baixo

E Você, Crê em Deus? Empty Re: E Você, Crê em Deus?

Mensagem por Convidado Sáb maio 30 2015, 17:10

Altar escreveu:compreendo

então admita-se isso, Deus não existe, vou entrar nesse jogo contigo

e nesse jogo só tens 2 níveis possíveis :

- ou nos juntamos todos para fazer desta vida melhor
- ou então cada um por si, e como disse o Hitler : os fracos nem merecem viver

em que nível te enquadras ?!

Em nenhum dos dois, até porque não podes resumir a vivência humana somente a dois níveis.

O homem é ser social por natureza, sendo que isso só se torna real quando se vive em sociedade.
Além disso, todo homem nasce como membro de um pequeno grupo, que é a família. Posteriormente passamos a pertencer a outros grupos, como o de: amizade, de vizinhança, o da escola, da igreja, da cidade, dos grupos profissionais, etc...
Consequentemente, tanto do ponto de vista social, como do ponto de vista biológico, a vida social, em grupos e em sociedade, é condição de sobrevivência da espécie humana.

Outro aspecto importante diz respeito ao facto de que, o homem vivendo em sociedade adquire a natureza social, formando e desenvolvendo sua personalidade, levando-o a criar uma cultura, através da qual ele satisfaz as suas necessidades, adaptando-se ao meio ou modificando-o. E mais, vivendo em sociedade, o homem está em permanente interacção com seu semelhante, estabelecendo relações sociais, adquirindo consciência de grupo, onde o resultado da convivência social é caracterizada por interacções mentais e conscientes entre os indivíduos.

Por outro lado, os contactos sociais são definidos como fases incipientes das associações humanas, através dos quais ocorrem as interacções sociais produzindo os seguintes resultados mais visíveis:

- no indivíduo: socialização, estimulação da inteligência, libertação dos indivíduos dos costumes cristalizados e auxilio para a solução de novos problemas;
- no grupo: justaposição de povos, costumes, instituições sociais e mudanças sociais, e aumento dos problemas, podendo levar até à desorganização social.

É importante realçar que o aumento de problemas sociais deve-se ao contacto com sociedades diferentes, que apresentam valores e padrões de comportamento até antagónicos.

A desorganização social é dada pela sociedade que, diante de seus problemas, perde a capacidade de restabelecer o comportamento anterior.

Importa também referir que, os contactos sociais podem ter as seguintes bases:

- físicas: fundadas em percepções sensitivas, isto é, aqueles que são estabelecidos por meio da visão, olfacto, audição e tacto;
- Psíquica: que supõem uma troca de ideias ou emoções entre os indivíduos, sendo estabelecida muitas vezes por meio do simbolismo verbal;
- Psico-físicas: as que decorrem de contactos humanos que abrangem também os contactos psíquicos.

E mais, os contactos humanos podem ser:

- directos: são aqueles que são estabelecidos de indivíduo para indivíduo, sem intermediários, e com a percepção física do mesmo;
- indirectos: são aqueles onde existem intermediários ou meio técnicos.

podendo ainda ser:

- PRIMÁRIOS: são aqueles que supõem associação intimam e neles as sensações auditivas e visuais estão sempre presentes; como os da família, dos grupos de vizinhos, das vilas e pequenas cidades e dos grupos de amizade;
- SECUNDÁRIOS: são aqueles caracterizados pela maior distância social existente entre os indivíduos que entram em contacto, como o cobrador e o passageiro de um veículo, entre o vendedor e comprador de uma loja, etc...

Por isso meu caro Altar, a questão que colocas não pode ser analisada e respondida da forma simplista como pretendes.

IT
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

E Você, Crê em Deus? Empty Re: E Você, Crê em Deus?

Mensagem por Kristy123 Sáb maio 30 2015, 17:26

.... E quem fala assim, não é gago Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir





E Deus está presente em tudo e é Grande!
tass bem

Ding dong Morrer a rir Morrer a rir
Kristy123
Kristy123
Moderador
Moderador

Mensagens : 5223
Likes : 264
Data de inscrição : 15/10/2013
Idade : 105
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

E Você, Crê em Deus? Empty Re: E Você, Crê em Deus?

Mensagem por Altar Sáb maio 30 2015, 19:05

Investigando a Torre escreveu:

Em nenhum dos dois, até porque não podes resumir a vivência humana somente a dois níveis.

O homem é ser social por natureza, sendo que isso só se torna real quando se vive em sociedade.


primeiro lembra-te que eu estou a jogar contigo num cenário de que Deus não existe

segundo, e de acordo com esse cenário, somos todos animais racionais, é a única diferença que existe com os outros animais que habitam este planeta terra

logo, julgas tu que o ser humano é o único com capacidades sociais, ou o único ser social neste planeta ?!

estás bem enganado


Investigando a Torre escreveu:

Por isso meu caro Altar, a questão que colocas não pode ser analisada e respondida da forma simplista como pretendes.

IT

eu concordo com tudo o que disseste

mas para mim o que descreveste foi tipo uma colmeia, ou outra estrutura social bem evidente no mundo animal : as formigas por exemplo, ou outros

por conseguinte podemos descer a esse nível, e discutir como é que esses seres também sociais e estratificados e ordeiros mantêm o equilíbrio

eu não desisto mesmo desses teus 100, quero mesmo saber o que vais fazer com eles num mundo sem Deus e igual a colmeias

Altar
Altar
Membros
Membros

Mensagens : 1928
Likes : 58
Data de inscrição : 06/05/2013
Idade : 54
Localização : Lisboa - Alverca

Ir para o topo Ir para baixo

E Você, Crê em Deus? Empty Re: E Você, Crê em Deus?

Mensagem por hocosi Sáb maio 30 2015, 21:29



Ativar as legendas.
hocosi
hocosi
Moderador
Moderador

Mensagens : 2893
Likes : 372
Data de inscrição : 28/12/2011
Idade : 68
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

E Você, Crê em Deus? Empty Re: E Você, Crê em Deus?

Mensagem por Convidado Sáb maio 30 2015, 21:35

Altar escreveu:primeiro lembra-te que eu estou a jogar contigo num cenário de que Deus não existe

segundo, e de acordo com esse cenário, somos todos animais racionais, é a única diferença que existe com os outros animais que habitam este planeta terra

logo, julgas tu que o ser humano é o único com capacidades sociais, ou o único ser social neste planeta ?!

estás bem enganado

primeiro - obviamente sim... não o esqueço!
segundo - claro que os animais nos seus diferentes níveis e estágios de desenvolvimento também vivem em sociedade, em muitos casos diametralmente oposta em termos de valores à sociedade humana, como é o caso por ti apresentado, o das formigas e acrescento o das abelhas, de modo que não estou de todo enganado, antes consciente dessa realidade.

mas para mim o que descreveste foi tipo uma colmeia, ou outra estrutura social bem evidente no mundo animal : as formigas por exemplo, ou outros

por conseguinte podemos descer a esse nível, e discutir como é que esses seres também sociais e estratificados e ordeiros mantêm o equilíbrio

eu não desisto mesmo desses teus 100, quero mesmo saber o que vais fazer com eles num mundo sem Deus e igual a colmeias.

A situação que relatei em nada se coaduna ou compactua com o sistema social das formigas ou das abelhas, uma vez que nesses sistemas sociais a relação de 1 para 100 só pode ser encontrado no sistema hierárquico dentro do meio não havendo lugar à eliminação ou expulsão.

Já em meio da sociedade humana, pode verificar-se a tal situação de expulsão ou eliminação imposto pela sociedade, dependendo da correlação de forças.

O que fazer com os 100 que remam contra a maré?

Na idade média procede-se-ia à sua eliminação... nos tempos modernos, ou te conformas e adaptas à convivência com esses, ou então és tu o eliminado! tass bem

Volto a dizer, deus não conta para nada nesta equação, porque simplesmente não existe.

IT
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

E Você, Crê em Deus? Empty Re: E Você, Crê em Deus?

Mensagem por Altar Sáb maio 30 2015, 22:48

Investigando a Torre escreveu:

primeiro - obviamente sim... não o esqueço!



vamos então continuar com o jogo



Investigando a Torre escreveu:

segundo - claro que os animais nos seus diferentes níveis e estágios de desenvolvimento também vivem em sociedade, em muitos casos diametralmente oposta em termos de valores à sociedade humana, como é o caso por ti apresentado, o das formigas e acrescento o das abelhas, de modo que não estou de todo enganado, antes consciente dessa realidade.



mas qual "casos diametralmente oposta em termos de valores à sociedade humana" ??????????

esta não entendi mesmo

as tuas palavras :

Não passamos de meros animais, diferindo apenas dos irracionais porque no nosso sistema evolutivo desenvolvemos essa capacidade, sem que tal tenha revertido em benefícios evidentes, antes pelo contrário, somos autênticas "bestas racionais".


neste jogo, neste cenário, eu tenho é que concordar com essa conclusão


estavas a pensar em quê ?! amor, empatia ou coisas do género ?!


estás é a contradizer-te neste jogo


não existem casos diametralmente opostos, somos puramente animais racionais. Ponto !



Investigando a Torre escreveu:

A situação que relatei em nada se coaduna ou compactua com o sistema social das formigas ou das abelhas, uma vez que nesses sistemas sociais a relação de 1 para 100 só pode ser encontrado no sistema hierárquico dentro do meio não havendo lugar à eliminação ou expulsão.



E só existem formigas e abelhas ?!

Os lemingues são conhecidos por praticarem "Lenda mortis" - quando a população aumenta muito, eles se suicidam pulando de penhascos, num mecanismo de autorregulação

nós somos "bestas racionais", mas na natureza existem bestas não racionais iguais a nós



Investigando a Torre escreveu:

Já em meio da sociedade humana, pode verificar-se a tal situação de expulsão ou eliminação imposto pela sociedade, dependendo da correlação de forças.

O que fazer com os 100 que remam contra a maré?

Na idade média procede-se-ia à sua eliminação... nos tempos modernos, ou te conformas e adaptas à convivência com esses, ou então és tu o eliminado!  tass bem



olha bem e relê o que disseste :

na idade média eliminar-se-iam

mas agora como não se podem eliminar :

"ou te conformas e adaptas à convivência com esses, ou então és tu o eliminado!"


se calhar o propósito inicial da inquisição não era tão mal assim, não te parece ?!


Investigando a Torre escreveu:

Volto a dizer, deus não conta para nada nesta equação, porque simplesmente não existe.

IT


neste jogo também não existe Deus para mim, nem religião


mas as tuas 100 pessoas mantêm-se neste jogo


diz-me claramente o que desejas fazer com elas
Altar
Altar
Membros
Membros

Mensagens : 1928
Likes : 58
Data de inscrição : 06/05/2013
Idade : 54
Localização : Lisboa - Alverca

Ir para o topo Ir para baixo

E Você, Crê em Deus? Empty Re: E Você, Crê em Deus?

Mensagem por Convidado Sáb maio 30 2015, 22:58

Altar escreveu:mas as tuas 100 pessoas mantêm-se neste jogo


diz-me claramente o que desejas fazer com elas

Eu nada, fazem parte desta sociedade onde tu e eu nos adaptamos ou morremos.

O que queres tu fazer com elas?

Convertê-las em pessoas boas à imagem dum deus, complacente e amoroso?
Queres ser tu pelos teus próprios méritos convertê-los?

Parece que esse desiderato é teu e não meu.

primeiro, porque deus não existe!
segundo, porque não tens essa capacidade!

IT
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

E Você, Crê em Deus? Empty Re: E Você, Crê em Deus?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos